Partilhar
Partilhar em:

Como plantar mamão

Como plantar mamão
Fonte: flores.culturamix.com

O mamão é uma fruta natural de clima tropical que se adapta muito bem ao Brasil, mas é nativa da África, como fruto do mamoeiro. A sua polpa é alaranjada e de textura mole e a fruta tem um sabor doce e suave, com grande capacidade de regular o intestino. Os mamoeiros são plantas que não apresentam dificuldades tanto no plantio como cultivo e seus frutos tem inúmeras utilidades na cozinha, estando maduro ou não, além de que também servem para alimentar pássaros e outros animaizinhos no seu jardim.

Neste artigo, umComo te explica como plantar e cultivar mamão.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Instruções:
1

Se você quiser plantar a partir de sementes, elas podem ser compradas separadas ou tiradas do mamão por você. Se for retirá-las de um mamão, escolha um dos grandes e com aparência saudável e retire as maiores sementes. Você pode deixá-las secar no sol por um dia e depois disso coloque-as dentro de um algodão molhado (exatamente como fazemos com o feijão) até que elas germinem.

Fonte: flores.culturamix.com
2

O mamoeiro é um tipo de planta que gosta de espaço para crescer. Mesmo se for colocá-lo num vaso, este deve ser grande. Para plantá-lo em solo, o que é mais recomendado, a cova inicial deve ter uma profundidade de 10 cm e se você pretende plantar mais do que um mamão, mantenha uma distância de 0,80 à 1 metro entre eles. Para a terra ficar maleável para o futuro pé de mamão, revire-a e aproveite este processo para adicionar adubo.

3

Para a mistura do adubo você pode usar estrume, humus e outros tipos de adubo orgânico e depois que a planta já estiver afirmada na terra você pode adicionar pó de osso ou cascas de ovos em volta do broto. Após o plantio você deve dar uma leve rega para ajudar a planta a se adaptar.

4

Vale lembrar que o pé de mamão, mesmo sendo uma planta de fácil cultivo, se desenvolve muito melhor em climas tropicais ou subtropicais, ou seja, com ar úmido e bastante luz solar. Além disso o solo deve ser fértil e ter boa fluidez, evitando exageros de água para não afogar as suas raízes.

Fonte: flores.culturamix.com
5

O mamoeiro não necessita de poda, uma vez que cresce com tronco único e com ramificações apenas de suas folhas e estas, por sua vez, podem ser retiradas assim que começarem a ficar secas e amarelas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar mamão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (23)

Escrever comentário sobre Como plantar mamão

23 comentários
JURACI FONTELES DE OLIVEIRA
GOSTEI MUITO DE APRENDER SOBRE O CULTIVO DO MAMÃO. QUERO SABER COMO FAZER PRA EVITAR QUE O MAMOEIRO FIQUE MUITO ALTO?
A sua avaliação:
cida
Parabéns
Raymundo
Gostei das orientações e agradeço e, de antemão se possível, informe-me como posso montar e manter um roseiral em meu jardim; também informo-a que, entre outras coisas de desocupado (aposentado) possuo uma "fabrica" de Húmus de minhocas e estou espalhando-o pelo jardim; haja sementes e plantas!
Loir nogueira
Foi interessante a orientação,pois gostaria de saber quantos meses leva o mamão para ser colhido?
Silvia Félix
Quanto tempo demora o mamão para amadurecer?
A sua avaliação:
Rafael T.
Ola amigo, faltou explicar o sexo dos mamoeiros. Vai a dica para o pessoal, plantem mamão papaia mesmo, que não tem mamão macho (frutos ruins e pequenos), apenas fêmeas e o melhor de todos, o hermafrodita. É esse que as pessoas devem ter preferência. Pra saber o sexo resta esperar florescer.
Cida
Você vai explicar também a diferença das flores?
milton schelb filho
Minhas mudas mamão estão em crescimento. Há o que fazer para melhorar a produção de frutos?
A sua avaliação:
Paulo
Boa noite, em quantos dias a semente do mamão germina?
Editor umComo.com.br
Oi Paulo! Depois de duas a cinco semanas depois do plantio, as sementes do mamão vão começar a germinar. Obrigado pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Marcio
Me ajudou muito! obrigado pelas dicas
Editor umComo.com.br
Oi Marcio! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
robson soares da silva
quando vocês forem publicar algo publiquem de forma certa, com objetividade, clareza, com fundamento e não façam de forma sucinta. porque se alguém que não seja técnico agricola ou agronomo for seguir os argumentos verar que ficará um vagum e não saberá fazer nada.

Como plantar mamão
Fonte: flores.culturamix.com
Fonte: flores.culturamix.com
Fonte: flores.culturamix.com
1 de 3
Como plantar mamão