Partilhar

Como limpar uma panela queimada

Como limpar uma panela queimada
Imagem: hogartotal.imujer.com

Tocou o telefone enquanto você estava com a panela no fogo e a comida queimou? Todos passamos por situações parecidas onde nossa panela acaba com o fundo queimado e não há forma de limpar! Para que possa tirar a comida grudada e deixar sua panela como nova, neste artigo de umComo.com.br ensinamos a você alguns truques caseiros para que saiba como limpar uma panela queimada.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como limpar panelas inox

Limpar uma panela queimada com água e sal

Se sua panela não queimou muito e a comida não estiver muito grudada, este truque para limpar a panela queimada é ideal, além de simples. A primeira coisa que deve fazer é deixar a panela bem limpa para que fique o menor resto de comida queimada possível. Limpe como normalmente, com água bem quente, detergente e uma esponja suave. Depois, cubra toda a parte queimada da panela com água quente e adicione duas colheres de sal. Deixe a panela de molho por pelo menos 15 minutos e esfregue com uma escova ou uma palha de aço para tirar a comida queimada. Se ainda ficarem restos, volte a pôr água e sal na panela e coloque a ferver. Deixe esfriar um pouco a panela e já poderá limpar os restos.

Limpar uma panela queimada com detergente

Outro truque caseiro para limpar a panela queimada é este. Cubra a parte queimada com água quente e acrescente detergente para lavar louça. Depois, coloque a ferver a fogo lento. É recomendável tapar a panela com uma tampa de vidro para evitar que a espuma caia para fora. Quando tiver fervido, retire do fogo e espere esfriar um pouco para que possa colocar a mão lá dentro e esfregar suavemente a comida grudada com palha de aço.

Limpar uma panela queimada com vinagre branco

Se sua panela queimada é de aço inoxidável, este truque caseiro é ótimo para limpá-la sem estragar. Cubra a parte queimada com vinagre branco e coloque para ferver. Deixe fervendo por 5 minutos, pelo menos. Depois desse tempo, retire do fogo e deixe esfriar um pouco para que possa esfregar a comida restante com a esponja e limpar.

Limpar uma panela queimada com bicarbonato de sódio

Se sua panela está bastante queimada e os truques anteriores não conseguiram limpar os restos de comida queimados, aqui você tem outro truque caseiro que pode lhe ajudar. Pegue o bicarbonato de sódio e polvilhe pelo fundo da panela. Adicione uma colher de sopa de água e coloque para ferver a fogo lento. Quando ferver, deixe cinco minutos mais ou menos e retire para que você possa limpar. Se a panela também tiver os lados queimados, terá que adicionar meia xícara de bicarbonato de sódio para cada 3,75 litros de água e ferver.

Limpar uma panela queimada com água sanitária

Este truque caseiro para limpar a panela queimada é só para panelas muito queimadas, por isso se sua panela tiver pouca comida grudada não use esta técnica. Cubra a parte queimada com água e acrescente um pouco de água sanitária, sempre é melhor ir pouco a pouco e ter que adicionar mais quantidade do que passar do ponto. Deixe ferver a mistura de água e água sanitária e deixe atuar alguns minutos. É muito importante que faça este truque caseiro com cuidado e não respire o vapor desprendido pela mistura. Deixe esfriar um pouco e limpe com delicadeza. Não esqueça de usar luvas de látex ou nitrilo para maior proteção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar uma panela queimada, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como limpar uma panela queimada

31 comentários
Tania
Eu limpo panela de alumínio, com sabonete Lux, deixa bem limpa e com brilho.
edilson jose pinheiro
como limpar uma cuba de fritadeira em aço inox, manchada por oleo
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Cláudia
Na mistura com bicarbonato, como ferver uma colher de sopa de água em uma panela? Não seria 1 litro?
A sua avaliação:
maria vitoria antonini
as panelas doram limpas, mas ficaram pequenas manchas no lado de fora amarelas e dentro da pab nela pontinhos pretos - o qu devo fazer ??
lair
estava com uma panela de pressao bastante mas bastante mesmo queimada de canjica doce ficou no fogo queimando durante tres horas achava q nao tinha jeito mas o bicarbonato foi exelente claro usei dois pacotinho e força tambem.ficou nova obrigada pela ajuda.
Cleydiane H. Garcia
Depois de alguns dias tentando todos os métodos que conhecia, vi a sua dica sobre água sanitária e deu certo! A queimadura a princípio solta e deixa o fundo escuro, mas ao ferver alguns minutos a panela ficou totalmente limpa, clarinha! Ótima dica, obrigada! Só é necessário tomar cuidado pra não inalar o vapor, cfme sua orientação. Valeu!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Cleydiane! Que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as dicas da nossa página :)
Mara
A dica da água sanitária é ótima! Saiu todo o queimado da panela de inox.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Mara, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Daiana
Queimei minha panela com agua e açúcar e queimou por dentro e por fora e é esmaltada como faço pra tira
Solange Oliveira
Para limpar panela, eu uso limpa alumínio de qualquer marca, é muito bom. Obrigada pelas dicas.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Solange, muito obrigada pelo comentário! Continue nos acompanhando :)
Andre
Tinha uma panela queimada que quase foi pro lixo. Tentei todas as alternativas mas nada funcionava. Usei água sanitária (Clorox) com Sapolio Radium em pó, fervi por uns 5 minutos, até começar subir a espuma. A panela ficou praticamente nova!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Andre, que bom saber que deu certo :) Obrigada pelo comentário e continue seguindo as nossas novidades ;)
eunice
de nada

Como limpar uma panela queimada
Imagem: hogartotal.imujer.com
Como limpar uma panela queimada

Voltar ao topo da página