Outros Limpeza da cozinha e utensílios

Como limpar uma panela queimada

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 29 maio 2023
Como limpar uma panela queimada

É comum encontrar panelas queimadas entre os utensílios de cozinha por causa de restos de gordura, carbono ou mesmo restos de alimentos aderidos ao fundo. O uso frequente faz com que as panelas percam gradativamente a aderência interna e fiquem com aparência 'escura' no fundo, na parte que fica em contato direto com o fogo.

Se isso acontecer com suas panelas favoritas, não se preocupe, porque vai aprender a como deixá-las novas e vai ver que é mais fácil do que imagina. Aprenda a como limpar uma panela queimada com os truques simples que reunimos para você neste artigo do umCOMO. Eles funcionam!

Também lhe pode interessar: Como limpar uma panela queimada

Índice

  1. Água quente e sabão
  2. Bicarbonato de sódio e vinagre
  3. Sal grosso e papel alumínio
  4. Creme dental e limão
  5. Argila verde

1. Água quente e sabão

É um método tão simples quanto eficaz para limpar o interior de uma panela queimada e é especialmente recomendado para panelas com revestimento antiaderente, pois é um truque fácil para remover o queimado, evitando esfregar com força e danificar a superfície delicada.

  1. Encha a panela com água e adicione uma boa quantidade de detergente líquido.
  2. Leve ao fogo e espere a água esquentar.
  3. Quando perceber que começou a ferver, retire do fogo e deixe esfriar.
  4. Depois que a água estiver morna, pegue uma esponja macia e antiaderente (geralmente azul) e passe-a sobre as áreas queimadas para soltar os restos grudados.
  5. Enxágue bem e seque a panela.
Como limpar uma panela queimada - 1. Água quente e sabão

2. Bicarbonato de sódio e vinagre

Limpar as panelas com bicarbonato de sódio e vinagre é uma forma de tirar aquela camada preta das áreas queimadas, fazendo com que elas também recuperem todo o brilho. Se você não sabe como limpar as panelas por baixo, colocar esse truque em prática será útil.

  1. Lave a panela normalmente e seque bem.
  2. Vire-a e coloque-a sobre um pano limpo, de modo que fique visível a parte que fica em contato com o fogo, provavelmente a mais queimada.
  3. A seguir, espalhe uma camada generosa de bicarbonato de sódio que cubra bem toda a parte inferior, focando principalmente nas áreas mais queimadas.
  4. Coloque um guardanapo ou papel absorvente em cima do bicarbonato e finalize polvilhando com vinagre branco, para que todo o papel fique encharcado mas sem desmanchar.
  5. Deixe o maravilhoso conjunto de limpeza formado por vinagre e bicarbonato de sódio agir na superfície queimada por pelo menos 2 a 3 horas. Após esse tempo, retire o papel esfregando suavemente e finalize esfregando a panela normalmente.

Recomendamos este artigo sobre Como limpar com bicarbonato.

Como limpar uma panela queimada - 2. Bicarbonato de sódio e vinagre

3. Sal grosso e papel alumínio

O remédio a seguir é realmente eficaz, mas cuidado, ele só é válido para panelas ou pratos tradicionais de ferro. Se o seu, com o uso, vem acumulando partículas queimadas, eliminá-las é uma prioridade tanto para a saúde (comer esse carbono não é saudável), quanto para conseguir um cozimento ideal dos alimentos.

  1. Você pode fazer isso adicionando algumas colheres de sopa de sal grosso e um pouco de água na panela.
  2. Além disso, pegue um pouco de papel alumínio e faça uma bola levemente achatada. Essa pequena 'invenção' vai se tornar uma esponja magnífica.
  3. Passe o papel alumínio por toda a superfície para que os grãos de sal tenham um efeito de arrasto eficaz e retire a camada queimada.

4. Creme dental e limão

Quer saber como limpar panelas queimadas por fora com dois 'produtos' que com certeza você tem em casa? A pasta de dente que você usa diariamente e um limão podem fazer maravilhas quando se trata de deixar as panelas limpas.

  1. Misture um pouco de pasta de dente com algumas gotas de limão para fazer uma pasta que você pode espalhar embaixo e nas laterais da panela.
  2. Deixe agir por aproximadamente uma hora.
  3. Após esse tempo, pegue meio limão e use como esponja, ou seja, passe em toda a área queimada que deseja recuperar.
  4. Por fim, lave a panela para remover a pasta de dente com as partículas queimadas que se soltaram. Se a camada queimada for muito densa, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio à pasta de dente e suco de limão para uma eficácia ainda maior.
Como limpar uma panela queimada - 4. Creme dental e limão

5. Argila verde

As propriedades da argila verde são muitas e sabemos que ela é usada para fazer excelentes máscaras corporais e faciais, mas outro de seus usos menos conhecidos é a aplicação como produto de limpeza.

  1. Para deixar as panelas queimadas como novas, misture um pouco da argila com algumas gotas de azeite, de forma que espalhe bem por toda a superfície interna e externa queimada.
  2. Deixe agir por alguns minutos e esfregue suavemente (sem apertar) com uma escova ou esponja antiaderente.
  3. Retire a argila enxaguando a panela com bastante água morna e seque-a antes de guardá-la.

Agora que você sabe como limpar uma panela queimada, não perca este artigo sobre Como fazer detergente para lavar louça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar uma panela queimada, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como limpar uma panela queimada