Partilhar

Como curar panelas de barro com água

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como curar panelas de barro com água
Imagem: deperu.com

Se você acaba de adquirir uma panela de barro é muito importante não usar antes de fazer um processo de cura. Este ritual é realizado porque os poros do barro estão abertos, por isso, em contato com o calor a panela ou caçarola poderia formar fendas e, inclusive, chegar a explodir.

Existem diversos métodos para curar as panelas e deve-se considerar, também, o tipo de barro de que estão feitas. Tome nota porque em umComo.com.br ensinamos a você como curar panelas de barro com água, um processo muito simples, ideal para panelas, caçarolas e tigelas grandes, que deixará suas panelas prontas para você fazer seus melhores ensopados.

Também lhe pode interessar: Como curar panelas de barro no forno
Passos a seguir:
1

Mergulhe sua panela de barro nova dentro de um recipiente cheio de água. Isto ajudará os poros do barro a fecharem e a absorverem uma quantidade menor de água durante seus ensopados.

2

Deixe que a panela repouse entre 6 e 8 horas mergulhada. Lembre-se: toda a panela deve ficar totalmente coberta pela água, inclusive a tampa.

3

Durante este processo, você deve observar como vão aparecendo bolhas na panela, o que significará que os poros já estão se enchendo de água e, portanto, começando a fechar.

4

Passado o tempo requerido, retire a panela de barro da água e seque-a com papel de cozinha ou um pano seco.

5

Para acabar de fechar bem os poros, esfregue o fundo da panela - pelo lado de fora - com um dente de alho. Não se preocupe, o sabor do alho não ficará impregnado na panela nem alterará seus ensopados. Lembre-se de que deve fazê-lo apenas externamente.

Como curar panelas de barro com água - Passo 5
Imagem: lacocina.ws
6

Por último, deixe a panela de barro secar completamente ao ar livre antes de a usar. Pense que se começar a cozinhar imediatamente começará a sair fumaça da caçarola, pois a água dos poros evaporará.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar panelas de barro com água, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como curar panelas de barro com água

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
edivalda
muito bom as dicas
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Edivalda! Muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
Antonelli Souza
Boa tarde. Fiquei muito tempo fora do país, agora fui utilizar minha panela de barro e mesmo após lava lá com detergente tudo que cozinho azeda! Será porque? Como fazer a higienização da mesma de forma eficiente, matando tudo, e tornando a panela confiável para utilização

Como curar panelas de barro com água
Imagem: deperu.com
Imagem: lacocina.ws
1 de 2
Como curar panelas de barro com água

Voltar ao topo da página