Partilhar
Partilhar em:

Como plantar jaca

Como plantar jaca

A jaqueira, também conhecida como Fruta-pão, é uma árvore de fruto tropical cuja fruta é conhecida como jaca. A fruta da jaqueira é conhecida pelo seu tamanho notável, e a planta cresce facilmente e resiste a pragar, secas e temperaturas altas. Por ser rica em nutrientes, a jaca tem vindo a ganhar popularidade e a sua árvore produz até 100 frutos por ano, que variam entre 3 e uns incríveis 37 quilos! Ela pode ser usada para produzir polpa congelada, suco, sorvete, licores, doces em calda, geleias, entre outros produtos.

A época deste fruto facilmente adaptado ao clima brasileiro é entre Dezembro e Abril. Se você gostaria de ter jaca em casa e beneficiar da sua riqueza em vitaminas e minerais, confira como plantar jaca nesse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Passos a seguir:
1

Antes de plantar jaca, você deve decidir se quer fazer um plantio de sementes ou se prefere comprar o pé em um viveirista ou em uma loja de produtos agropecuários. Caso opte pelas sementes, prefira escolher sementes de frutos que tenham origem em jaqueiras vigorosas, precoces e sadias.

Se optar pelo pé de jaca, o preço vai depender do tamanho, variando entre 5 e 15 reais. O ideal é plantar mais do que uma variedade de jaqueiras no pomar para garantir uma produção mais eficaz.

2

O próximo passo é escolher o local onde vai plantar a jaqueira. A árvore prefere ambientes quentes e úmidos, mas tem uma boa produção em locais com outras características como climas subtropicais e semiáridos, quando é instalado um sistema de irrigação. São recomendadas 2 a 3 plantas em pomares domésticos.

O cultivo da planta deve dar-se em dias com muito sol, chuvas bem distribuídas e uma temperatura média de 25 º C. Se for plantada em locais com temperaturas elevadas, a semente da jaqueira pode até germinar espontaneamente.

3

A melhor época para plantar a jaqueira é o início da estação das águas. A planta prefere solos drenados, profundos e férteis, como o tipo areno-argiloso (sem possibilidade de encharcamentos) com pH de 0 a 0.5.

4

Para fazer o transplantio, deve colocar a muda em sacos pretos individuais com medidas de 30 x 20 centímetros preenchidos com uma mistura de terra areno-argilosa (ou, se preferir, 3/4 de terra de mata com 1/4 de esterco de curral. Quando atingirem os 5 centímetros de altura, é hora de desbastar as mudas para garantir que ficam mais fortes. Só quando as jacas atingirem os 20 centímetros de altura é que devem ser transplantadas para o seu ambiente definitivo.

Dica: Acesse esse artigo e descubra como fazer adubo natural.

5

Para plantar jaca, é necessário abrir as covas dois meses antes do plantio, com medidas de 50 x 50 x 50 centímetros (ou 60 x 60 x 60). Use folhas de palmeiras para cobrir 50 % da área de cultivo, uma vez que as mudas necessitam de sombra parcial no começo do plantio. À medida que as jaqueiras vão crescendo, a incidência de luz no terreno ganha mais espaço.

6

Apesar de ser uma árvore muito resistente, a jaqueira pode ser atacada por besouro-do-furto, cochonilha, arlequim-da-mata e abelha-cachorro. Tenha também atenção para problemas como a podridão parda e antracnose.

7

Antes de plantar jaca, tenha em conta que a frutificação só ocorre entre 3 e 5 anos após a sua implantação (normalmente). Você saberá que o momento de colher as jacas chegou assim que as frutas liberarem um perfume bem acentuado, o que acontecerá 180 a 200 dias após o florescimento. Para garantir que as frutas estão maduras, pressione a casca. Ela deve estar firme e com saliências amarelas e destacadas! Para conferir mais dicas, confira esse artigo e descubra como saber quando a jaca está madura.

8

A árvore pode chegar a atingir os 20 metros altura e a sua longevidade pode ultrapassar os 80 anos! Agora que já sabe como plantar jaca e beneficiar das suas propriedades, confira outras frutas para plantar num pomar!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar jaca, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como plantar jaca

O que lhe pareceu o artigo?

Como plantar jaca
1 de 3
Como plantar jaca