Partilhar
Partilhar em:

Como plantar graviola

Passo a passo
Avaliação: 4,9 (432 votos)
57 comentários
167 vezes partilhado
 
Como plantar graviola
Fonte: panoramio.com

A graviola é uma planta considerada medicinal, dado que seus frutos contêm muitos benefícios e suas folhas podem ser usadas para fazer chá com propriedades também muito positivas para o organismo. Por estas razões será boa ideia aprender como plantar graviola, de forma a ter à sua disposição esta árvore tão especial, que frutifica ao longo de todo o ano. Continue lendo este artigo umComo.com.br e consiga úteis dicas para plantar graviola!

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
1

Originária das Antilhas, a graviola se dá melhor em baixas altitudes, climas úmidos e não é muito exigente relativamente ao tipo de terreno, se devendo, em todo o caso, preferir os profundos e de textura leve.

2

Sendo que a árvore pode crescer ente 4 a 6 metros de altura, você deverá preparar uma área de cerca de 25 m2 para cultivar esta planta, que gosta também de exposição solar direta.

3

A propagação da graviola se dá através das suas sementes. Para isso extraia algumas dos frutos maduros (prefira a graviola morada e a graviola crioula), lave-as e coloque-as a secar à sombra durante 3 a 4 dias. Faça isso na primavera.

Fonte: sentidosgastronomicos.blogspot.pt
4

Prepare um saco de de plástico com dimensões de 25 a 30 cm de profundidade por 15 ou 18 de diâmetro e coloque nele 3 partes de substrato composto de terra fértil para 1 parte de esterco bem curtido.

5

Insira 3 a 4 sementes nessa mistura orgânica, na profundidade de 2 a 3 cm, e enterre o saco na terra, em um buraco com cerca de 1 metro de profundidade.

6

Regue as sementes 1 a 2 vezes ao dia, de forma a deixar o substrato úmido e não encharcado. Ao fim de 20 a 30 dias, se observará a germinação.

Fonte: graviola.es
7

Quando as plantinhas de graviola atingirem 10 a 15 cm de altura, se procede à desbastação, deixando apenas a mais vigorosa.

8

Com 30 a 40 cm de altura, a graviola estará pronta para o plantio definitivo e se aconselha que esteja atento à proliferação de pragas, que podem ser tratadas com malatiom 50 CE e oxicloreto de cobre 50 PM, em pulverizações 2 de em 2 semanas.

Fonte: plantei.com.br
9

Após 12 meses da sementeira, é provável que a graviola comece originando florescência, a qual deve ser eliminada para preservar o vigor da planta por mais tempo.

10

Frutos poderão ser colhidos em 3 a 4 anos após a sementeira, desde que a árvore esteja livre de fungos ou pragas e a polinização se tenha realizado devidamente.

11

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como plantar graviola, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Relacionados
Comentários (57)

Escrever comentário sobre Como plantar graviola

Muito útil
57 comentários
Claudio Tolomini
Sua avaliação:
Boa tarde! Tenho 3 mudas pequenas de graviola em vasos na varanda, como faço para cultiva-lás? Obrigado.
Emilia Isabel Soares
Sua avaliação:
Quero muito ter uma árvore de graviola mas não sei onde adquirir aqui em Portugal. Podem dar-me informação?
Obrigada.
paulo
Sua avaliação:
qual o espaço de plantar a graviola ?
jose edilson batista de souza
Sua avaliação:
se agraviola pode ser enxertada
jessica
Sua avaliação:
tem que enterrar o saco com as sementes á 1 metro de profundidade??
marli locatte agostini
Sua avaliação:
como podar graviola.
Joaquim Martins
Sua avaliação:
Adorei o vosso artigo.
Editor umComo.com.br
Oi Joaquim! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
sergio a. bianchi
Sua avaliação:
Como eliminar a praga que ataca os frutos da graviola? Deixa o fruto do furo e esfarela. Sai de dentro do furo um mosquitinho. Grato pela atenção!
tanas ribeiro
Sua avaliação:
joguei umas sementes no meu canteiro é nasceu como cuidar agora?
gostei.porem,preciso mais informações.
Sua avaliação:
quantos dias leva para germinar
Editor umComo.com.br
Oi! Por norma, demora entre 20 a 30 dias a germinar. Obrigada pelo seu comentário e boas plantações :)

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Tratamentos de Pele
Nós de Gravatas
Jardinagem
Como plantar graviola
Fonte: panoramio.com
Fonte: graviola.es
Fonte: plantei.com.br
1 de 4
Como plantar graviola