Partilhar
Partilhar em:

Como plantar mamão

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (176 votos)
16 comentários
24 vezes partilhado
 
Como plantar mamão
Fonte: flores.culturamix.com

O mamão é uma fruta natural de clima tropical que se adapta muito bem ao Brasil, mas é nativa da África, como fruto do mamoeiro. A sua polpa é alaranjada e de textura mole e a fruta tem um sabor doce e suave, com grande capacidade de regular o intestino. Os mamoeiros são plantas que não apresentam dificuldades tanto no plantio como cultivo e seus frutos tem inúmeras utilidades na cozinha, estando maduro ou não, além de que também servem para alimentar pássaros e outros animaizinhos no seu jardim.

Neste artigo, umComo te explica como plantar e cultivar mamão.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Instruções:
1

Se você quiser plantar a partir de sementes, elas podem ser compradas separadas ou tiradas do mamão por você. Se for retirá-las de um mamão, escolha um dos grandes e com aparência saudável e retire as maiores sementes. Você pode deixá-las secar no sol por um dia e depois disso coloque-as dentro de um algodão molhado (exatamente como fazemos com o feijão) até que elas germinem.

Fonte: flores.culturamix.com
2

O mamoeiro é um tipo de planta que gosta de espaço para crescer. Mesmo se for colocá-lo num vaso, este deve ser grande. Para plantá-lo em solo, o que é mais recomendado, a cova inicial deve ter uma profundidade de 10 cm e se você pretende plantar mais do que um mamão, mantenha uma distância de 0,80 à 1 metro entre eles. Para a terra ficar maleável para o futuro pé de mamão, revire-a e aproveite este processo para adicionar adubo.

3

Para a mistura do adubo você pode usar estrume, humus e outros tipos de adubo orgânico e depois que a planta já estiver afirmada na terra você pode adicionar pó de osso ou cascas de ovos em volta do broto. Após o plantio você deve dar uma leve rega para ajudar a planta a se adaptar.

4

Vale lembrar que o pé de mamão, mesmo sendo uma planta de fácil cultivo, se desenvolve muito melhor em climas tropicais ou subtropicais, ou seja, com ar úmido e bastante luz solar. Além disso o solo deve ser fértil e ter boa fluidez, evitando exageros de água para não afogar as suas raízes.

Fonte: flores.culturamix.com
5

O mamoeiro não necessita de poda, uma vez que cresce com tronco único e com ramificações apenas de suas folhas e estas, por sua vez, podem ser retiradas assim que começarem a ficar secas e amarelas.

6

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar mamão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (16)

Escrever comentário sobre Como plantar mamão

16 comentários
A sua avaliação:
Paulo
Boa noite, em quantos dias a semente do mamão germina?
Editor umComo.com.br
Oi Paulo! Depois de duas a cinco semanas depois do plantio, as sementes do mamão vão começar a germinar. Obrigado pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Marcio
Me ajudou muito! obrigado pelas dicas
Editor umComo.com.br
Oi Marcio! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
robson soares da silva
quando vocês forem publicar algo publiquem de forma certa, com objetividade, clareza, com fundamento e não façam de forma sucinta. porque se alguém que não seja técnico agricola ou agronomo for seguir os argumentos verar que ficará um vagum e não saberá fazer nada.
A sua avaliação:
Tomaz de Souza Pontes
Qual é a marca mais indicada de mamão pra plantar? E o tipo de solo, qual é o período que demora para começar a produção de mamão ?
A sua avaliação:
izaias
gostei muito do artigo
Editor umComo.com.br
Oi Izaias! Que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossas novidades :)
A sua avaliação:
jose lucio pereira
quero fa zer um plantação de mamão formosa com fins comerciais ;se compro mudas secam,qdo voce joga umas sementes na terra nascem sozinhas,não sei qual o misterio?
A sua avaliação:
aparecida costa antonello
que inseticida usar para combater a vespa que ataca a pinha
A sua avaliação:
Dorival
Por acaso, existe algum livro que ensine esse passo a passo de plantio das frutas ? Porque a forma como vocês explicam é maravilhosa e de fácil entendimento. Obrigado
A sua avaliação:
edmilson jose dos reis
gostaria de receber o passo a passo do plantio de mamao
A sua avaliação:
Rosa Maria Oriente
Tenho um pe de mamao, esta carregado, pela primeira vez. Acontece que nao sei quando tirar o mamao do pe. devo esperar que ele comece a mudar de cor?. tirei um a algumas semanas mas nao amadureceu.
Os mamoes ja tem mais ou menos 2, mas meses, mas estao completamente verdes.
vanessa
tem q esperar o mamao ficar completamente amarelo

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Como plantar mamão
Fonte: flores.culturamix.com
Fonte: flores.culturamix.com
Fonte: flores.culturamix.com
1 de 3
Como plantar mamão