PARTILHAR

Como limpar panelas de cobre

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar panelas de cobre
Imagem: sabrosia.com

As panelas de cobre têm esse toque antigo que faz delas maravilhosos objetos decorativos, mas muitas pessoas continuam usando elas de vez em quando para cozinhar. A verdade é que este tipo de objetos precisa de certos cuidados e limpeza para que possa continuar brilhante e em bom estado, mas o que devemos usar para não danificar o material? Em umComo.com.br explicamos a você como limpar panelas de cobre de uma forma adequada e simples.

Também lhe pode interessar: Como limpar panelas inox
Passos a seguir:
1

Antes de limpar suas panelas de cobre é importante saber se elas foram protegidas por um verniz (pois neste caso são peças mais delicadas de limpar) ou se não possuem nenhuma camada protetora, em cujo caso poderá usar uma variedade maior de materiais para sua limpeza.

Para comprovar, misture um pouco de vinagre branco de limpeza com meia colherada de bicarbonato. Aplique com um algodão em uma pequena parte da panela de cobre, não muito visível; se a peça limpar de forma rápida quer dizer que não tem verniz. Se, ao contrário, a sujeira não sair, é que a sua panela de cobre foi envernizada.

2

Para limpar panelas de cobre envernizadas deverá usar sabão ou detergente neutro e água, ajudando você a eliminar a sujeira superficial.

No caso de panelas de cobre mais sujas, você pode misturar água com vinagre branco e deixar a panela repousando nesta mistura durante umas duas horas. Depois enxágue com água muito quente e salgada. Seguindo estes passos você vai ver como suas panelas de cobre com verniz ficam perfeitas.

Como limpar panelas de cobre - Passo 2
3

O limão e o sal são dois ingredientes ótimos para limpar panelas de cobre, sem importar se têm verniz ou não. Misture ambos os ingredientes e esfregue suas panelas de cobre com uma esponja suave; pouco a pouco a sujeira desaparece conseguindo dar brilho à peça.

Como limpar panelas de cobre - Passo 3
4

Nas panelas de cobre sem verniz podemos usar simplesmente bicarbonato de sódio para limpar e lustrar a peça. Você só precisa espalhar um pouco de bicarbonato em um pano limpo e umedecido e esfregar a peça com ele. Verá grandes resultados em poucos minutos.

Como limpar panelas de cobre - Passo 4
5

O cobre sem envernizar também pode ser limpo usando uma mistura de bicarbonato com suco de limão. Faça uma pasta com ambos os ingredientes e limpe com uma esponja suave ou com um pano para obter novamente uma peça brilhante e bonita.

Como limpar panelas de cobre - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar panelas de cobre, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar panelas de cobre
Imagem: sabrosia.com
1 de 5
Como limpar panelas de cobre

Voltar ao topo da página ↑