Partilhar

Como cultivar um rambutã

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cultivar um rambutã

O rambutã é uma das plantas mais decorativas que existem. Produz deliciosos frutos exóticos que podem ser utilizados em múltiplas receitas e é fácil de cultivar em casa. Não obstante, se tiver este tipo de árvore frutífera, ou estiver pensando em adquirir uma, considere alguns conselhos para se certificar que a sua árvore cresce saudável e forte para lhe dar melhores frutos.

Leia atentamente este artigo de umComo.com.br e aprenda como cultivar um rambutã. Descubra que tipo de solo, clima e irrigação são necessários e cultive adequadamente um rambutã em seu jardim.

Também lhe pode interessar: Como cultivar groselha
Passos a seguir:
1

O clima é um dos fatores mais importantes para o ótimo crescimento do rambutã, pois este precisa da umidade de um clima tropical. Esta árvore precisa de luz solar pelas manhãs e sombra pela tarde. É necessário que esteja protegida do vento, caso contrário, poderia ser danificada e até mesmo tombada.

2

As características do solo onde crescerá melhor o rambutã têm muito a ver com o tipo de clima. Deste modo, é preciso que esteja sempre úmido, ou seja, suficientemente molhado para que a planta se mantenha 100% hidratada.

3

Por outro lado, o tipo de solo que esta árvore frutífera precisa deve ser muito rico em nutrientes e deve drenar bem; ou seja, o solo deve absorver a água sem que fique encharcado. Evite os solos com altos níveis de acidez ou solos propensos a sofrer consequências por mudanças climatológicas.

4

Para que o rambutã cresça adequadamente, o solo também precisa de uma boa quantidade de composto caseiro e uma boa quantidade de adubo, para que a terra seja bem fértil. Assim, o solo drenará melhor.

5

E, em relação à irrigação, se deseja que a terra esteja bem úmida - como dissemos anteriormente - abasteça de água o rambutã de manhã ou à noite, ou seja, durante as horas em que o sol não estiver muito forte. Lembrando que, deverá irrigá-lo apenas quando observar que a terra perdeu o nível de umidade ou começa a secar.

6

Para cultivar o seu rambutã, também podem ser utilizados vasos, principalmente os pequenos. Assim, poderá mantê-lo dentro de casa se as temperaturas forem muito frias ou houverem alterações de estação. Não obstante, observe que os vasos de plástico não conservam bem a temperatura, pois esfriam e esquentam com rapidez.

Por outro lado, os vasos de cerâmica suportarão perfeitamente o peso dos ramos da árvore frutífera e durarão mais tempo. Procure vasos que tenham orifícios na parte inferior para drenar a água e evitar que as raízes do rambutã apodreçam.

7

Por último, consulte na sua loja de jardinagem ou viveiro quais são os inseticidas ou pesticidas adequados para combater as possíveis pragas do rambutã. Em umComo explicamos também como controlar as pragas de forma natural.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar um rambutã, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar um rambutã

O que lhe pareceu o artigo?

Como cultivar um rambutã
Como cultivar um rambutã

Voltar ao topo da página