PARTILHAR

Truques para limpar copos de vidro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Truques para limpar copos de vidro
Imagem: mivinomexico.com

Os copos de vidro são tão elegantes quanto sensíveis. Por isso, costuma ser complicado limpá-los, pelo que é importantíssimo prestar atenção na hora de lavar estes elementos tão delicados. Quer saber como manter seus produtos de vidro sempre reluzente? Em umComo, ensinamos os melhores truques para limpar copos de vidro.

Também lhe pode interessar: Truques para limpar a vitrocerâmica

Utilize água, mas não de qualquer forma

Quando lavar os copos de vidro, preste muita atenção e tome algumas precauções. O melhor é que primeiro encha metade da pia da cozinha com água morna. Em seguida, mergulhe uma bacia de plástico. Ponha um a um os copos de vidro sob a água e antes de lavá-los deixe que fiquem de molho por cerca de 5 minutos.

Passado este tempo, acrescente à água um pouco de sabão neutro. A melhor técnica para fazê-lo é segurá-lo pelo cálice e girá-lo com cuidado enquanto esfrega o interior do copo com uma esponja suave. Seque-os com um pano e coloque-os de cabeça para baixo sobre um pano de algodão. Desta forma, eliminará todos os restos de água.

Foto: protocolo.org

Copos sujos

Para que fiquem totalmente limpos, é importante que tenha cuidado desde o início. Uma vez que tenha usado os copos e já estejam sujos, não deve deixá-los de qualquer forma.

O ideal é lavá-los após beber. Entretanto, como isso muitas vezes não é possível, é importante que os coloque sob água morna para evitar que fiquem manchas e facilitar sua posterior lavagem. Se deixá-los ao ar livre, sujos e sem ficarem de molho, você terá muito mais trabalho para limpá-los posteriormente.

Não colocou os copos sujos de molho...

Caso tenha deixado os copos na mesa e tenha se esquecido de lavá-los, recomendamos que antes de limpá-los, os encha de água morna e ponha uma gota de vinagre branco. Deixe que atue por 10 minutos e, em seguida, proceda à lavagem anteriormente citada.

Se ficarem resíduos de calcário no copo...

É bom que, quando estiverem totalmente secos, pegue um algodão e embeba em vinagre branco. Passe-o por todo o copo com o fim de clareá-lo, esterilizá-lo e eliminar possíveis resíduos de calcário.

Outra forma de eliminar o calcário é usar água destilada. Aguarde uma semana antes de voltar a usá-los. Utilize uma escova de dentes de cerdas suaves e sem esfregar com força para retirar os resíduos.

Se não tiver tempo e quiser usar a máquina de lavar louça...

Talvez não tenha tempo de lavá-los a mão e não tenha outra opção além de utilizar a máquina de lavar louça. Não é recomendável, mas pode ser feito. Para isso, utilize sempre um sabão que não contenha fragrâncias fortes.

Certifique-se de que estejam completamente presos para que não se movam durante a lavagem e que mantenham uma boa distância entre si para não se tocarem e quebrarem. E por último, utilize uma lavagem de baixa temperatura e abra a porta o quanto antes para que o vapor saia o mais rápido possível.

Dar brilho

Com a lavagem, muitas vezes os vidros não brilham como quando novos. Você pode poli-los, passando um algodão com água e vinagre branco. Deixa que sequem naturalmente.

Manchas resistentes

Para as manchas difíceis, utilize água, detergente e um pouco de amoníaco. Deixe que permaneçam nesta mistura toda a noite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para limpar copos de vidro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Nunca utilize esponjas metálicas para não arranhar os produtos de vidro.
  • Não ponha a máquina de lavar louça em altas temperaturas. Os copos de vidro poderiam rachar ou até mesmo quebrar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Truques para limpar copos de vidro
Imagem: mivinomexico.com
Truques para limpar copos de vidro

Voltar ao topo da página ↑