Partilhar
Partilhar em:

Como plantar tangerina

Passo a Passo
 
Como plantar tangerina

De norte a sul do Brasil é possível encontrar pés de tangerina. Essa fruta cítrica é muito bem adaptada ao clima tropical e se desenvolve com facilidade seja em pomares, jardins chácaras e até no vaso. Apesar de ter um cultivo fácil, alguns cuidados na hora de plantar e manter são importantes para que a árvore se desenvolva bonita e saudável. Para te ajudar, o umCOMO montou um tutorial de como plantar tangerina. Confira!

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Instruções:
1

Antes de plantar tangerina, é importante que você tenha em mente o local que o pé de mexerica vai ficar. Árvores cítricas gostam de locais com temperaturas entre 23ºC e 32ºC que, preferencialmente, tenham proteção contra o frio. Lembre-se que é uma árvore que cresce com o passar dos anos. Portanto, é essencial que tenha espaço para se desenvolver.

2

As tangerinas, ou mexericas, podem ser plantadas a partir de uma muda ou da semente da fruta, que é quando você cria a sua própria muda. A partir de uma semente de fruta fresca, é preciso deixar que ela seque por algumas horas no sol.

3

Quando a semente estiver seca, é hora de preparar a muda ou plantá-la diretamente na terra. Para fazer a muda, improvise uma vasilha ou um saco plástico cheio de terra adubada. Então, acomode a semente embaixo da terra, com 2 dedos de profundidade, e cubra com um pouquinho de terra.

Dica: esse processo também pode ser feito diretamente na terra.

4

A semente deve começar a germinar a partir de 10 ou 15 dias. Com o tempo a muda de tangerina vai crescendo e as folhinhas vão aparecendo. A hora de transferir essa muda para a o solo ou para o vaso, vai depender do seu tamanho em relação ao recipiente que ela foi plantada. Quando você perceber que ela já está muito grande para esse vaso ou saquinho, é hora de plantar tangerina na terra ou vaso.

5

Prepare um pedaço de terra com espaço ao redor e no mínimo 50 cm² de área e um buraco também com pelo menos meio metro de profundidade. O ideal é que essa terra já esteja nutrida com esterco ou adubo.

6

Com delicadeza, corte a embalagem que envolve a sua muda, ou retire-a do recipiente, sempre com muito cuidado para não cortar nem danificar as raízes, e transfira para o buraco. Se faltar terra, complete até igualar a superfície.

7

Após plantar tangerina na terra, regue-a. Essa rega deve ser realizada pelo menos duas vezes por semana. A quantidade de água ideal é quando a terra estiver úmida.

8

Conforme a planta for crescendo você pode remover os galhos maiores. A árvore de mexerica pode começar a produzir frutos a partir dos 2 anos de idade e essa produção deve ir aumentando com o passar dos anos até os 20 anos, mais ou menos. Colha as frutas somente quando elas já estiverem maduras.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar tangerina, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Leve em conta que o processo de plantar tangerina a partir da semente leva muito mais tempo do que já comprar a muda pronta. Se você é ansioso por resultados o quanto antes, adquira uma muda já desenvolvida e replante-a
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como plantar tangerina

O que lhe pareceu o artigo?

Como plantar tangerina
1 de 2
Como plantar tangerina