Partilhar
Partilhar em:

Como plantar graviola

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (435 votos)
65 comentários
167 vezes partilhado
 
Como plantar graviola
Fonte: panoramio.com

A graviola é uma planta considerada medicinal, dado que seus frutos contêm muitos benefícios e suas folhas podem ser usadas para fazer chá com propriedades também muito positivas para o organismo. Por estas razões será boa ideia aprender como plantar graviola, de forma a ter à sua disposição esta árvore tão especial, que frutifica ao longo de todo o ano. Continue lendo este artigo umComo.com.br e consiga úteis dicas para plantar graviola!

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Instruções:
1

Originária das Antilhas, a graviola se dá melhor em baixas altitudes, climas úmidos e não é muito exigente relativamente ao tipo de terreno, se devendo, em todo o caso, preferir os profundos e de textura leve.

2

Sendo que a árvore pode crescer ente 4 a 6 metros de altura, você deverá preparar uma área de cerca de 25 m2 para cultivar esta planta, que gosta também de exposição solar direta.

3

A propagação da graviola se dá através das suas sementes. Para isso extraia algumas dos frutos maduros (prefira a graviola morada e a graviola crioula), lave-as e coloque-as a secar à sombra durante 3 a 4 dias. Faça isso na primavera.

Fonte: sentidosgastronomicos.blogspot.pt
4

Prepare um saco de de plástico com dimensões de 25 a 30 cm de profundidade por 15 ou 18 de diâmetro e coloque nele 3 partes de substrato composto de terra fértil para 1 parte de esterco bem curtido.

5

Insira 3 a 4 sementes nessa mistura orgânica, na profundidade de 2 a 3 cm, e enterre o saco na terra, em um buraco com cerca de 1 metro de profundidade.

6

Regue as sementes 1 a 2 vezes ao dia, de forma a deixar o substrato úmido e não encharcado. Ao fim de 20 a 30 dias, se observará a germinação.

Fonte: graviola.es
7

Quando as plantinhas de graviola atingirem 10 a 15 cm de altura, se procede à desbastação, deixando apenas a mais vigorosa.

8

Com 30 a 40 cm de altura, a graviola estará pronta para o plantio definitivo e se aconselha que esteja atento à proliferação de pragas, que podem ser tratadas com malatiom 50 CE e oxicloreto de cobre 50 PM, em pulverizações 2 de em 2 semanas.

Fonte: plantei.com.br
9

Após 12 meses da sementeira, é provável que a graviola comece originando florescência, a qual deve ser eliminada para preservar o vigor da planta por mais tempo.

10

Frutos poderão ser colhidos em 3 a 4 anos após a sementeira, desde que a árvore esteja livre de fungos ou pragas e a polinização se tenha realizado devidamente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar graviola, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (65)

Escrever comentário sobre Como plantar graviola

65 comentários
candida miranda
Por favor podem dizer-me como e onde comprar sementes de graviola e de goiaba? Vivo na zona centro de Portugal com bom clima para esta duas arvores e gostava de plantar mas não encontro no meu País
silvia
Boa tarde. Gostaria de saber qual é a diferença entre a Graviola e a anona da Madeira??? Agradecida pela resposta...
A sua avaliação:
jurandir augusto alves
Desejo receber mais informações / orientação a respeito do plantio de graviola. estou iniciando um plantio das mesmas visando consumo interno e comercialização do excedente. Um abraço , Jurandir Alves
fidelis
nao entendi o iem 5
Djalma Jose de Paiva
Tenho duas mudas de graviola doadas por um amigo uma tem 48 centimetros ja plantei no terreno do quintal e outra tem 130centimetros esta no balde grande plastico estou receoso de colocar neste tereno e o tipo da semente se foi de uma fruta de boa qualidade fiquei bem quando assisti o globo rural 5/3/2017 tenho duas mudas de graviola doadas por um amigo uma tem 48 centimetros e a outra 130 centimetros quero plantar no terreno do quintal mas fico receoso porque e um barro que nao conheço fiquei bem informado quando assisti o globo rural 5/2/2017
A sua avaliação:
jose da costa e silva
quero plantar uma graviola,mas não sei onde a adquirir . recentemente semeei algumas pevides em estufa ,mas ainda não germinaram. quanto tempo é a germinacao desta planta?
Editor umComo.com.br
Oi Jose! Você pode extrair as sementes diretamente de frutos maduros. A germinação ocorre ao fim de 20 a 30 dias. Obrigada pelo comentário e boas plantações :)
Elaine
Tenho um pé de graviola adulto. Uns cinco anos ou mais. Apesar de dar muitas flores deu apenas uns quatro frutos e somente um vingou pesando mais de cinco quilos. Porém esses frutos se deram por polinização manual feita por mim. Pois li que precisa de um determinado besouro para realizar a polinização e acho que não tenho por aqui. É isso mesmo? Obrigada.
A sua avaliação:
Jose Diniz das Neves
Devo fazer poda de formação na árvore de Graviola?
Editor umComo.com.br
Oi Jose! Sim, você deve fazer a poda de formação quando a planta chegar a 60 ou 80 centímetros de altura. Desta forma, conseguirá que os ramos laterais sejam estimulados. Obrigada pelo seu comentário e boas plantações ;)
A sua avaliação:
Claudio Tolomini
Boa tarde! Tenho 3 mudas pequenas de graviola em vasos na varanda, como faço para cultiva-lás? Obrigado.
A sua avaliação:
Emilia Isabel Soares
Quero muito ter uma árvore de graviola mas não sei onde adquirir aqui em Portugal. Podem dar-me informação?
Obrigada.
arlindo
A Graviola (Anononeira) encontra em cooperativas agrícolas.

Como plantar graviola
Fonte: panoramio.com
Fonte: graviola.es
Fonte: plantei.com.br
1 de 4
Como plantar graviola