Partilhar

Como plantar pitanga

Como plantar pitanga
Imagem: noticias.bol.uol.com.br

A pitanga é fruto da pitangueira, uma árvore de climas quentes, sejam eles equatoriais, tropicais ou sub-tropicais, mas desde que irrigada, pode até ser cultivada em climas mais áridos. A pitanga apresenta um cultivo simples, não necessitando de muitos cuidados, desde que esteja em local onde o clima, umidade e temperatura, e a terra, pH e substrato, sejam favoráveis. Ela pode ser reproduzida por estaquia, mergulhia ou alporquia.

Também lhe pode interessar: Como plantar Uvaia
Passos a seguir:
1

A árvore de pitanga pode chegar até 12 metros de altura e possui uma copa piramidal, com base maior que o topo, por isso, certifique-se de que possui espaço suficiente para plantar pitanga. Ela também pode ser plantada em vaso, desde que este seja grande, mas o seu desenvolvimento torna-se limitado.

2

Quando chegar a hora da frutificação, para dar muitas pitangas a pitangueira deve estar protegida de ventos fortes, que podem derrubar as suas flores e comprometer a frutificação. As suas flores costumam atrair abelhas, que realizam a polinização. Elas são pequenas e brancas, não são muito perfumadas.

Como plantar pitanga - Passo 2
Imagem: olhares.sapo.pt
3

A incidência de sol deve ser intensa, tal como o calor e umidade relativa no ar. Ela precisa de ao menos 4 horas diárias de sol.

4

A melhor época para o plantio de pitanga é durante o inverno ou em meses mais chuvosos, como outubro e novembro.

5

A terra e os substratos devem ser neutros e férteis, além disso, é bom verificar a capacidade de drenagem do solo. Faça-o despejando um pouco de água e verifique o tempo que leva para a terra absorvê-la.

Como plantar pitanga - Passo 5
Imagem: noticias.bol.com.br
6

Quando for plantar a pitangueira, faça uma cova na terra com o dobro do tamanho do torrão e pouco mais de 4 centímetros acima de sua altura. No espaço que sobrar, despeje uma pequena quantidade de adubo, misturada com terra e composto orgânico. Para fazer adubo e compostagem, leia: Como preparar substratos para mudas e como fazer compostagem em casa.

7

Após plantar a pitanga, regue-a em demasia nos dez dias seguintes, com cuidado para não encharcar a terra. A pitanga também pode ser podada a partir de seu primeiro ano. Se quiser saber mais, não deixe de conferir os nossos artigos sobre plantio de árvores frutíferas:

Caso tenha restado alguma dúvida, não poupe palavras nos comentários.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar pitanga, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar pitanga

O que lhe pareceu o artigo?
27 comentários
A sua avaliação:
Mônica Cunha
Boa tarde! Comprei têm uns dias, uma muda de pitanga num horto da minha cidade. Gostaria de saber, se a pitanga faz muita raiz? Desde já, agradeço a atenção.
Filipe Lemos
Tenho uma que deu pitanga em vaso após 7 anos e acho que foi após 2 podas que desenvolveu mais. A semente de pitanga também germina facilmente ? Devo ter algum cuidado especial?
Roberto
Com quanto tempo a pitangueira bota seus primeiros frutos?
A sua avaliação:
Roberto
Com quanto tempo a pitangueira dar seus primeiros frutos?
Daniel
Se duas sementes germinaram e começaram a crescer muito próximas uma à outra, suas raízes podem se desenvolver juntas ou precisam estar obrigatoriamente bem separadas?
Giovani
Boa tarde, eu acabei de plantar uma pitangueira de 10 meses em uma terra que estava lotada de mato. O lugar pega sol pelo menos 6 horas por dia. Gostaria de dicas para saber como regar e quantas vezes regar. Ela tem já 1 metro de altura.
Aline
Plantei uma semente de pitanga e ela tem crescido bastante. O que me deixa curiosa é que apenas um galho "reto" está crescendo, ou seja, não há ramificações ou galhos secundários. Qual o motivo disso? Obrigada
Fatima santos
Vivo no norte de Portugal. Tenho 3 pitangueiras em vasos. Aqui é outono, mas tem estado tempo quente e seco. Quando devo transplantar para o jardim as pequenas árvores? Novembro?
marcelo brazao
como consigo fazer uma semente de pitanga brotar e se tornar uma árvore ?
valci pereira de sousa
Ola bom dia, eu tenho um pé de pitanga já faz mais de ano, ele flora sempre mais nao consegue frutificar, qual o adubo que tenho que usar?
marcelo
eu podei a minha pitangueira e ela deu frutos.
Frederico Tatum
Tente plantar um companheiro para ela. Ou as vezes até dois. Verá que ela começará a dar frutos.

Como plantar pitanga
Imagem: noticias.bol.uol.com.br
Imagem: olhares.sapo.pt
Imagem: noticias.bol.com.br
1 de 3
Como plantar pitanga

Voltar ao topo da página