Partilhar

Como limpar uma panela queimada

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar uma panela queimada
Imagem: hogartotal.imujer.com

Tocou o telefone enquanto você estava com a panela no fogo e a comida queimou? Todos passamos por situações parecidas onde nossa panela acaba com o fundo queimado e não há forma de limpar! Para que possa tirar a comida grudada e deixar sua panela como nova, neste artigo de umComo.com.br ensinamos a você alguns truques caseiros para que saiba como limpar uma panela queimada.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como limpar panelas inox

Limpar uma panela queimada com água e sal

Se sua panela não queimou muito e a comida não estiver muito grudada, este truque para limpar a panela queimada é ideal, além de simples. A primeira coisa que deve fazer é deixar a panela bem limpa para que fique o menor resto de comida queimada possível. Limpe como normalmente, com água bem quente, detergente e uma esponja suave. Depois, cubra toda a parte queimada da panela com água quente e adicione duas colheres de sal. Deixe a panela de molho por pelo menos 15 minutos e esfregue com uma escova ou uma palha de aço para tirar a comida queimada. Se ainda ficarem restos, volte a pôr água e sal na panela e coloque a ferver. Deixe esfriar um pouco a panela e já poderá limpar os restos.

Limpar uma panela queimada com detergente

Outro truque caseiro para limpar a panela queimada é este. Cubra a parte queimada com água quente e acrescente detergente para lavar louça. Depois, coloque a ferver a fogo lento. É recomendável tapar a panela com uma tampa de vidro para evitar que a espuma caia para fora. Quando tiver fervido, retire do fogo e espere esfriar um pouco para que possa colocar a mão lá dentro e esfregar suavemente a comida grudada com palha de aço.

Limpar uma panela queimada com vinagre branco

Se sua panela queimada é de aço inoxidável, este truque caseiro é ótimo para limpá-la sem estragar. Cubra a parte queimada com vinagre branco e coloque para ferver. Deixe fervendo por 5 minutos, pelo menos. Depois desse tempo, retire do fogo e deixe esfriar um pouco para que possa esfregar a comida restante com a esponja e limpar.

Limpar uma panela queimada com bicarbonato de sódio

Se sua panela está bastante queimada e os truques anteriores não conseguiram limpar os restos de comida queimados, aqui você tem outro truque caseiro que pode lhe ajudar. Pegue o bicarbonato de sódio e polvilhe pelo fundo da panela. Adicione uma colher de sopa de água e coloque para ferver a fogo lento. Quando ferver, deixe cinco minutos mais ou menos e retire para que você possa limpar. Se a panela também tiver os lados queimados, terá que adicionar meia xícara de bicarbonato de sódio para cada 3,75 litros de água e ferver.

Limpar uma panela queimada com água sanitária

Este truque caseiro para limpar a panela queimada é só para panelas muito queimadas, por isso se sua panela tiver pouca comida grudada não use esta técnica. Cubra a parte queimada com água e acrescente um pouco de água sanitária, sempre é melhor ir pouco a pouco e ter que adicionar mais quantidade do que passar do ponto. Deixe ferver a mistura de água e água sanitária e deixe atuar alguns minutos. É muito importante que faça este truque caseiro com cuidado e não respire o vapor desprendido pela mistura. Deixe esfriar um pouco e limpe com delicadeza. Não esqueça de usar luvas de látex ou nitrilo para maior proteção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar uma panela queimada, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como limpar uma panela queimada

O que lhe pareceu o artigo?
31 comentários
Tania
Eu limpo panela de alumínio, com sabonete Lux, deixa bem limpa e com brilho.
edilson jose pinheiro
como limpar uma cuba de fritadeira em aço inox, manchada por oleo
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Cláudia
Na mistura com bicarbonato, como ferver uma colher de sopa de água em uma panela? Não seria 1 litro?
A sua avaliação:
maria vitoria antonini
as panelas doram limpas, mas ficaram pequenas manchas no lado de fora amarelas e dentro da pab nela pontinhos pretos - o qu devo fazer ??
lair
estava com uma panela de pressao bastante mas bastante mesmo queimada de canjica doce ficou no fogo queimando durante tres horas achava q nao tinha jeito mas o bicarbonato foi exelente claro usei dois pacotinho e força tambem.ficou nova obrigada pela ajuda.
Cleydiane H. Garcia
Depois de alguns dias tentando todos os métodos que conhecia, vi a sua dica sobre água sanitária e deu certo! A queimadura a princípio solta e deixa o fundo escuro, mas ao ferver alguns minutos a panela ficou totalmente limpa, clarinha! Ótima dica, obrigada! Só é necessário tomar cuidado pra não inalar o vapor, cfme sua orientação. Valeu!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Cleydiane! Que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as dicas da nossa página :)
Mara
A dica da água sanitária é ótima! Saiu todo o queimado da panela de inox.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Mara, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Daiana
Queimei minha panela com agua e açúcar e queimou por dentro e por fora e é esmaltada como faço pra tira
Solange Oliveira
Para limpar panela, eu uso limpa alumínio de qualquer marca, é muito bom. Obrigada pelas dicas.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Solange, muito obrigada pelo comentário! Continue nos acompanhando :)
Andre
Tinha uma panela queimada que quase foi pro lixo. Tentei todas as alternativas mas nada funcionava. Usei água sanitária (Clorox) com Sapolio Radium em pó, fervi por uns 5 minutos, até começar subir a espuma. A panela ficou praticamente nova!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Andre, que bom saber que deu certo :) Obrigada pelo comentário e continue seguindo as nossas novidades ;)
eunice
de nada

Como limpar uma panela queimada
Imagem: hogartotal.imujer.com
Como limpar uma panela queimada

Voltar ao topo da página