Partilhar
Partilhar em:

Como plantar chuchu

Passo a Passo
Avaliação: 5 (97 votos)
8 comentários
65 vezes partilhado
 
Como plantar chuchu
Fonte: saudedica.com.br

O Sechium edule, popularmente conhecido como Chuchu, ou machucho, talvez Caiota e até Pimpinela é uma planta trepadeira, cujas ramas podem atingir generosos 15 m de comprimento. Apresenta uma variedade de cores, formas e tamanhos de acordo com os cultivares. Possui um fruto que parece uma pera gigante e verde, o famoso chuchu, com tamanho que varia de 10 a 20 cm de comprimento.

Neste artigo, umComo te ensina como plantar chuchu.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Instruções:
1

O chuchu pode ser plantado e cultivado em locais bom boa luminosidade. Enquanto jovem, a sombra parcial proporcionará um bom desenvolvimento para o pé, desde que em sua vida adulta ele possa desfrutar de uma boa luminosidade.

2

O chuchu cresce mais forte e mais rápido em climas úmidos e quentes, tropicais. Climas que variam de 18ºC a 27ºC são ideais para o seu desenvolvimento. O chuchu não tolera climas frios, portanto, temperaturas abaixo dos 13ºC podem ser consideradas prejudiciais.

3

A rega deve ser feita de forma que deixe o solo sempre úmido, porém, sem encharcar. O chuchuzeiro é sensível à excessos e escassezes.

Por este motivo, o solo deve ser bem drenado, para que a água não se acumule mas possa se manter de forma a deixar a terra úmida apenas. PH entre 5,5 e 6,5 e um solo rico em matéria orgânica são necessários para um bom crescimento.

4

O plantio do chuchu é feito com o fruto inteiro, o broto surgira com rapidez se deixado em algum local escuro. Quando ele atingir os seus 15cm de altura pode ser transplantado. Basta deixar o broto sobre a terra, enterrando-o parcialmente. Evite enterrar todo o fruto junto com o broto, uma vez que, desta forma, o broto pode apodrecer.

Você pode deixar um espaço de 6 metros entre cada planta, se pretende plantar muitas e em sequência. Alguns horticultores utilizam espaços de 3 a 4 m.

Fonte: hortas.info
5

O chuchuzeiro, por ser uma trepadeira, pode cobrir árvores e muros com ramos que chegam até 15 m de comprimento. Desta forma você precisará de bons suportes para apoiá-lo, ou, deixá-lo muito próximo de um muro ou cerca extensa.

A presença de insetos polinizadores é essencial para a polinização das flores para formar os frutos.

Fonte: agricultura-net.blogspot.com
6

A colheita do chuchu começa entre 90 e 120 dias após ser plantado, sendo dependente do cultivar e do clima, solo, entre outras condições de cultivo. O ideal seria colher o fruto duas semanas depois da abertura da flor, entretanto, se você possui muitos chuchuzeiros fica difícil manter esse controle.

Prefira colher os frutos enquanto eles estão firmes e desenvolvidos, eles começam a rachar na parte superior quando passam do ponto. O chuchuzeiro pode produzir frutos durante até dez anos, se bem cuidados, mas geralmente os produtores cultivam um chuchuzeiro por no máximo 4 anos para obter os melhores frutos possíveis. No chuchu, os frutos, as sementes, as folhas e as pontas dos ramos são comestíveis.

Veja também:

Fonte: hortas.info
7

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar chuchu, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (8)

Escrever comentário sobre Como plantar chuchu

8 comentários
Daniel
Gostaria de saber se é preciso deixar algum tempo na agua antes de colocar o chuchu na terra
Iracilda Maria de Moura Lima
Esse texto pode ser utilizado por professores ou estudantes e a página não traz todos os elementos para compor a referência. Além da inclusão da data da produção/atualização do texto sugiro que seja incluída a forma prevista de referenciação, por exemplo:
SANTOS, N. Como plantar chuchu. Local: Um Como [responsável pela Edição]. Disponível em: . Acesso em: dia mês ano.
A sua avaliação:
almeida
Gostei muito.
A sua avaliação:
humberto ribeiro liborio
já plantei chuchu varias veses mais ainda ano consegui resultado
Editor umComo.com.br
Oi Humberto! Continue tentando seguindo estas dicas, com certeza que você vai conseguir! Boas plantações ;)
A sua avaliação:
Marcia critina de lima
Plantei meu chuchu mas ele da muita flor mas nao da fruto fiz a parreira molho yodo dia esta bem estercada o que posso fazer para melhorar e ele começa a dar..
Cleusa R Wasileswki
Ja plantei chuchu em varios tipos de terra sem enterrar mto .Ele cresce ate um metro mais o menos e morre .Eu penso que e cupim ou algum outro problema na terra.Me ajudem .Amo chuchu e gostaria de ter um pe na chacara
Livia Vasquez Lambertini
Amei as dicas estou plantando e esperando os resultados, por enquanto meu pé de chuchu esta verdinho e lindo! Site maravilhoso!
Editor umComo.com.br
Oi Livia! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Sylvio Humberto Carraca
Até o momento sem qualquer comentario`,

Como plantar chuchu
Fonte: saudedica.com.br
Fonte: hortas.info
Fonte: agricultura-net.blogspot.com
Fonte: hortas.info
1 de 4
Como plantar chuchu