Partilhar
Partilhar em:

Como plantar Kiwi

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (233 votos)
14 comentários
343 vezes partilhado
 
Como plantar Kiwi
Fonte: kajhspa.com

O kiwi é uma fruta de origem chinesa e bem típica em climas temperados, com o seu sabor característico (entre amargo, ácido e azedo ninguém sabe qual tem mais destaque) possui mais vitamina C que a laranja. O seu formato oval e achatado, além dos pequenos pelos marrons encontrados na casca são as características que chamam mais atenção, além da coloração verde da polpa da fruta.

A sua planta, o pé de kiwi pode chegar a mais de 10 metros de altura, robusta e altamente resistente à maioria das doenças que podem afetar as plantas, além da sua insensibilidade para temperaturas, podendo aguentar até os -15º. No Brasil, não é muito comum de ser encontrada, assim como o fruto que costuma ser caro, por conta disso, que tal plantar um pé de kiwi na sua casa? Não é difícil e com frutos tão saudáveis à sua disposição com certeza este não será um problema. Neste artigo, umComo te ensina como plantar kiwis.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma árvore de kiwi
Instruções:
1

A técnica para plantar kiwi mais utilizada é a estaquia, por ser mais fácil e apresentar resultados e frutos mais rápido perante às outras. A melhor época para realizar a estaquia é durante o fim do inverno ou começo da primavera e você pode usar substâncias que ajudam no enraizamento da estaca, compostos à base de ácido indol butríco (AIB), que possibilitarão mais chances de sucesso e com este composto podem ser utilizados até estacas de ramos podados de outros pés de kiwi.

Fonte: gojiberries.blogs.sapo.pt
2

Compre ou corte estacas próximas ao caule e que possuam 10 cm de comprimento. Ao comprar estas estacas você perceberá que elas ainda possuem folhas, geralmente duas que são amarradas à estaca, com cuidado. Caso você vá retirar um caule de uma árvore para replantar, faça dessa mesma forma.

3

Você precisará de uma árvore de kiwi fêmea e uma macho. É possível identificar qual o sexo desta planta só de observar, as do sexo masculino tem as folhas mais achatadas e com as pontas mais afiadas e o seu crescimento é notavelmente mais rigoroso em relação à fêmea e ela, por sua vez, possui estame nas flores.

Estames são aquela parte da flor que parecem com antenas, geralmente com um cabo verde e fino e uma ponta de outra coloração.

Fonte: junior.te.pt
4

Após passar as estacas no substrato enraizador, coloque em bandejas ou vasos pequenos e provisórios para que elas enraízem mais depressa, mantenha o substrato úmido durante este período mas sem encharcar demais.

5

Deixe as suas estacas protegidas do vento e do frio neste período de adaptação até que você possa notar gemas e brotos se desenvolvendo. Quando notar, significa que está na hora de realizar o transplante que agora pode ser para um vaso de plastico grande, preparado com compostos orgânicos, farinha de osso ou casca de ovo e uma pequena quantidade de areia.

Ou, se preferir você pode alocar a planta para o seu local definitivo.

Fonte: gojiberries.blogs.sapo.pt
6

Primeiramente planeie e procure um lugar onde possam ser plantados dois pés de kiwi, um macho e fêmea e estes devem ter distância de 1 a 1,5 metro e 30 cm de uma parede ou cerca.

Os pés de kiwi são trepadeiras e você deve apoiá-los em algum lugar, uma cerca é o ideal.

Para plantar em solo, você vai precisar cavar um buraco com largura equivalente a 150% da profundidade, ou seja, se cavar um buraco com 10 cm de profundidade, a largura terá que ter 15 cm.

O tamanho do buraco que deve ser cavado depende do tamanho do bloco ou torrão de terra em que ele se encontrava. Antes de alocar a planta, utilize as mesmas substâncias que foram usadas para o vaso provisório e misture com a terra de onde você pretende plantar o seu kiwi.

Fonte: ireceptar.cz
7

Outros fatos sobre o kiwi e o seu pé:

  • Geralmente os primeiros frutos podem ser vistos de 3 a 5 anos após o plantio, este tempo varia de acordo com o clima, se é temperado ou mais ameno o kiwi se desenvolve com mais facilidade, mesmo ele sendo tão resistente às mudanças de temperatura bruscas ou temperaturas muito baixas.
  • Aos -12º o fruto do kiwi congela (Imagina só, tirar um sorvete de kiwi do pé)
  • O fruto, após ser retirado do pé dura de 4 a 5 dias fora da geladeira.
  • O kiwi é uma das frutas com maior quantidade de vitamina C, ultrapassando a sua camarada, a laranja.
  • Pela grande quantidade de fibras ele ajuda na formação do bolo fecal, assim como a aveia, além de possuir grande capacidade de regular a pressão arterial, diminuir o stress e aumentar a capacidade de contração. (procurei pela substância responsável pelo aumento na concentração mas não encontrei, parece estar ligada às sementes do kiwi, que possuem uma boa quantidade de ômega-3 e ácidos graxos)
  • Existem outros benefícios mas espero que estes sejam suficientes para que você se acostume com a ideia de querer plantar um pé de kiwi em casa.

Veja também nosso artigos sobre como plantar outras árvores de fruto:

Fonte: canstockphoto.com.br
8

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar Kiwi, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (14)

Escrever comentário sobre Como plantar Kiwi

14 comentários
A sua avaliação:
jocelia pires de alcantara alcantara
ola boa tarde,uma duvida o kiwi nao pode ser plantado a semente?
A sua avaliação:
neide marcello guariente
moro no norte do paraná,clima seco e quente,terra roxa,não arenosa ,será que posso plantar kiwi?
A sua avaliação:
Luiz Sérgio Carvalho
Vou plantar o kivi aqui em casa.Já estou com as mudas(macho e femea)e o espaço que tenho aqui para ele desenvolver é +/- 10m2.Gostria de saber que tipo de viveiro devo fazer apoiá-lo.As mudas estão com 1,50 cm de altura,com ramos e folhas. Um abraço e obriado!
Editor umComo.com.br
Oi Luiz! O melhor método que pode utilizar é o da estacaria. Obrigada pelo seu comentário e boas plantações :)
A sua avaliação:
filomena
sempre tive curiosidade sobre o kiwi, fruta muito boa,comprei umas sementes pela internet , mas não sei como plantar?gostaria de saber como consigo uma muda desta fruta?
A sua avaliação:
José Gomes da Frota
Gostaria de saber a onde comprar mudas de kiwi. E se pode plantar no estado do Pará, com temperatura aproximadamente de 37 graus.
Antonia Lima
e o que eu queria saber se da para cultivar a planta no esta do do Pará?
A sua avaliação:
Vera Segismundo Guerra
Boa noite, plantei a semente de kiwi em caixinha de leite e elas brotaram agora coloquei num vaso , como que eu sei se é macho ou fêmea .
A sua avaliação:
Maximiano Alves
Gostava de saber se é preciso enxertar? gostei da forma como explicarão. Obrigado Maxalves
Editor umComo.com.br
Oi Maximiano! É preciso enxertar sim. Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Gilberto Cardim Oliveira
Gostei muito do seu artigo, quero manter contato sobre varias frutíferas. Só quero alertá-la que Kiwi NÃOé arvore, muito menos robusta; é Arbusto Escandente. De resto tudo OK. Obrigado
A sua avaliação:
Emira Adas
Tenho um pé de kiwi no meu sítio e ja faz uns 5 anos ou mais que só crescia porem não sabia que existia macho e femea. Veio um geada a poucos dias e acabou com ele o que devo fazer? tem jeito ?
A sua avaliação:
MARION FERREIRA CAMBOIM
GOSTEI MUITO
Editor umComo.com.br
Oi Marion! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Como plantar Kiwi
Fonte: kajhspa.com
Fonte: gojiberries.blogs.sapo.pt
Fonte: junior.te.pt
Fonte: gojiberries.blogs.sapo.pt
Fonte: ireceptar.cz
Fonte: canstockphoto.com.br
1 de 6
Como plantar Kiwi