Partilhar
Partilhar em:

Como plantar Mirtilo

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (107 votos)
14 comentários
31 vezes partilhado
 
Como plantar Mirtilo
Fonte: gojiberries.blogs.sapo.pt

Os mirtilos são frutos de cor silvestre excepcional nativa dos EUA e é colhida pelo homem há séculos. Antigamente ela era muito encontrada no Norte do continente americano mas hoje em dia podemos encontrá-la por toda a América e até Europa, pela capacidade de adaptação do arbusto a climas temperados.

O mirtilo é conhecido como 'fruta da longevidade' por que suas bagas são ricas em substâncias antioxidantes, fazendo do fruto um eficaz alimento no tratamento de alterações da visão, fortalecimento dos vasos capilares, prevenindo problemas linfáticos e inflamatórios no geral. Neste artigo, umComo te ensina como plantar mirtilo.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Instruções:
1

O mirtilo é uma planta arbustiva, porém, pode alcançar uma altura de 2 até 3 metros. Verifique se você possui espaço suficiente para cultivar mirtilo. O arbusto é resistente e se adapta bem a climas temperados, ou seja, nem muito quente, nem muito frio.

2

O mirtilo, de preferência, deve ficar protegido de ventos e geadas. Se adapta bem a grandes quantidades de luz solar e se desenvolve muito bem dessa forma. Evite solos argilosos, ela se desenvolve muito melhor em solos semi-arenosos e com boa drenagem, suas raízes não são muito longas o que faz com que ele se adapte bem à boa fluidez da terra.

Fonte: custojusto.pt
3

Ao contrário da maioria das outras plantas frutíferas o mirtilo necessita de um solo pouco ácido, com PH entre 5,5 e 4,5 o que provavelmente exigirá ser plantado num vaso separado das outras plantas de seu jardim.

4

Após a plantação você pode colocar uma camada de palha ao redor do caule do arbusto, desta forma você reduz a variação de temperatura, reduz o crescimento de ervas daninhas que roubam os nutrientes da sua planta e conserva melhor a umidade do solo.

5

O mirtilo deve ser regado regularmente durante todo o seu período de crescimento, enquanto ele dura você deve manter o solo úmido, porém, não encharcado.

Se você mora numa região onde chove com frequência saiba que esta pode ser uma vantagem, a água da chuva é ideal para regar o seu mirtilo.

6

Os mirtilos recém plantados não costumam apresentar frutos nos dois primeiros anos depois da plantação. Durante esse período é importante que você cuide de seu desenvolvimento, para quando chegar a época de frutificação a sua planta já se encontre bem desenvolvida e com muitos galhos e ramos.

Para isso, nos dois primeiros anos você deve remover todas as flores da sua planta. A planta gasta muita energia para produzir essas flores sendo que elas não darão frutos, ou ao menos, não muitos. Repita esse processo nas duas primeiras primaveras para que em seu terceiro ano a planta apresente muitos frutos.

7

E para a colheita, certifique-se de que irá colher somente os frutos que estão completamente maduros, que nascem em aglomerados de 5 à 8 bagas e já se encontram totalmente em sua cor natural azul.

Fonte: livestrong.com
8

Confira outros artigos em nosso site sobre:

Se gostou ou não gostou, tem alguma dúvida ou sugestão, comente e nos dê a sua opinião.

9

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar Mirtilo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (14)

Escrever comentário sobre Como plantar Mirtilo

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
António Carreto
Agradeço a informação, mas recomendo, que ao fazer qualquer tipo de cobertura do solo, "paillage" tenha atenção à presença de roedores, sobretudo o bicho conta, murganho, que protegido costuma roer a casca do mirtilo ao nível do colo, provocando a sua morte. É vulgar tb a utilização da casca de pinheiro, que além deste, traz ainda outras desvantagens, acidifica demasiado o solo(pH 3 a 4) e pode ser hospedeira de diversas pragas, que pode transmitir à cultura.
dorival avila
parabéns pelos ensinamentos. onde encontra sementes de mirtilo?

Editor umComo.com.br
Oi Dorival! Você pode encontrar sementes de mirtilo à venda em sites na internet ou em lojas de especializadas ou de jardinagem. Obrigado pelo seu comentário!
Carreto
O mirtileiro deve adquirir-se em viveiros certificados e a planta deve estar bem enraizada e saudável. Desconfie sempre que o envasado traz casca de pinho.
A sua avaliação:
Maria
onde encontro a muda de mirtilo
A sua avaliação:
neide marcello guariente
como faço para conseguir mudas de mirtilo?
A sua avaliação:
arilto etuviges
ola bom dia
A sua avaliação:
Doralei Martins
Ótimo esse artigo "como plantar mirtilos" Adoro essa fruta e fiquei com vontade de ter uma no meu quintal. Muito útil as dicas
Editor umComo.com.br
Oi Doralei! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Maria Elisabeth Pedrotti
Gostaria de receber informações diversas sobre plantas frutífera. Pois agora estou aposentando e terei tempo para me dedicar a esse novo lazer
A sua avaliação:
Jose Francisco
comprei duas mudas, a dois anos, só agora ao ler esse artigo, que ele não se adapta a terra argilosa.Minha região é de terra muito argilosa. Que que eu faço. Pensei em cavar ao redor das plantas e acrescentar areia, é possivel???????????
Carreto
Mais fácil ainda compre um bom substrato de pH corrigido 5 a 6 com elevado teor de m.o. ou então recolha de uma floresta, sobretudo de coníferas um bom terriço, com que corrigirá o seu solo. A planta produz muito bem em vaso adequado.
Ivo
vcs não falaram se é de estaca ou com sementes !
Fraga
Onde consigo a planta de Mirtilo??
Ana
Compre no mercado livre, tem vários produtores. Mas deve ficar atento às exigências de frio da planta.
albino
aliexpress.com

Como plantar Mirtilo
Fonte: gojiberries.blogs.sapo.pt
Fonte: custojusto.pt
Fonte: livestrong.com
1 de 3
Como plantar Mirtilo