Partilhar

Como transplantar um coqueiro

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como transplantar um coqueiro

Embora transplantar uma árvore nem sempre seja o melhor a se fazer pode ser a única forma de mantê-la viva, ainda mais quando está em locais onde serão iniciadas obras. Por isso, é importante conhecer muito bem o procedimento necessário para saber como transplantar um coqueiro. Para tanto, o umComo.com.br vai dar informações a respeito de como funciona o método.

Também lhe pode interessar: Como plantar um coqueiro
Passos a seguir:
1

O mais indicado é que na hora de transplantar um coqueiro e árvores de grande porte como um todo, a atividade seja executada por uma empresa e por profissionais capacitados, já que são exigidos vários cuidados para que a planta não morra, além de um caminhão que suporte o seu peso. No caso das palmeiras, o transplante se tornou bem comum, pois algumas espécies são bastante caras e o investimento que exige a contratação de uma equipe especializada pode valer a pena. Porém, mais importante do que isso, é que as árvores adultas, como o coqueiro, demoram anos para crescerem e por isso merecem ser preservadas.

Como transplantar um coqueiro - Passo 1
2

O primeiro passo é certificar-se de que o local para onde será transplantada a árvore conta com espaço suficiente para recebê-la. Embora os coqueiros tenham caules finos, a sua raiz ocupa uma grande circunferência ao seu redor e saber até onde ele vai é essencial para não machucá-lo e, assim, garantir o seu transplante e posterior sobrevivência. Em geral, indica-se que a escavação inicie a um metro de distância do caule, formando um círculo. É preciso ter cuidado para não danificar as raízes. Já a profundidade deve ser de aproximadamente 60 centímetros.

3

Depois que todo o coqueiro for retirado do solo, é preciso que as suas raízes sejam envolvidas em um saco plástico especial para ficarem protegidas. Já o local onde a árvore será novamente plantada deve contar com uma cova que possua um diâmetro e uma profundidade ainda maiores do que antes, para que ela fique bem acomodada. Desse modo, os espaços devem ser preenchidos com terra bem adubada. A nova adubação deve acontecer em três meses e depois seguir um calendário de adubações com a mesma frequência.

4

Os coqueiros que possuem de 1,50 até 2,50 metros de altura estão em fase de crescimento, são mais jovens e, por isso, contam com maiores chances de se adaptarem ao novo local. Por serem menos pesados do que as árvores adultas o transporte em si também é mais fácil. Além disso, em alguns casos, as folhas da árvore, bem como a sua raiz devem ser podadas com cuidado e de forma adequada antes do transporte.

Como transplantar um coqueiro - Passo 4
5

Também se recomenda que antes do transplante do coqueiro, ele passe pelo processo chamado sangria, que consiste em abrir a cova ao redor da árvore alguns meses antes do seu transporte, para que ela se adapte aos poucos com a mudança. Desse modo, a sua raiz já pode ser podada e a terra ao seu redor adubada, além disso, deve ser regada com abundância sempre que não chover. Para que ela não sofra abalos é preciso que seja amparada com estacas de eucalipto ao seu redor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como transplantar um coqueiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como transplantar um coqueiro

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Nilson
Gostei muito das informações estão de parabéns Eu gostaria de saber mais sobre como transplantar um coqueiro e seus cuidados Muito obrigado .
A sua avaliação:
Francisco Alderi Maciel
eu gostaria muito de falar com isaac por eu asistir seu video e queria comprear

Como transplantar um coqueiro
1 de 3
Como transplantar um coqueiro

Voltar ao topo da página