Limpeza de panelas

Como limpar panelas de barro

Como limpar panelas de barro
Imagem: enbuenasmanos.com    

Cozinhar em uma panela de barro é um dos métodos de cozimento mais tradicionais. Antigamente, era a maneira mais habitual de cozinhar, mas hoje em dia muito poucos são os que se atrevem a usar panelas de barro por falta de tempo, já que os ensopados cozinham mais lentamente, ou pela dificuldade de se limpar estas peças. No entanto, os chefes mais renomeados asseguram que o alimento não tem o mesmo sabor se tiver sido cozido em uma panela de pressão ou cozido em uma panela de barro. Caso queira usar uma panela com estas características, neste artigo de umComo, você aprenderá a limpar panelas de barro com mais facilidade.

Foto: enbuenasmanos.com

 

 

 

 

Também lhe pode interessar: Como limpar panelas de cobre
Passos a seguir:
1

As panelas de barro podem durar anos se sua manutenção for correta. Após o uso, limpe-as sempre com uma esponja suave ou uma esponja de náilon, e com um sabão neutro, por exemplo, o mesmo usado para a restante louça.

2

Se a panela de barro tiver restos de alimentos aderidos no fundo ou nas laterais, deve enxaguar a panela com água bem quente para que todos os restos de comida amoleçam. Deixe que a água quente esfrie antes de esfregar a panela. Em seguida, utilize uma esponja suave para eliminar esses restos.

3

Se as etapas anteriores não tiverem conseguido recuperar a panela de barro porque a comida ficou demasiado tempo colada no fundo ou nos laterais, convém enchê-la de água e detergente, e esquentá-la em fogo lento. O próximo passo é deixar que a água ferva durante alguns minutos antes de retirar do fogo. Por último, retire com uma esponja suave ou esponja de náilon os restos de comida.

4

Se os restos continuarem grudados, convém misturar uma parte de água sanitária com água e fazê-la ferver durante alguns minutos. Tenha cuidado de não respirar o vapor que desprende esta mistura. Uma vez que a mistura tenha fervido, voltaremos a lavar com cuidado a panela. Não use uma bucha de limpeza agressiva, pois só conseguirá arranhar a panela e não poderá voltar a utilizá-la.

5

Siga estes conselhos simples e poderá limpar suas panelas de barro sem problemas. E se quiser conhecer outros truques de limpeza para o restante das panelas, não perca nossos artigos sobre como limpar panelas de alumínio e panelas de aço inoxidável.

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar panelas de barro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rosa Wolf
Boa noite! porque vc diz qdo. arranhar a panela de barro não poderá ajuda-la novamente,acabamos lavando com o lado verde nossa panela tem algum problema? Att. Rosa
Imagem: enbuenasmanos.com    
Como limpar panelas de barro