Partilhar

Como plantar graviola

Como plantar graviola
Fonte: panoramio.com

A graviola é uma planta considerada medicinal, dado que seus frutos contêm muitos benefícios e suas folhas podem ser usadas para fazer chá com propriedades também muito positivas para o organismo. Por estas razões será boa ideia aprender como plantar graviola, de forma a ter à sua disposição esta árvore tão especial, que frutifica ao longo de todo o ano. Continue lendo este artigo umComo.com.br e consiga úteis dicas para plantar graviola!

Também lhe pode interessar: Como plantar Kiwi
Passos a seguir:
1

Originária das Antilhas, a graviola se dá melhor em baixas altitudes, climas úmidos e não é muito exigente relativamente ao tipo de terreno, se devendo, em todo o caso, preferir os profundos e de textura leve.

2

Sendo que a árvore pode crescer ente 4 a 6 metros de altura, você deverá preparar uma área de cerca de 25 m2 para cultivar esta planta, que gosta também de exposição solar direta.

3

A propagação da graviola se dá através das suas sementes. Para isso extraia algumas dos frutos maduros (prefira a graviola morada e a graviola crioula), lave-as e coloque-as a secar à sombra durante 3 a 4 dias. Faça isso na primavera.

Fonte: sentidosgastronomicos.blogspot.pt
4

Prepare um saco de de plástico com dimensões de 25 a 30 cm de profundidade por 15 ou 18 de diâmetro e coloque nele 3 partes de substrato composto de terra fértil para 1 parte de esterco bem curtido.

5

Insira 3 a 4 sementes nessa mistura orgânica, na profundidade de 2 a 3 cm, e enterre o saco na terra, em um buraco com cerca de 1 metro de profundidade.

6

Regue as sementes 1 a 2 vezes ao dia, de forma a deixar o substrato úmido e não encharcado. Ao fim de 20 a 30 dias, se observará a germinação.

Fonte: graviola.es
7

Quando as plantinhas de graviola atingirem 10 a 15 cm de altura, se procede à desbastação, deixando apenas a mais vigorosa.

8

Com 30 a 40 cm de altura, a graviola estará pronta para o plantio definitivo e se aconselha que esteja atento à proliferação de pragas, que podem ser tratadas com malatiom 50 CE e oxicloreto de cobre 50 PM, em pulverizações 2 de em 2 semanas.

Fonte: plantei.com.br
9

Após 12 meses da sementeira, é provável que a graviola comece originando florescência, a qual deve ser eliminada para preservar o vigor da planta por mais tempo.

10

Frutos poderão ser colhidos em 3 a 4 anos após a sementeira, desde que a árvore esteja livre de fungos ou pragas e a polinização se tenha realizado devidamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar graviola, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar graviola

108 comentários
José Aparecido Soares
queria mais detalhes de como cultivar a muda enxertada de graviola?
martins
a graviola se da em pais frio?, mais propriamente em portugal obrigado
Andreia Aita
Olá, tenho interesse em adquirir uma muda de graviola,como faço?Como nos comentários anteriores tenho a mesma dúvida . É preciso ter quantos pés da fruta p que produzam?
Deoclides f. Daltoé
Abacaxi: plantar sua coroa: frutifica? Em qto tempo? Abraços
Antonio Pádua
Estão de parabéns as pessoas que estudam e repassam como fazer mudas em geral. É uma maneira de melhorar a natureza e a qualidade de vida
Marcelo Tessarolo Salaroli
Muito bom o texto ... Claro ,objetivo e direto. Pena a graviola demorar tanto para frutificar... Vou plantar mesmo assim... Pelo menos cem pés. Vamos ver no que vai dar
antoniomarinho
Gostei muito
Utalino Lyvingston Pinto de Jesus
Onde e como posso encontrar as semente para as comprar, e também gostaria de saber o preço caso seja via CTT. O fruto desta planta é muito parecido com a anona. será família da Graviola? saudações cordeais.
Dolores lameirao kunzi
minhas arvores de graviola dao bastante flores , mas quando chega a um ponto a flor da um bicho ou simplesmente c seca e cai, nunca deu fruto , o que fazer.
Marcelo Tessarolo Salaroli
Tratamento com fungicida... Procure um orgânico como o coloidal (nitrato de prata) por exemplo..
A sua avaliação:
Guaracy
A graviola é uma fruta q serve até contra o câncer .

Como plantar graviola
Fonte: panoramio.com
Fonte: graviola.es
Fonte: plantei.com.br
1 de 4
Como plantar graviola
Voltar ao topo da página