Cultivo de frutas

Como cultivar uma melancia quadrada

Como cultivar uma melancia quadrada

Você já ouviu falar da melancia quadrada? Ela é uma febre em países como o Japão, onde a superpopulação é um problema cada vez maior e, por conta disso, as residências são cada vez menores, fazendo com que se tenha que produzir alimentos mais fáceis de armazenar. No entanto, existem outros formatos da fruta no país oriental, como de coração e triangular, o que desacredita a desculpa do espaço. De qualquer forma, no Brasil já existem pessoas que aprenderam a como cultivar uma melancia quadrada para fazer o mesmo. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira as informações reunidas pelo umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia

Passos a seguir:

1

Já existem produtores brasileiros produzindo as melancias quadradas com o uso de formas especiais, as quais são de alumínio e plástico resistente, importadas da Coréia do Sul. As frutas são ali depositadas assim que nascem. Desse modo, na medida em que crescem ocupam apenas o espaço do molde, tornando-se quadradas. Outro diferencial é o cuidado redobrado para produzir a melancia com o novo formato, uma vez que o controle da quantidade de água e adubo é maior, a fim de evitar que a fruta cresça em demasia, o que pode levar a sua casca a rachar.

Como cultivar uma melancia quadrada - Passo 1
2

No entanto, quem deseja cultivar uma melancia quadrada para consumo próprio e saber como funciona pode fazer isso de maneira simplificada. O primeiro passo é ter em mãos uma caixa que possua o formato e tamanho que você quer que a sua melancia quadrada tenha, sendo que ela deve ter pelo menos um dos seus lados removíveis, para irrigar a planta e adubá-la quando necessário. Você pode usar uma caixa de qualquer material, embora seja mais fácil conseguir ou mesmo montar uma de madeira. No entanto, ela pode ser de qualquer outro material, como vidro, desde que possua uma tampa.

3

A caixa também deve ter um furo na parte de cima, por onde devem sair o galho que a planta desenvolve enquanto está crescendo. Enquanto você procura um recipiente quadrado para colocar a sua melancia, pode começar a semeá-la normalmente, sendo que é preciso ter a semente da fruta ou mesmo uma pequena muda. Para colocar a planta dentro da caixa é preciso antes que ela se desenvolva um pouco, podendo estar no tamanho de aproximadamente um punho. Há quem diga que o momento de colocá-la na caixa é quando estiver recém-germinada.

4

De qualquer forma, na hora do transporte para a caixa é preciso ter muito cuidado, pois é quando a planta está mais sensível às mudanças. É preciso depositar na caixa a terra e o adubo, da mesma forma que seria feito se a fruta estivesse diretamente no solo. Depois, transplantar a pequena muda de melancia, fixando bem a sua raiz na terra. Quanto à irrigação, ela deve ser molhada com a mesma frequência se estivesse em um vaso, tendo o cuidado apenas para que a terra não fique muito encharcada.

5

A quantidade de luz também deve ser adequada, sendo que as melancias precisam de bastante sol para se desenvolver. Além disso, já que as irrigações podem danificar a caixa que está sendo usado, é recomendado que se tenha uma ou mais para substituir durante o cultivo. A planta deve ser colhida quando estiver madura e do formato desejado. Isso pode acontecer quando a melancia chegar aos três ou cinco quilos, o que vai depender da variedade escolhida da fruta para plantar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar uma melancia quadrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
joab
tudo muito simples, mais tem um porem e só a fruta que se coloca na caixa. mais fora isso muito bom...
Editor umComo.com.br
Oi Joab! Muito obrigado pelo seu comentário valeu :)
1 de 2
Como cultivar uma melancia quadrada