menu
Partilhar

Como limpar micro-ondas com vinagre

 
Por Redação umCOMO. 23 junho 2021
Como limpar micro-ondas com vinagre

Como você bem sabe, habitualmente os eletrodomésticos ficam sujos, já que cozinhamos todos os dias e os utilizamos com muita frequência. Por isso, é fundamental que saibamos como limpá-los adequadamente para mantê-los sempre em bom estado.

Se você tem um micro-ondas em casa sabe que ele frequentemente está sujo, sobretudo se você não usa uma tampa que proteja o interior dele da comida que salpica durante o aquecimento dos alimentos.

O micro-ondas deve ser mantido limpo por razões de higiene e no umCOMO sabemos que essa missão é um tanto quanto complicada, já que ele tem cantinhos difíceis de alcançar, além dos componentes elétricos. Por isso, neste artigo iremos te explicar como limpar micro-ondas com vinagre e outros métodos efetivos.

Também lhe pode interessar: Como limpar micro-ondas com limão

Como limpar o micro-ondas com vinagre e bicarbonato

Em primeiro lugar sinalizamos que usar uma tampa para cobrir a comida é uma das melhores invenções para fazer com que o micro-ondas suje menos. Entretanto, ainda que você faça uso dela, ele ficará sujo com certa frequência. É por isso que te apresentamos os melhores truques e conselhos para limpar o micro-ondas facilmente.

Tanto o vinagre como o bicarbonato são ingredientes que costumam ser usados para limpar profundamente. Ambos atuam não só como limpadores, mas, também, como desinfetantes. Pois bem, agora te explicaremos como limpar o micro-ondas por dentro com vinagre e bicarbonato:

  1. Para limpar o micro-ondas só necessitará de uma colherada de vinagre e outra de bicarbonato, além de meio litro de água.
  2. Despeje a água em um recipiente apto para micro-ondas e misture bem a colherada de vinagre, é importante que misture devagar.
  3. Introduza o recipiente no micro-ondas e esquente-o durante 10 minutos no máximo. Você terá que observar que água evapore e fique mais ou menos a metade da quantidade inicial.
  4. Deixe o recipiente com água e vinagre repousar dentro do micro-ondas por mais 10 minutos. Durante esse tempo, o vinagre evaporado atuará para desprender a sujeira e a gordura das paredes do micro-ondas. Passado esse tempo, retire o recipiente de dentro do micro-ondas.
  5. Pegue uma esponja suave. Em seguida, cubra a esponja com uma colherada de bicarbonato de sódio e passe-a pelo interior do micro-ondas para tirar toda a sujeira sobre a qual o vinagre atuou anteriormente.
  6. Finalmente, passe um pano seco por todo o interior para eliminar qualquer resto tanto de sujeira, como de bicarbonato e vinagre.
  7. Como último passo, é recomendável tirar o prato para limpá-lo mais comodamente por ambos os lados. Além disso, por ser de vidro você pode lavá-lo com cuidado para que não se quebre.

Vinagre e sal

As formas de limpar um eletrodoméstico complicado por dentro, como são o forno e o micro-ondas, são bastante parecidas. Neste caso, diferente do anterior, não usaremos bicarbonato e adicionaremos um novo ingrediente: o sal. Te explicaremos passo a passo como limpar o micro-ondas por dentro com vinagre e sal:

  1. Primeiro, despeje um copo de água e outro de vinagre branco junto com uma colherada de sal em um recipiente apto para micro-ondas. Tape-o com um pedaço de filme transparente e fure-o várias vezes com um garfo.
  2. Introduza o recipiente no micro-ondas e esquente-o para que o vapor do vinagre atue sobre as manchas das paredes do eletrodoméstico.
  3. Depois de cinco minutos mais ou menos, apague-o e deixe o recipiente com o conteúdo repousar no interior do micro-ondas. A porta deve estar fechada.
  4. Quando abra, verá como as manchas quase se foram por si só e bastará passar um papel absorvente por todo o interior para retirar os restos. Desta maneira também o secamos.

Como o truque anterior, é recomendável retirar o prato do micro-ondas para lavá-lo a mão ou na lava-louças. Assim será muito mais fácil limpar dos dois lados e também as rodinhas que o seguram.

Outras recomendações para limpar o micro-ondas

Quer conhecer mais conselhos para saber como limpar o micro-ondas de maneira eficaz? Da mesma forma que o vinagre, o limão tem o mesmo objetivo, ataca as bactérias e desinfeta. Além do mais, se te incomoda o cheiro do vinagre, o limão também elimina maus odores de uma maneira muito mais agradável. Tome nota dos seguintes passos:

Como limpar o micro-ondas com limão:

  1. Coloque um recipiente com água e limão cortado em duas metades, em rodelas ou espremido.
  2. Esquente-o até que ferva e mantenha-o dentro uns minutos para que faça efeito. Finalmente, retire a umidade e os restos com uma esponja ou pano.

Limpar o micro-ondas com spray limpa-gordura

Destacamos que, ainda que muitas pessoas prefiram utilizar procedimentos naturais para limpar o micro-ondas por dentro, também outra forma efetiva de fazê-lo é utilizando produtos indicados para este fim. Qualquer spray tira-gordura serviria. Há alguns que também incluem desinfetante.

Você deve recordar que ainda que às vezes tenha que limpar o micro-ondas profundamente, o ideal é mantê-lo limpo diariamente. Seja por razões de saúde e higiene, como para ganhar tempo em um futuro trabalho mais complicado.

Também devemos lembrar que o principal é utilizar uma tampa para cobrir os alimentos enquanto esquenta-os, isso evitará que durante o processo, os molhos e azeites salpiquem as paredes do micro. Também é bom deixar a porta do micro-ondas aberta durante uns minutos depois de cada uso, deixando ventilar o interior e impedindo que os odores se acumulem dentro. Por falar em odores, se quiser saber como tirar cheiro de queimado do micro-ondas, confira nosso outro artigo sobre o tema.

Se quiser conhecer mais informação sobre como limpar micro-ondas por dentro, te explicamos com detalhe neste artigo. Siga lendo as dicas do umCOMO.

Como limpar micro-ondas com vinagre - Outras recomendações para limpar o micro-ondas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar micro-ondas com vinagre, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar micro-ondas com vinagre
1 de 2
Como limpar micro-ondas com vinagre

Voltar ao topo da página