Partilhar
Partilhar em:

Como plantar graviola

Como plantar graviola
Fonte: panoramio.com

A graviola é uma planta considerada medicinal, dado que seus frutos contêm muitos benefícios e suas folhas podem ser usadas para fazer chá com propriedades também muito positivas para o organismo. Por estas razões será boa ideia aprender como plantar graviola, de forma a ter à sua disposição esta árvore tão especial, que frutifica ao longo de todo o ano. Continue lendo este artigo umComo.com.br e consiga úteis dicas para plantar graviola!

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Passos a seguir:
1

Originária das Antilhas, a graviola se dá melhor em baixas altitudes, climas úmidos e não é muito exigente relativamente ao tipo de terreno, se devendo, em todo o caso, preferir os profundos e de textura leve.

2

Sendo que a árvore pode crescer ente 4 a 6 metros de altura, você deverá preparar uma área de cerca de 25 m2 para cultivar esta planta, que gosta também de exposição solar direta.

3

A propagação da graviola se dá através das suas sementes. Para isso extraia algumas dos frutos maduros (prefira a graviola morada e a graviola crioula), lave-as e coloque-as a secar à sombra durante 3 a 4 dias. Faça isso na primavera.

Fonte: sentidosgastronomicos.blogspot.pt
4

Prepare um saco de de plástico com dimensões de 25 a 30 cm de profundidade por 15 ou 18 de diâmetro e coloque nele 3 partes de substrato composto de terra fértil para 1 parte de esterco bem curtido.

5

Insira 3 a 4 sementes nessa mistura orgânica, na profundidade de 2 a 3 cm, e enterre o saco na terra, em um buraco com cerca de 1 metro de profundidade.

6

Regue as sementes 1 a 2 vezes ao dia, de forma a deixar o substrato úmido e não encharcado. Ao fim de 20 a 30 dias, se observará a germinação.

Fonte: graviola.es
7

Quando as plantinhas de graviola atingirem 10 a 15 cm de altura, se procede à desbastação, deixando apenas a mais vigorosa.

8

Com 30 a 40 cm de altura, a graviola estará pronta para o plantio definitivo e se aconselha que esteja atento à proliferação de pragas, que podem ser tratadas com malatiom 50 CE e oxicloreto de cobre 50 PM, em pulverizações 2 de em 2 semanas.

Fonte: plantei.com.br
9

Após 12 meses da sementeira, é provável que a graviola comece originando florescência, a qual deve ser eliminada para preservar o vigor da planta por mais tempo.

10

Frutos poderão ser colhidos em 3 a 4 anos após a sementeira, desde que a árvore esteja livre de fungos ou pragas e a polinização se tenha realizado devidamente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar graviola, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (72)

Escrever comentário sobre Como plantar graviola

72 comentários
Dolores lameirao kunzi
minhas arvores de graviola dao bastante flores , mas quando chega a um ponto a flor da um bicho ou simplesmente c seca e cai, nunca deu fruto , o que fazer.
A sua avaliação:
Guaracy
A graviola é uma fruta q serve até contra o câncer .
ELISA DOROTEA KIRSTEN
PRECISA DE =2=PÉS PRA DAR FRUTAS ?? OBRIGADA GOSTEI DO ARTIGO MAIS FICOU ESSA DÚVIDA
Manoel Azevedo
tenho plantiu de graviola, as mesmas floresce mas apretam as flores e caem, as vezes crescem até 5cm, mas ficam pretas e caem, o que devo fazer.
nivia aparecida
moro no interor de goias eu posso plantar normamente a graviola?
fabio chiquieri
A graviola precisa de 2 árvores para ter polinização cruzada ou com 1 árvore só terei frutos?
Luciano
Boa noite Minha muda de graviola parece estar doente... Sai uma camada de substância marrom por baixo da folha, depois começa uma mancha que traspassa a folha, primeiro marrom, depois vai ficando preta e furando a folha... Já perguntei, já pesquisei na internet e ninguém sabe do que se trata... Alguém pode ajudar? O mais perto que encontrei disso foi a descrição sobre um fungo que ataca a Lichia e se apresenta e age desta forma, porém o texto dizia que não tinha solução, que só restaria sacrificar a planta.... Ocorre que a muda de acerola também está apresentando problema semelhante. Peço a gentileza de instruir-me como resolver o problema.
Eduardo
olá. estou com umas 6 sementes germinadas em uma garrafa pet com 10cm de altura. queria saber como fazer para trabsplantar essas mudinhas. obrigado.
candida miranda
Por favor podem dizer-me como e onde comprar sementes de graviola e de goiaba? Vivo na zona centro de Portugal com bom clima para esta duas arvores e gostava de plantar mas não encontro no meu País
silvia
Boa tarde. Gostaria de saber qual é a diferença entre a Graviola e a anona da Madeira??? Agradecida pela resposta...

Como plantar graviola
Fonte: panoramio.com
Fonte: graviola.es
Fonte: plantei.com.br
1 de 4
Como plantar graviola