Limpar aço inoxidável

Como limpar pia de inox

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 6 março 2023
Como limpar pia de inox

A pia é um elemento essencial em qualquer cozinha onde vão parar as louças, os utensílios de cozinha do dia-a-dia e também panelas, tabuleiros ou frigideiras grandes que normalmente não cabem na máquina de lavar louças. A limpeza extrema da pia é importante não só por uma medida de higiene essencial, mas também para que a cozinha fique perfeita, a pia deve estar impecável. Se na sua pia se acumulam vestígios de gordura, cal ou manchas persistentes, este artigo do umCOMO, no qual detalhamos como limpar pia de inox, é do seu interesse.

Também lhe pode interessar: Como limpar panelas inox

Índice

  1. Bicarbonato de sódio
  2. Vinagre e limão
  3. Meia batata
  4. Farinha

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto comum em qualquer casa que, embora seu uso principal seja medicinal, para tratar problemas digestivos como azia, também é um excelente limpador e clareador natural. A sua textura granular torna-o o aliado perfeito na hora de desincrustar e acabar com a sujeira aderida a qualquer superfície, incluindo o aço inoxidável, que não será afetado pela sua ação.

Para colocar em prática esta solução, ideal para limpar uma pia de inox, antes de mais nada, você deverá deixá-la vazia, sem louça e fazer uma limpeza superficial com água e detergente.

Depois de usar uma esponja antiaderente e enxaguar bem toda a superfície da pia, incluindo a torneira e a área de secagem dos pratos, polvilhe o bicarbonato de sódio de maneira geral. Capriche, jogando uma quantidade ligeiramente maior, nas áreas onde vê manchas ou sujeira incrustada. Neste caso, adicione também algumas gotas de água para que uma espécie de gesso feito com água e bicarbonato de sódio seja depositado sobre a mancha.

Deixe agir por alguns minutos, pegue uma esponja ou esfregão macio, umedeça na torneira e passe por toda a parte interna da pia. Por fim, retire o bicarbonato de sódio com bastante água morna e seque com um pano de microfibra.

Neste artigo explicamos Como limpar com bicarbonato.

2. Vinagre e limão

O vinagre branco ou de maçã e suco de limão formam a dupla perfeita na hora de limpar uma pia de inox, deixando-a perfeitamente higienizada e, ainda, com um brilho extra. É um remédio eficaz contra a sujeira acumulada que também é recomendado para limpezas periódicas com as quais é possível manter a pia em ótimas condições com quase nenhum esforço.

Se a sua pia estiver com uma oxidação que reduz o brilho (resultado de uma gordura imperceptível, mas presente) ou apresentar manchas de cal, principalmente na zona do ralo, o vinagre e o limão são os melhores agentes de limpeza. Como no caso anterior, primeiro limpe a pia com detergente e enxágue com água.

Em seguida, molhe uma esponja em uma solução feita com a mesma quantidade de água e de vinagre branco, mais uma pitada extra de suco de limão. Passe a esponja por toda a superfície e deixe agir por 10-15 minutos. Molhe a esponja novamente e esfregue-a, mas sem pressionar muito para não arranhar a pia. Por fim, enxágue com bastante água.

Você também pode estar interessado em saber Como limpar o microondas com vinagre.

Como limpar pia de inox - 2. Vinagre e limão

3. Meia batata

Para remover manchas difíceis sem danificar a superfície da pia de inox e também deixá-la ultrabrilhante, você pode recorrer a um truque simples, eficaz e também econômico.

Limpe, com um esfregão ou esponja úmida e algumas gotas de sabão, toda a pia e enxágue com água quente. Além disso, pegue uma batata grande e corte-a em duas metades (não é necessário tirar a casca). Passe uma metade por toda a superfície de inox, pressionando com um pouco de força porque a batata é dura. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue com bastante água quente. Para finalizar a limpeza, passe um pano, preferencialmente de microfibra, e esfregue suavemente a pia enquanto a seca. Você vai ver como fica brilhante.

4. Farinha

Além dos usos habituais na cozinha, a farinha de qualquer cereal que você tenha em casa pode funcionar como um excelente limpador para a sua pia, principalmente se tiver gordura ou sujeira aderida nas dobras ou ranhuras da área do escorredor de pratos, ralo ou torneira.

Lave a pia com um esfregão, água e sabão, removendo as pequenas partículas de alimentos que possam ter permanecido. Seque com um pano e depois espalhe a farinha por toda a superfície. Você não precisa colocar uma grande quantidade. Basta que haja uma fina camada sobre o inox.

Depois disso, com um pano de microfibra seco, esfregue suavemente toda a superfície fazendo movimentos circulares sobre a farinha (sem exercer muita pressão). Por fim, retire a farinha com o mesmo pano (sem usar água) e só depois de ter retirado tudo, abra a torneira e deixe a água correr alguns minutos. A farinha vai absorver possíveis sujeiras e principalmente gorduras para que sua pia fique perfeita.

Agora que você já sabe como limpar pia de inox, também pode se interessar por este outro artigo sobre Como desentupir canos de esgoto.

Como limpar pia de inox - 4. Farinha

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar pia de inox, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar pia de inox