Partilhar
Partilhar em:

Como plantar melancia

Como plantar melancia
Fonte: saudecerto.com

A melancia é considerada uma das frutas do verão, por ser muito refrescante e conter grande quantidade de água - 92% da melancia é água. Além de não conter gordura, a melancia apresenta várias propriedades benéficas para o nosso organismo, tais como a atividade antioxidante, função depurativa, altos níveis de potássio e várias vitaminas. Estas são boas razões para consumir melancia frequentemente e a forma mais prática de o fazer é cultivando-a. Para isso continue lendo este artigo umComo.com.br em que lhe ensinamos como plantar melancia.

Também lhe pode interessar: Como cultivar uma melancia quadrada
Passos a seguir:
1

Escolha um local com, no mínimo, 2 metros quadrados, e onde bata sol diretamente durante grande parte do dia, de form a manter uma temperatura entre os 18º e 25º. A melancia se dá melhor em solos sílico-argilosos, mas pode cultivá-la também em terrenos arenosos.

Fonte: inatura.es
2

Os meses ideais para o plantio da melancia são agosto e setembro e o solo deve ser preparado cerca de 2 meses antes, através da aração superficial e gradeação feita uma vez em cada mês até ao momento do plantio.

Fonte: atribunanews.com.br
3

Porque a melancia requer muita matéria orgânica e adubagem para se desenvolver bem, cave covas com cerca de 50 cm de fundo e coloque nelas esterco de curral, superfosfato e adubo NPK. Cave mais covas, com um metro de distância entre si, de forma a formar fileiras.

Fonte: ahortadojoao.blogspot.pt
4

Tape cada uma das covas deixando uma profundidade de apenas 5 cm e afunde nelas três sementes de melancia. Faça isso em todas e, sem seguida, regue-as. Para acelerar o processo pode optar por plantar sementes de melancia já geminadas, que encontrará em viveiros.

Fonte: diariodahorta.blogs.sapo.pt
5

Se não chover, regue as melancias a cada três dias sem exagerar na quantidade de água, o ideal é que a terra se mantenha apenas úmida e não molhada. Espalhe fertilizante semanalmente e, passados 30 dias do plantio, proceda ao desbaste das folhas, para remover as mais velhas e dar mais força à planta para se desenvolver de forma ideal.

Fonte: messinapalmeira.blogspot.pt

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar melancia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (56)

Escrever comentário sobre Como plantar melancia

56 comentários
Ronelson Volante
precisa ralear as mudas apos a sua germinaçao? ou so fazer a tiragem de folhas veias!

José Pinto de Souza
A principio gostei das explicações relacionadas ao plantio da melancia, espero mais informações que venham colaborar com o meu plantio abraços.
Vilmar Cazuza Peixoto
qual é o adubo mais correto para o plantio da melancia e se a pessoa pode usar veneno para proverisar e qual tipo, e fora o esterco de curral qual outro adubo que serve.
rose
gostei muito da dica de tirar o esesso das folhas
oldemar pinto da luz
foi muito bom a dica para mim comesar o meu plantio obrigado
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Oldemar! Que bom que o artigo foi útil. Continue acompanhando nossas dicas!
Antonio Carlos Tavernaro
Gostaria mais informaçôes para plantar melancias obrigado
maria lucia torquato dos santos
qual o adubo certo pode usa bosta de gado e de galinha
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi, Maria Lucia. Sim, você pode usar esterco ou preparar um adubo natural: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-adubo-natural-8061.html
Romildo-Lopes Coelho
Qual a quantidade de adubo por cova. Obrigado
A sua avaliação:
José Luiz
Como saber a hora de colher a melancia?
heraldo pantoja
obrigado pelas dicas sera muito uteis para que eu possa começar o plantia
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Heraldo! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigado pelo comentário e boas plantações :)

Como plantar melancia
Fonte: saudecerto.com
Fonte: inatura.es
Fonte: atribunanews.com.br
Fonte: ahortadojoao.blogspot.pt
Fonte: diariodahorta.blogs.sapo.pt
Fonte: messinapalmeira.blogspot.pt
1 de 6
Como plantar melancia