Partilhar

Como plantar um coqueiro

Como plantar um coqueiro
Imagem: empregabrasil.com.br

O coco é uma drupa, um fruto carnoso com uma casca dura e um caroço que contém as suas sementes. Ele está na mesma classe botânica que as azeitonas, cerejas, ameixas e frutas de caroço. Das muitas variedades de coco que existem, a mais comum é a do coco gigante, no Brasil, mas tanto este como o anão possuem métodos de plantio muito semelhantes.

Para plantar um coqueiro, você precisará arranjar um bom coco. Este pode ser retirado de um coqueiro - o ideal é pegar um que tenha caído à pouco tempo, como sinal de que este está pronto para ser plantado. Neste artigo, umComo ensina como plantar coqueiro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como transplantar um coqueiro
Passos a seguir:
1

Escolha um coco para iniciar o plantio. Este coco deve conter água dentro, sendo possível certificar-se disto ao agitá-lo próximo ao ouvido, ou mesmo, para os fisicamente mais sensíveis, pelo seu peso.

2

Lave-o apenas com água corrente, sem esfregar as mãos ou adicionar qualquer substância. Após a lavagem, deixe-o de "molho" num balde ou vaso grande com água suficiente para cobrir dois terços de seu volume por três dias.

3

Procure por um vaso com uma boa profundidade, 25 cm serão suficientes. Ele também deve ser mais largo que o coco.

4

Adicione substrato leve e solto no vaso em quantidade suficiente para cobrir dois terços do volume do coco, sobrando o suficiente para preencher a área do vaso. No seu fundo - antes de adicionar o substrato - aloque pequenas pedras ou cacos de telha. Acima dos cacos ou pedras adicione areia limpa, ou mesmo areia de praia, de forma a que não seja possível ver os cacos ou pedras, apenas a areia. Esta base, feita de pedras/cacos e areia não deve ultrapassar um quarto do volume do vaso.

5

O substrato deve ser bem preparado, visto que ele não será trocado até ao momento de transplantar a muda para o vaso ou local definitivo de cultivo. Não há necessidade de trocar o substrato pois boa parte das substâncias que o coco necessita para se desenvolver se encontram no próprio coco.

6

Nesta etapa você deverá plantar o coco de forma a que ele fique mergulhado no substrato por boa parte de seu volume, do ponto de vista lateral do mesmo, conforme indica a imagem. Nesta mesma foto podemos notar um pequeno broto nascendo do polo superior do coco, esta germinação leva tempo, mas escolhi esta imagem para que você possa ver claramente de onde é que, afinal, nasce o primeiro broto.

Como plantar um coqueiro - Passo 6
Imagem: infojardin.com
7

Assim que estiver tudo pronto, com o coco e o substrato devido e confortavelmente alocados em seus estados perfeitos para uma germinação feliz do nosso amigo coco, regue o substrato. Não exagere na quantidade de água, o coco possui água em abundância, esta água servirá mais para facilitar a absorção dos nutrientes do substrato pelo amigo coco do que para de fato hidratá-lo. Num período de um mês, é importante não deixar que o substrato seque por completo, lembre-se de umedecê-lo.

8

Por fim, mova o vaso ou balde para uma área de no mínimo 21ºC. O coco precisa sentir que está em pleno período de férias de verão nas ilhas havaianas para não se acanhar na hora de germinar.

Como plantar um coqueiro - Passo 8
Imagem: santaseiva.com.br
9

No primeiro ano não há necessidade de adubação, pelos motivos citados acima. O coco é um fruto com semente auto-suficiente. Após este período de um ano, realize uma adubação e lembre-se de retirar os galhos secos, de preferência com uma faca ou tesoura de poda afiada.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar um coqueiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Antes de começar o plantio observe bem as características climáticas da tua região. Estas devem ser favoráveis para o plantio de um coqueiro: por volta de 27 graus.
  • O coqueiro pode levar de 4 a 6 anos para dar os primeiros frutos. Não espere cocos fresquinhos tão cedo.

Escrever comentário sobre Como plantar um coqueiro

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Josiane Gomes
Boa tarde , EU gostaria de plantar jambo ,cacau, pitanga ,caju, aqui EU não acho nem muda nem fruta . moro em Portugal e pena VCS podem me ajudar? Obrigada
Ronaldo Moreira
Gostaria que fosse a mim esclarecido essa historia de ser colocado o Sal
No coqueiro jovem Falam q a água fica gosto melhor adocicado... Gostaria de saber
A sua avaliação:
Antonio J. NUNES
Quanto a informação que foi facultada nas nove sequencias de plantar uma semente de COCO, ou seja
este fruto, foi muito bem explanado. Mas o meu principal preposito,é se for possivel, saber mais como
se poderá criar VIVEIROS DINAMICOS, para se poder fazer Plantação de Milhares de Coqueiros, de certo que haverá já defenido algum metodo para essa finalidade, se me poderem ajudar muito grato ficarei.
Florinda Vieira
O coqueiro fica sempre no vaso ou muda o solo?... Obrigada se me poder ajudar....
martins
como plantar pimentas
Editor umComo.com.br
Oi, Martins. Temos um artigo que ensina como plantar pimenta biquinho: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-pimenta-biquinho-25989.html
A sua avaliação:
Maria Duarte
Pretendia saber como tratar a planta coqueiro dentro de casa, pois comprei a dita planta para decoração e não sei se o tratamento é diferente das outras plantas e até se se dá dentro de casa. Desde já o meu muito obrigada pela atenção
A sua avaliação:
Gustavo
Bom dia. Que é melhor pra o coqueiro? Areia o terra?
A sua avaliação:
tandela silvano
o coqueiro pode ser plantado a Beira de um rio?
Maristela Martins
Bom dia, O Coqueiro Anão para não danificar ou comprometer uma edificação deve ser plantado a que distância, por exemplo de um muro?
marcos
E quanto à adubação? Nada foi dito

Como plantar um coqueiro
Imagem: empregabrasil.com.br
Imagem: infojardin.com
Imagem: santaseiva.com.br
1 de 3
Como plantar um coqueiro

Voltar ao topo da página