Cultivo de frutas

Como plantar graviola

Como plantar graviola

A graviola, de nome científico Annona muricata L., é uma planta considerada medicinal, dado que seus frutos contêm muitos benefícios e suas folhas podem ser usadas para fazer chá com propriedades também muito positivas para o organismo[1]. Além das vantagens trazidas pelas propriedades da planta, os frutos da graviola são bastante saborosos e podem servir de alimento tanto em sua forma nautral como através de receitas e sucos.

Por estas razões será boa ideia aprender como plantar graviola, de forma a ter à sua disposição esta árvore tão especial, que frutifica ao longo de todo o ano. Continue lendo este artigo do umCOMO e consiga úteis dicas para plantar graviola!

Também lhe pode interessar: Como plantar Kiwi

Índice

  1. O pé-de-graviola
  2. Como plantar graviola
  3. Solo e adubo
  4. Sol
  5. Pragas no pé-de-graviola

O pé-de-graviola

Originária das Antilhas[2], a graviola se dá melhor em baixas altitudes, climas úmidos e não é muito exigente relativamente ao tipo de terreno, se devendo, em todo o caso, preferir os profundos e de textura leve. Em razão do clima do qual é originária, a graviola é uma planta facilmente cultivada no Brasil e em outros países de clima tropical e subtropical, sendo também conhecida pelos nomes jaca de pobre, jaca do Pará, coração-de-rainha e araticum manso[1].

A árvore da graviola pode crescer até 6 metros de altura, sendo considerada uma árvore de pequeno porte e produzindo frutos durante o ano todo[2]. Além dos frutos, o pé de graviola também é responsável por flores aromáticas e floras bastante verdes[3].

Para aprender mais sobre a planta, veja também quais são os benefícios da graviola.

Como plantar graviola - O pé-de-graviola

Como plantar graviola

Se você nunca fez esse tipo de plantio e quer saber como plantar graviola, não se preocupe pois o processo não é dos mais difíceis de se realizar. Aqui explicaremos como usar o caroço da graviola, sendo assim, prepare as sementes e mãos à obra seguindo as dicas abaixo.

A propagação da graviola se dá através das suas sementes. Para isso extraia algumas dos frutos maduros (prefira a graviola morada e a graviola crioula), lave-as e coloque-as a secar à sombra durante 3 a 4 dias. Faça isso na primavera. Você deverá preparar uma área de cerca de 25m2 para cultivar esta planta.

  1. Para plantas a graviola, prepare um saco de de plástico com dimensões de 25 a 30 centímetros de profundidade por 15 ou 18 de diâmetro e coloque nele 3 partes de substrato composto de terra fértil para 1 parte de esterco bem curtido. Se você quer saber como plantar muda de graviola em vaso, substitua o saco pelo vaso, entretanto, tome cuidado para não deixar a planta crescer mais do que deve antes de ser transplantada para o solo.
  2. Insira 3 a 4 sementes nessa mistura orgânica, na profundidade de 2 a 3 cm, e enterre o saco na terra, em um buraco com cerca de 1 metro de profundidade. Regue as sementes 1 a 2 vezes ao dia, de forma a deixar o substrato úmido e não encharcado. Ao fim de 20 a 30 dias, se observará a germinação.

Se você se pergunta qual a época de podar graviola, saiba que quando as plantinhas de graviola atingirem 10 a 15 cm de altura, se procede à desbastação, deixando apenas a mais vigorosa.

Após 12 meses da sementeira, é provável que a graviola comece originando florescência, a qual deve ser eliminada para preservar o vigor da planta por mais tempo.

Frutos poderão ser colhidos em 3 a 4 anos após a sementeira, desde que a árvore esteja livre de fungos ou pragas e a polinização se tenha realizado devidamente.

Se você prefere utilizar outra técnica e quer saber como plantar graviola por estaquia, veja também como fazer estaquia e siga o passo a passo adequado.

Solo e adubo

Por ser uma planta muito disseminada naturalmente em diversas regiões de clima tropical[3], a graviola não exige grandes cuidados em relação ao solo onde será plantada, entretanto, devemos tomar sempre cuidado para não colocarmos o pé de graviola em vaso ou no chão em solo pobre em minerais.

Os primeiros elementos que comporão o solo e com os quais devemos nos preocupar são o nitrogênio, potássio e potásio, afinal, a ausência dos minerais citados pode causar redução no número e crescimento das folhas, além de uma tonalidade amarelada e pouco saudável[4]. Para compensar a falta desses minerais, você pode adquirir adubos comuns do tipo NPK 20-20-20, além disso, de você prefere fazer seu próprio adubo, uma boa dica é utilizar uma mistura de calcário, superfosfato triplo e esterco[5].

Se você quer saber como fazer a graviola dar frutos, preste bastante atenção às dicas acima relacionadas à adubação da terra pois a qualidade do solo da graviola será essencial para que a planta condira produzir frutos em grande quantidade e qualidade.

Como plantar graviola - Solo e adubo
Imagem: graviola.es

Sol

Por ser uma planta de origem tropical, a graviola gosta de bastante sol e deve ser planta em local aberto e que receba quantidade considerável de luz natural durante o dia.

Apesar da graviola crescer até 6 metros e conseguir atingir uma altura que a permite receber maior quantidade de luz em relação a plantas menores, tome cuidado durante sua fase de crescimento para que a árvore não seja coberta por sombras de forma e acabar sem sol.

Como plantar graviola - Sol

Pragas no pé-de-graviola

Com 30 a 40 cm de altura, a graviola estará pronta para o plantio definitivo e se aconselha que esteja atento à proliferação de pragas, que podem ser tratadas com malato 50 CE e oxicloreto de cobre 50 PM, em pulverizações 2 de em 2 semanas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar graviola, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. BENTO E. B.; MONTEIRO, A. B.; LEMONS, I. C. S.; BRITO JUNIOR, F. E. de; OLIVEIRA, D. R. de; MENEZES, I. R. A. de; KERNYOPF, M. R. Estudo etnofarmacológico comparativo na região do Araripe da Annona muricata L. (Graviola). Revista Cubana de Plantas Medicinales, Vol. 21, Nº 1, pp. 9-19, 2016. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/pla/v21n1/pla02116.pdf. Acesso em: 25/07/2020.
  2. NUNES, A.; BARCIELLA, A. P.; NOGUEIRA, F.; MODENEZI, G. Graviola. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4441612/mod_folder/content/0/GRAVIOLA%20%281%29%20%281%29.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 24/07/2020.
  3. SCHELDEMAN, X. Distribution and potential of cherimoya (Annona cherimola Mill.) and highland papayas (Vasconcellea Spp.) in Ecuador. Faculdade de Engenharia de Biociências, Universidade de Gante, Gante, 2001. Disponível em: http://www.tropicallab.ugent.be/xavierphd.pdf. Acesso em: 25/07/2020.
  4. VIÉGAS, I. de J. M.; FRAZÃO, D. A. C. Graviola: Nutrição, calagem e adubação. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Belém, 2004. Disponível em: http://www.almanaquedocampo.com.br/imagens/files/Nutri%C3%A7%C3%A3o%20Calagem%20e%20Aduba%C3%A7%C3%A3o%20da%20Gravioleira.pdf. Acesso em: 25/07/2020.
  5. MELÉM JUNIOR, N. J.; SEGOVIA, J. F. O. Como plantar graviola. Centro de Pesquisa Agroflorestal do Amapá, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1996. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/98179/1/CPAF-AP-1996-Plantar-graviola.pdf. Acesso em: 25/07/2020
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
127 comentários
A sua avaliação:
Eucilane
Estou plantando graviola tenho 35 pés de um metro eu já adubei e agora todas começaram a parece cm uns fungos brancos e as pontas das folhas como se tivesse queimadas o eu faço para não perder elas.
A sua avaliação:
NICOMEDES DE LAET
Tenho um pé de uns 8-10 metros de altura e está cheia de uns cascões pretos e as frutas ficam cheias de umas coisas brancas e cai prematuramente. Com combater essas coisas?
A sua avaliação:
Alicia Rita Frechou
Tenho um pé da graviola de uns 20cm,devo transplantarlo ya,a terra num lugar definitivo?
A sua avaliação:
GILBERTO CHOMOLA
PEÇO UMA INSTRUCAO DE COMO PREPARAR O CHA DE GRAVIOLA E COMO USAR, METODOS
Nicomedes de Laet
São 5 fls(verdes ou secas) com uns galhinhos e ponha para ferver em um litro de água até ficar pela metade e tomar uma por 2Xdia.Tudo de bombom.
A sua avaliação:
luciane maria dos santos
gostei muito das informações. Pois minhas curiosidades surgiram agora
A sua avaliação:
Marcelle Caetano Ferreira
Como cuidar da minha graviola pra que de frutus bons
Paulo
Marcelita, no youtube ha várias informações para um bom cultivo da graviola.
Maria do perpétuo Socorro
Tenho 5pé de graviola ja tá de 5 a 6 anos todos ano bota graviola poucos São boas e outras São enferrujadas e não presta pra consumi e o que devo fazer
Mauro Conceição Palheta
Estou preparando um terreno para plantar de graviola, preciso de orientações!
michael roque alves
pés devem ser enxertados
Sydney Roza
gostaria de saber que tipo de terra, quando molhar, tipos de doenças,quais medicamentos,.Na realidade preciso de folhas verdes e frescas.Sedevo comprar mais alguns pes ou usar a propria semente. Desde ja agradeço se puderem me ajudar. Abçs. Sydney Roza
A sua avaliação:
Paulo Damas
Boa tarde Precisa de 2 pés de Graviola, para dar frutos ou não ??
Oque preciso fazer para as graviolas crescerem mais no que tenho plantado ??Paulo Damas

Othon Carvalho
quero saber mais sobre a plantação da graviola peço, aos senhores maiores informações grato...
Joaquim Moreira de Menezes
Tenho um pé de graviola já a mais ou menos 5 anos e ate agora s´produziu dois frutos, gostaria de saber como e que que faço para que ela possa produzir normalmente, a plante fica no jardim.
Marlúcio
a planta recebe sol direto ? se sim, faça um rego a 10 cm do tronco, com largura e profundidade também de 10 cm ( em torno de todo o pé ) Dentro deste rego espalhe uma colher de FORT FRUIT, SE compra em casas agrícolas. Acrescente também materia organica como casca de legumes e frutas. Feito isto, volte parte da terra retirada e comprima o rego cavado. Regue bastante. IMPORTANTE, faaça este processo ao final da tarde, bem ao por sol mesmo pois o hormonio fort fruit nao deve ser usado ao sol. A cada 15 dias, repita a aplicação do fort fruit, como se o rego estivesse aberto
jurandir tavares ribeiro
boa noite é bom lembrar que a gravioleira naõ precisa crescer muito , para isso dever podar a mesma anualmente entre agosto e setembro todos os anos poda esse sem dó cortando todas as pontas dos galhos
José Aparecido Soares
queria mais detalhes de como cultivar a muda enxertada de graviola?
martins
a graviola se da em pais frio?, mais propriamente em portugal obrigado
Paulo
Estou semeando graviola em vasos no Canadá. O Clima de Portugal é melhor....
Andreia Aita
Olá, tenho interesse em adquirir uma muda de graviola,como faço?Como nos comentários anteriores tenho a mesma dúvida . É preciso ter quantos pés da fruta p que produzam?
Paulo
Compre uma graviola e retire as sementes e plante.
Deoclides f. Daltoé
Abacaxi: plantar sua coroa: frutifica? Em qto tempo? Abraços
Antonio Pádua
Estão de parabéns as pessoas que estudam e repassam como fazer mudas em geral. É uma maneira de melhorar a natureza e a qualidade de vida
Marcelo Tessarolo Salaroli
Muito bom o texto ... Claro ,objetivo e direto. Pena a graviola demorar tanto para frutificar... Vou plantar mesmo assim... Pelo menos cem pés. Vamos ver no que vai dar
antoniomarinho
Gostei muito
Utalino Lyvingston Pinto de Jesus
Onde e como posso encontrar as semente para as comprar, e também gostaria de saber o preço caso seja via CTT. O fruto desta planta é muito parecido com a anona. será família da Graviola? saudações cordeais.
Imagem: graviola.es
1 de 4
Como plantar graviola