Outras árvores de fruto

Como plantar chuchu

Como plantar chuchu
Imagem: saudedica.com.br

O Sechium edule, popularmente conhecido como Chuchu, ou machucho, talvez Caiota e até Pimpinela é uma planta trepadeira, cujas ramas podem atingir generosos 15 m de comprimento. Apresenta uma variedade de cores, formas e tamanhos de acordo com os cultivares. Possui um fruto que parece uma pera gigante e verde, o famoso chuchu, com tamanho que varia de 10 a 20 cm de comprimento.

Neste artigo, umComo te ensina como plantar chuchu.

Também lhe pode interessar: Como plantar um coqueiro

Passos a seguir:

1

O chuchu pode ser plantado e cultivado em locais bom boa luminosidade. Enquanto jovem, a sombra parcial proporcionará um bom desenvolvimento para o pé, desde que em sua vida adulta ele possa desfrutar de uma boa luminosidade.

2

O chuchu cresce mais forte e mais rápido em climas úmidos e quentes, tropicais. Climas que variam de 18ºC a 27ºC são ideais para o seu desenvolvimento. O chuchu não tolera climas frios, portanto, temperaturas abaixo dos 13ºC podem ser consideradas prejudiciais.

3

A rega deve ser feita de forma que deixe o solo sempre úmido, porém, sem encharcar. O chuchuzeiro é sensível à excessos e escassezes.

Por este motivo, o solo deve ser bem drenado, para que a água não se acumule mas possa se manter de forma a deixar a terra úmida apenas. PH entre 5,5 e 6,5 e um solo rico em matéria orgânica são necessários para um bom crescimento.

4

O plantio do chuchu é feito com o fruto inteiro, o broto surgira com rapidez se deixado em algum local escuro. Quando ele atingir os seus 15cm de altura pode ser transplantado. Basta deixar o broto sobre a terra, enterrando-o parcialmente. Evite enterrar todo o fruto junto com o broto, uma vez que, desta forma, o broto pode apodrecer.

Você pode deixar um espaço de 6 metros entre cada planta, se pretende plantar muitas e em sequência. Alguns horticultores utilizam espaços de 3 a 4 m.

Como plantar chuchu - Passo 4
Imagem: hortas.info
5

O chuchuzeiro, por ser uma trepadeira, pode cobrir árvores e muros com ramos que chegam até 15 m de comprimento. Desta forma você precisará de bons suportes para apoiá-lo, ou, deixá-lo muito próximo de um muro ou cerca extensa.

A presença de insetos polinizadores é essencial para a polinização das flores para formar os frutos.

Como plantar chuchu - Passo 5
Imagem: agricultura-net.blogspot.com
6

A colheita do chuchu começa entre 90 e 120 dias após ser plantado, sendo dependente do cultivar e do clima, solo, entre outras condições de cultivo. O ideal seria colher o fruto duas semanas depois da abertura da flor, entretanto, se você possui muitos chuchuzeiros fica difícil manter esse controle.

Prefira colher os frutos enquanto eles estão firmes e desenvolvidos, eles começam a rachar na parte superior quando passam do ponto. O chuchuzeiro pode produzir frutos durante até dez anos, se bem cuidados, mas geralmente os produtores cultivam um chuchuzeiro por no máximo 4 anos para obter os melhores frutos possíveis. No chuchu, os frutos, as sementes, as folhas e as pontas dos ramos são comestíveis.

Veja também:

Como plantar chuchu - Passo 6
Imagem: hortas.info

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar chuchu, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Zilma Rocha Costa Mundim
Adorei as instruções. Vou aplicar todas
A sua avaliação:
Kátia
Olá. Muito obrigada pelos ensinamentos. Não sabia que folhas e brotos eram comestíveis. Vou me aventurar com um pé em horta caseira.
A sua avaliação:
Antonio.
Como faço pro chuchu produzir????
Agenor José dos Santos
O meu pé de chu chu os frutos são pequenos antes de crescer endurece que não da para comer,ja plantei varios frutos e o resultado é sempre o mesmo o que que eu tenho que fazer?
Dôra Silva
Plantei chuchu há 4 meses, as ramas estão viçosas e o pé muito verdinho poré não há sinal de flores ou frutos, o que devo fazer. plantei 3 chuchus juntos.
A sua avaliação:
washington josé
eu plantei o chuchu e cobri ele todo de terra, faz dois meses e não deu chuchu , será que não foi plantado corretamente?
sérgio
Porque o fruto do xuxu cai antes de ficar adulto
maria do rosário
agradeço a vossa ajuda sobre esta planta que eu estou a cultivar por primeira vez. não sabia que toda ela é comestivel....
Editor umComo.com.br
Oi Maria do Rosário! Que bom que gostou do artigo. Continue acompanhando as nossas dicas!
joao oliveira santos
ola boa noite parabens pelas dicas entao estamos pensando em planta morangos moramos em um apartamento serra que da certo diga que sim pois acreditamos na esposta positiva obrigado e como planta
valdecir
Sempre aprender sobre cultivos de toda especie de plantas principalmente as alimentícias. De acordo as informações, já providenciei o plantio do chuchu. valeu!!!!!
Editor umComo.com.br
Oi Valdecir! Que bom que gostou das dicas :) Continue nos acompanhando!
goiano zanquetin
meu chuchueiro não viga uma fruta cai todas ó que faço
Daniel
Gostaria de saber se é preciso deixar algum tempo na agua antes de colocar o chuchu na terra
Iracilda Maria de Moura Lima
Esse texto pode ser utilizado por professores ou estudantes e a página não traz todos os elementos para compor a referência. Além da inclusão da data da produção/atualização do texto sugiro que seja incluída a forma prevista de referenciação, por exemplo:
SANTOS, N. Como plantar chuchu. Local: Um Como [responsável pela Edição]. Disponível em: . Acesso em: dia mês ano.
A sua avaliação:
humberto ribeiro liborio
já plantei chuchu varias veses mais ainda ano consegui resultado
Editor umComo.com.br
Oi Humberto! Continue tentando seguindo estas dicas, com certeza que você vai conseguir! Boas plantações ;)
A sua avaliação:
Marcia critina de lima
Plantei meu chuchu mas ele da muita flor mas nao da fruto fiz a parreira molho yodo dia esta bem estercada o que posso fazer para melhorar e ele começa a dar..
Cleusa R Wasileswki
Ja plantei chuchu em varios tipos de terra sem enterrar mto .Ele cresce ate um metro mais o menos e morre .Eu penso que e cupim ou algum outro problema na terra.Me ajudem .Amo chuchu e gostaria de ter um pe na chacara
Livia Vasquez Lambertini
Amei as dicas estou plantando e esperando os resultados, por enquanto meu pé de chuchu esta verdinho e lindo! Site maravilhoso!
Editor umComo.com.br
Oi Livia! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Sylvio Humberto Carraca
Até o momento sem qualquer comentario`,
Imagem: saudedica.com.br
Imagem: hortas.info
Imagem: agricultura-net.blogspot.com
Imagem: hortas.info
1 de 4
Como plantar chuchu