Partilhar
Partilhar em:

Como plantar uva

Como plantar uva

A árvore da uva é a videira, uma planta sarmentosa, de hábito trepador e de diversas espécies. Dentre elas, a mais produtiva é a Vitis, que produz além de uvas de mesa, é apropriada para a produção de vinho. A uva, além de ser a fruta mais produzida do mundo, traz diversos benefícios para o corpo humano, como promover a perda de peso e melhorar a digestão. Por estas e outras razões, é importante saber como plantar uva. Veja as dicas que preparamos para você neste artigo da umCOMO.com.br.

Também lhe pode interessar: Como plantar Uvaia

Entenda as variedades

A uva traz diversos benefícios, mas tem muitas variedades. Para entender como plantar uva, é necessário entender que há muitas variedades da fruta. A mais comum é a espécie Vitis Labrusca, que melhor se dá em pequenos espaços e nos climas brasileiros. Essa espécie aceita com muita facilidade a reprodução vegetativa e por enterramento de ramo fértil. Mas o melhor clima mesmo para essa videira é nos verões secos e invernos úmidos, meio impossível no Brasil, que é um país de climas muito variados.

Mas não se preocupe. Ela é bem adaptável em situações controladas, como colocá-la em um quintal, por exemplo. É só manter o solo bem nutritivo e as podas regulares e ela produzirá cachos deliciosos por vários anos. Sabendo isso, compre mudas de produtores registrados no Ministério da Agricultura. É bem baratinho, menos de 5 reais cada uma.

Plantar e cultivar em casa

Uvas amam um solo calcário - que contém cálcio naturalmente - e com pH básico (de 5 a 6). Você vai precisar de vasos grandes, de 50 litros mais ou menos e, de preferência, feitos de barro, por que o material faz com que não acumule água e aqueça as raízes da planta. Se isso acontecer, a planta morrerá devido à proliferação de fungos nas raízes.

Feito isso, pegue uma muda de Vitis Labrusca e coloque com terra adubada, escolha um local no quintal ou na varanda onde o sol atinja bastante e role um vento bem fresquinho. Fique atento apenas com a chuva forte. Se você mora em locais chuvosos, deixe o vaso em local coberto.

Evite contaminações no frio

Quando chega o inverno, a videira perde folhas, ela dá as frutas e depois começa a derrubar sua folhagem. É aí que os fungos entram em ação e começam a contaminar a coitadinha. Evite isso, polvilhando os cortes que os fungos deixam usando canela em pó. A canela evita que eles continuem se proliferando.

Poda

A poda serve para manter o equilíbrio entre vigor da vegetação e frutificação. Para fazer a podagem de limpeza, você deve cortar os ramos que surgem na base da planta, os secos e os mais machucados. Assim, você evita o risco de contaminação com patógenos - organismos capazes de causar doenças em um hospedeiro como a videira. Depois disso, será necessário deixar só o ramo principal e amarrá-lo. Cubra o vaso com pedras calcárias. Com o tempo elas liberam minerais necessários que a videira precisa para ganhar o tamanho e formatos ideais.

Período de frutos

Depois de tanto trabalho o que você mais quer é comer ou tomar um suco daquela uva bem docinha do jeito que sonhava. Para isso, vai ter que esperar um pouquinho. Desde o dia em que você planta e poda à colheita, pode demorar de 85 a 200 dias. Tudo depende da iluminação e da temperatura.

Agora que já sabe como plantar uva, confira esse artigo do umCOMO e descubra como cuidar de videiras para saber mais informações sobre o cuidado desta planta!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar uva, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como plantar uva

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Juliano
Oi Lucas, bacana esse seu artigo! Esse artigo vai bem a fundo sobre como plantar uva em casa. É muito interessante!

Como plantar uva
1 de 3
Como plantar uva