Partilhar

Como curar panelas de barro no forno

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como curar panelas de barro no forno
Imagem: gastrosoler.com

O processo de cura de uma panela, caçarola ou tigela de barro nova, antes de começar a usá-la, é importante. Os poros deste material estão abertos e o primeiro contato com o fogo poderia fazer com que este utensílio de cozinha se estrague, fique com rachaduras, quebre e inclusive chegue a explodir.

Para evitar essa situação, preste atenção ao seguinte artigo de umComo.com.br em que explicamos como curar panelas de barro no forno, uma técnica de cura infalível que deixará suas panelas prontas para usar.

Também lhe pode interessar: Como curar panelas de barro com água
Passos a seguir:
1

Pegue na sua nova panela de barro e encha-a de água. Não é preciso mergulhá-la, coloque simplesmente água no seu interior.

2

Depois, corte duas ou três batatas e coloque-as dentro da panela de barro cheia de água.

3

A seguir, introduza a panela de barro dentro do forno a uma temperatura que oscile entre os 150 e os 180º C.

4

Quando observar que a batata está cozida, é momento de apagar o forno. A panela terá apanhado temperatura suficiente e é momento de retirá-la do calor. Faça-o com cuidado para não se queimar.

5

Descarte a água e as batatas. Esta mistura terá ajudado a eliminar o sabor de barro da panela, além de fechar os poros do barro para que possa usá-la.

6

Por último, seque completamente a panela com papel de cozinha ou um pano. Depois, esfregue o fundo do recipiente - pela parte exterior - com um dente de alho. Com isso conseguirá acabar de fechar completamente o poro do barro.

Como curar panelas de barro no forno - Passo 6
Imagem: lacocina.ws
7

Outra técnica para curar sua panela no forno é mergulhá-la na água durante um dia. Passado esse tempo requerido seque-a totalmente.

8

Depois, esfregue tanto o interior como o exterior da panela com um dente de alho ou com manteiga, deixando uma camada grossa em todo o recipiente.

Como curar panelas de barro no forno - Passo 8
Imagem: puertocangrejo.blogspot.com
9

Introduza a panela no forno a uma temperatura que oscile entre os 150 e os 180º C e deixe-a durante uma hora. Passado esse tempo, deixe que esfrie dentro do forno.

10

Quando a panela estiver fria, lave-a com água e detergente e deixe-a secar. Em algumas horas terá sua panela pronta para ser usada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar panelas de barro no forno, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como curar panelas de barro no forno

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
rccn
bom facil de fazer vou experimentar
Henrique
Boa tarde , por favor , gostaria de fazer um arroz simples na panela de barro usando o forno , não sei o que fazer , se ponho água normal , se faço seco .....a panela já está pronta para o uso ok . ( curada ) desde já , muito grato . Henrique .

Como curar panelas de barro no forno
Imagem: gastrosoler.com
Imagem: lacocina.ws
Imagem: puertocangrejo.blogspot.com
1 de 3
Como curar panelas de barro no forno

Voltar ao topo da página