Limpar forno

Como limpar um forno elétrico com produtos naturais

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. 13 março 2017
Como limpar um forno elétrico com produtos naturais

A limpeza do forno é algo que precisamos de fazer de vez em quando. Por muito que tentemos proteger as bandejas com papel de alumínio, os cheiros da comida que preparamos permanecem no forno, criando uma camada de gordura que se pega nas suas paredes e base. Por este motivo, pelo menos uma vez por mês, devemos limpar o forno a fundo. Mas isto não significa que não deva passar um pano após cada utilização, quando tiver esfriado, para retirar os restos das migalhas e pedaços de comida queimada que possam ter ficado pegados. Como sempre, preferimos o natural ao químico. Por isso, de seguida vamos lhe explicar como limpar um forno elétrico com produtos naturais, para desfrutar dos benefícios dos produtos não prejudiciais para o meio ambiente, e que ficarão bem mais econômicos. Por isso, neste artigo do umCOMO falamos de produtos que tem em casa e que servem para limpar este eletrodoméstico.

Também lhe pode interessar: Como limpar forno de fogão

Índice

  1. O vinagre branco
  2. O sal
  3. O limão
  4. O bicarbonato
  5. Limão e vinagre

O vinagre branco

O produto natural que serve para tudo e que deveria ter sempre na cozinha é o vinagre branco. Não só desinfeta e limpa em profundidade como se fosse um produto de limpeza químico, como também não é prejudicial para o meio ambiente nem ao entrar em contato com a pele.

Para o usar no forno deverá misturar o vinagre com bicarbonato (uma colher de sopa de bicarbonato por um copo e meio de vinagre) e introduzir a mistura em um vaporizador. Depois pulverizar a mistura no interior do forno e aquecê-lo durante 10 minutos a 180ºC. Quando o forno tiver esfriado, retire os restos de vinagre com uma esponja ou pano úmido.

Como limpar um forno elétrico com produtos naturais - O vinagre branco

O sal

Outro produto caseiro que pode ajudar a limpar o forno é o sal. Para isso, misture 250 gramas de sal em meio litro de água fervendo e misture bem até o sal se dissolver por completo. Depois distribua a água com sal por dentro do forno. Mas com cuidado para não se queimar. Use luvas para proteger as suas mãos e verta a água lentamente, esfregando um pouco nas zonas que tiverem manchas de queimado.

Deixe repousar entre 15 e 20 minutos e depois retire o sal do forno com uma esponja. Se ficarem cheiros, pode umedecer a esponja em vinho branco e repetir a operação. O vinagre neutraliza cheiros como nenhum outro produto. À excepção talvez do limão.

Como limpar um forno elétrico com produtos naturais - O sal

O limão

Um fruto que tem muitas propriedades antibacterianas, neutralizadoras de cheiros e desinfetantes é o limão. Há muitas formas de se beneficiar das suas qualidades de limpeza, seja no plano digestivo ou de casa.

Para o usar para a desinfeção e limpeza do seu forno coloque a ferver o suco de dois limões em uma panela, usando o forno. Ou seja, aqueça o forno a 200ºC e depois coloque no seu interior a panela com o suco dos dois limões (se quiser pode deixar as metades do limão). Deixe aquecer durante 10-15 minutos, para que o vapor do limão desengordure as paredes e a base do forno. No início, quando tiver terminado de aquecer poderá tirar a sujidade do forno com um pano facilmente. Também pode usar um esfregão embebido em vinagre para tirar melhor a sujidade.

Além disso, o limão conseguirá neutralizar os cheiros do forno e eliminar as suas bactérias por completo.

O bicarbonato

Por último, pode limpar o forno com bicarbonato. Misture duas colheres de sopa deste produto com um pouco de água até obter uma pasta. Depois espalhe esta pasta pelo interior do forno e deixe repousar entre 10 a 15 minutos. Pode aquecer o forno a 200ºC se tiver manchas muito difíceis de tirar. Mas se não for o caso, deixar repousar a mistura será suficiente.

Como limpar um forno elétrico com produtos naturais - O bicarbonato

Limão e vinagre

Por último, pode limpar o forno elétrico por fora com uma mistura de limão e vinagre, introduzindo-a em um vaporizador e pulverizando pela porta e botões do forno elétrico. Usar um pano de microfibra ou uma esponja para o limpar será suficiente para ter como resultado um forno limpo e brilhante.

Beneficie-se das vantagens de limpar com produtos naturais. Junte-se ao cuidado do meio ambiente e a ter um modo de vida cada mais sustentável. Seguindo estes truques de limpeza para limpar o forno descobrirá que pode obter os mesmos resultados que com um produto químico, mas de uma forma muito mais econômica e natural.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um forno elétrico com produtos naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como limpar um forno elétrico com produtos naturais