Partilhar

Como plantar cupuaçu

Como plantar cupuaçu

Cupuaçu é o fruto do Cupuaçuzeiro, árvore típica da selva amazônica brasileira, que também pode ser conhecida como Cupuaçueiro ou Cupu. O Cupu - tratarei por este nome por motivos óbvios - é uma árvore que pode atingir até 15 metros de altura, suas flores nascem do tronco, são muito belas, vistosas e com cores e tons que variam do vermelho ao amarelado. A árvore parece-se muito com o cacau, afinal, ambas são do mesmo gênero; seus frutos também são semelhantes: o cupuaçu pode medir até 20 cm e pesar um quilo, possui polpa ácida e aromada.

Neste artigo, umComo explica como plantar cupuaçu.

Também lhe pode interessar: Como plantar uva
Passos a seguir:
1

Se você possui uma fruta, sementes ou uma muda, já é meio caminho andado. Cá entre nós não existem muitas dificuldades no plantio e cultivo do Cupuaçu, é uma planta, por mais que frutífera, consideravelmente rústica, autossuficiente. Os cuidados, no geral, não são dispensáveis, e para ter um belo pé de cupuaçu não se pode negligenciar o seu desenvolvimento, como toda planta. Vamos começar pelo plantio através das sementes encontradas no fruto: você deve separar a polpa das sementes e deixá-las secar por dois dias à meia sombra, ou algum local onde o sol não seja tão incidente.

Como plantar cupuaçu - Passo 1
Imagem: sitebarra.com.br
2

A polpa pode ser separada manualmente ou à tesoura. Com o auxílio de uma tesoura é mais fácil separá-las ao cortar a polpa bem rente ao caroço, é trabalhoso mas assim obtêm se sementes de melhor qualidade.

3

Após retirar as sementes, lave-as em água corrente e deixe-as secar. A seguir, plante-as em um vaso (provisório) com areia limpa. Diz-se que areia de rio é a ideal para a germinação do cupuaçu. Mantenha esta areia sempre úmida e na sombra, se possível, até que o primeiro broto possa ser visto.

4

Após a germinação, transfira-a para o solo ou para um vaso. O mais recomendado, para uma árvore que pode atingir os seus 15 metros é o solo; num vaso o seu crescimento será limitado: além de fazer com que a planta sofra um pouco, o vaso teria que ser enorme para sustentar uma árvore com este porte. Desta forma, vamos considerar o fato de que você a plantará em solo. Para isso, a composição deve conter, ao menos:

  • Fertilidade relativa no solo;
  • Temperaturas medianas, entre os 18 e 30ºC.
  • Controle de ervas daninhas que desgastam os nutrientes da terra.
  • Adubagem, compostagem; realizada no momento de transplante - lembre-se também, de adicionar um pouco de areia de rio, se possível, no fundo da cova;
  • A cova deve ter 40 x 40 x 40, o espaço deve ser preenchido com terra, compostagem/adubo e areia (4 centímetros de areia no final da cova bastam para proporcionar fluidez e neutralidade à cova).
  • Umidade e boa fluidez, para que a terra não fique encharcada, mas ao mesmo tempo possa manter certa umidade;
5

O que fazer se o seu cupuaçu não floresce?

Está aí uma duvida recorrente ao cultivo de cupuaçu, acontece que, para que ele floresça, é preciso haver um cupuaçu e uma cupuaçoa. Esta espécie é de polinização cruzada, ou seja, precisa de pólen de uma outra planta que não seja um clone (muda por estaquia da mesma planta). Logo, para que possam haver flores e cupuaçus é necessário haver um casal. Quando as árvores florescerem, ambas darão frutos.

Como plantar cupuaçu - Passo 5
Imagem: poderdasfrutas.com
6

O cupuaçu floresce cerca de quatro meses antes dos meses mais chuvosos, quando nesta altura começa a dar frutos. Os frutos devem ser colhidos manualmente assim que eles caem no chão, sinal natural de que estão maduros e prontos para serem utilizados.

A polpa é deliciosa, e além de nutritiva, pode ser utilizada no preparo de doces e compostas e, pouca gente sabe, mas ela pode ser utilizada como substituto do cacau para a confecção do chocolate.

Suas sementes podem ser usadas também para industria cosmética, por causa dos seus diversos benefícios (como por exemplo: ferro, fósforo, proteínas, vitaminas C e B, pectina e fibras) e propriedades químicas. É realmente uma ótima planta para se cultivar.

Veja também:

Como plantar cupuaçu - Passo 6
7

curiosidade: o cupuaçu é da mesma família do cacau (Theobroma). Existem pesquisas e estudos para fabricar chocolate a partir das amêndoas de cupuaçu em um derivado com sabor, textura, odor e aparência semelhantes ao do chocolate elaborado com cacau

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar cupuaçu, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Curiosidade: O fruto de cupuaçu, por ser da mesma família do cacau, é utilizado em alguns casos para a fabricação de chocolate
  • Existe uma variedade de cupuaçu que não produz sementes, é mais difícil de encontrar mudas deste tipo para vender, mas o rendimento de cada fruto chega a ser 70%, enquanto o do cultivar normal beira os 30%

Escrever comentário sobre Como plantar cupuaçu

23 comentários
Rodolfo Leal
Meus pés de cupuaçu produzem poucos frutos cerca de três ou quatro por pé por ano, e cada pé é de fruto diferente. qual a razão de poucos frutos ?.
Mônica Cunha
Boa tarde, Rodolfo! Gostaria de saber, se faz raízes muito grossas?
Osvane de Paula Toledo
Gostaria de saber se é necesário fazer poda no cupuaçu ,se for o caso como seria essa poda. Desde já
dinalva
como plantar cupuaçu achei ótimos comentarios
ELLWANGER , Roland-Orlando
Ayuda me , yo quisiero comprar semmillas ( seementes ) de CUPUACU.
A donde puedo encontrar esos sementes ???
raimunda
tenho 2 pés de cupuaçu na altura de 1,30cm , já deve ter 6 anos e não floriu serão machos ? As explicações foram ótimas, mas como nunca vi um pé, não tenho ideia de quantos anos eles precisam para produzir.

Adalberto Afonso Macedo
Eu sou pós graduado em agroecologia e desenvolvimento rural e gosto de plantar qualquer tipo de fruta; Agora estou querendo plantar cupuaçu. gostaria de ter uma orientação sobre o local, embaixo de floresta ja existente, em de bananal, embaixo de qualquer tipo de sobra e etc. gostaria de saber sobre isso. desde de agradeço pela atenção; Adalberto A. Macedo
ELIAS UREL
OLA EU PLANTEI A SEMENTE DO CUPUAÇU NUM BALAINHO E NASCEU, EU TRANSPLANTEI NO CHAO E ELE SENTIU E NAO DESENVOLVEU MUITO BEM, GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO APOS O NASCIMENTO DEVO MUDAR PARA O SOLO DIRETO?
adriana
posso plantar a muda feita a partir da semente perto da propia arvore de onde colhi o cupuaçu?, elas fazem a polinização entre si, ou acontece a mesma coisa com a muda clone?
A sua avaliação:
Cristina Lanna
Posso podar a árvore para não ficar muito alta.?? Obrigada.
A sua avaliação:
Luiz GONZAGA P. PORTO
planto cupuaçu e dificilmente tenho sucesso empre dar uma queina nas folhas e ternina morrendo gostaria de recerber instruçoes como devo proceder

Como plantar cupuaçu
Imagem: sitebarra.com.br
Imagem: poderdasfrutas.com
1 de 4
Como plantar cupuaçu

Voltar ao topo da página