Limpeza de panelas

Como limpar panelas inox

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar panelas inox

Usar panelas de inox é uma das formas mais seguras de preparar as suas refeições, pois diferente de utensílios domésticos de outros materiais, esse não é maléfico para o organismo, até porque é mais resistente e difícil das suas partículas se combinarem com os alimentos. No entanto, é importante saber como limpar panelas inox para aumentar a sua durabilidade. Para tanto, confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como limpar pia de inox

Passos a seguir:

1

Embora seja relativamente fácil fazer a manutenção das panelas de inox, é comum que com o tempo de uso apareçam manchas na sua superfície, inclusive, no fundo e nas laterais do utensílio. Isso se deve em especial a alimentos como os que possuem amido, a exemplo das massas e do arroz, além do sal e mesmo o cloro da água. Por isso, de vez em quando você pode usar os produtos específicos para limpar panelas inox, no entanto, o mesmo efeito é possível obter por meio do uso de um produto do tipo saponáceo.

Como limpar panelas inox - Passo 1
2

Existem várias marcas no mercado, atualmente, sendo que o cremoso é mais prático de usar. Essa opção é um abrasivo moderado e, por isso, você pode aproveitá-lo para usar na limpeza de outros metais. Porém, depois de usar o produto é preciso enxaguar bem para retirá-lo totalmente da panela. Além disso, você pode usar esse produto apenas quando alimentos grudarem na superfície e for muito difícil de remover de outra forma. O mesmo pode ser feito com uma palha de aço própria para inox, que é mais macia, no entanto nem sempre é indicado e, por isso, o melhor é usar somente quando nada mais adiantar.

3

O melhor, portanto, é evitar que os alimentos grudem nas panelas e para tanto você pode sempre deixar um pouco de água dentro da peça até à hora de lavá-la. Ao invés de saponáceo, é possível ainda fazer uma pasta de água morna com um pouco de bicarbonato de sódio e colocar na panela, usando-a para esfregar com uma esponja macia, a fim de retirar manchas. Se o intuito for apenas o de remover manchas claras no material é possível deixar essa pasta apenas agindo alguns minutos na peça. Já no dia a dia, limpar as panelas de inox consiste em usar apenas sabão ou detergente neutro, como o de glicerina, e água.

Como limpar panelas inox - Passo 3
4

Além de usar uma esponja macia para limpar as peças de inox, o melhor é, ao esfregar, sempre seguir o mesmo sentido do polimento da panela, assim, evita-se riscar a sua superfície. Para evitar manchas e a perda de brilho, outra dica é enxaguar as panelas com água morna e secar logo após com uma toalha macia, preferencialmente, de algodão. Se as panelas secarem ao natural podem ficar manchadas. Já se você está com dificuldades de remover manchas de gordura em suas panelas, a dica é fazer uma solução de vinagre de maçã com bicarbonato de sódio para aplicar nelas. Vinagre de álcool também ajuda a remover as marcas de respingo.

5

Se para além de panelas inox, quiser saber limpar panelas de outros materiais confira estas dicas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar panelas inox, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar panelas inox