Outras árvores de fruto

Como plantar Damasco

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como plantar Damasco
Imagem: casadosargassal.blogspot.com

O Damasco ou Damasqueiro é uma planta que pode ser cultivada na forma de árvore ou arbusto, dependendo de sua preferência. Ela gosta de muito sol e água com moderação, se adequando muito bem à climas temperados se adequando muito bem à muitas regiões do Brasil. Por este motivo, o damasqueiro faz parde de uma das boas frutas para se plantar num pomar.

Esta planta tem uma grande popularidade pelo seu sabor, que é mais conhecido pelos damascos que compramos desidratados. Neste artigo, umComo te ensina como plantar damasco.

Também lhe pode interessar: Como plantar Uvaia

Passos a seguir:

1

Primeiramente você deve escolher o ambiente ideal para cultivar damasco, ou seja, locais que possuem clima mais frio ou subtropical. Apesar do damasco preferir climas frios ele também se adéqua bem aos subtropicais, desde que o inverno não seja quente (o que pode gerar frutificação antes do tempo certo).

Além disso, você deve escolher se vai plantar por muda enxertada ou semente. Eu altamente recomendo cultivar a partir da muda, a não ser que você tenha um grande estoque de paciência e tempo livre pois você precisará estratificar a semente para que ela possa germinar.

Como plantar Damasco - Passo 1
Imagem: interessespessoais.com
2

Novamente falando sobre o ambiente, além do clima, leve em consideração o espaço disponível. O damasco cresce de acordo com o espaço que ele tem pra isso, se quiser uma arvore maior e com mais frutos, plante-o próximo à uma parede para protegê-lo de geadas e ventos frios, que podem interferir na frutificação.

Ao comprar a sua muda, prefira por uma que tenha entre 2 e 3 anos de idade.

3

Damascos também podem ser cultivados em vasos, mas deve ser plantada durante o inverno ou outono para que possa se adaptar bem.

Ao preparar o solo para plantar damasco em vaso ou no jardim saiba que ele deve ficar rico em nutrientes e ao mesmo tempo argiloso, fértil mas com PH levemente alcalino pois eles não se dão muito bem com solos arenosos. Você também deve evitar plantá-lo em lugares onde foram cultivados tomates, berinjelas, pimentas ou batatas pois estas plantas podem ser fontes de verticilose.

4

Como foi dito, a época ideal para plantar o damasqueiro é durante o inverno ou começo da primavera, a não ser que o clima esteja ameno, desta forma você também pode plantá-lo no outono. Depois que ele já estiver afirmado na terra, você pode colocar uma fina camada de adubo em volta de seu caule, assim como uma pequena quantidade de pó de osso ou cascas de ovo e estes, sem deixar encostar no caule e sim apenas contorná-lo.

Ao plantar próximo à uma parede o procedimento é o mesmo, você deve plantá-lo cerca de 25cm de distância da parede.

5

A rega do damasqueiro deve ser semanal e em grande quantidade, evitando exageros pois árvores frutíferas tem mais facilidade de apresentar problemas pelo excesso de água.

As regas semanais podem ser em abundância desde que o solo apresente boa drenagem.

6

Os fertilizantes e adubos podem ser utilizados, desde que sejam orgânicos, e aplicados perto do fim do inverno e durante o período de frutificação. Durante este período, pelo esforço que a planta faz para dar frutos ela pode acabar ficando com carência de nutrientes, por isso vale a pena ajudá-la com essas necessidades.

7

Dentro de 3 ou 4 anos é possível que o damasqueiro apresente os primeiros frutos, você deve protege-los de ventos frios e geadas.

Pode parecer confuso mas esta planta funciona basicamente assim: Durante a adaptação ao novo solo, crescimento e desenvolvimento ela prefere climas frios. Para a floração e frutificação ela precisa de climas mais amenos ou quentes para que os frutos não sejam afetados.

Como plantar Damasco - Passo 7
Imagem: hortaaporta.blogspot.com
8

Agora que o seu damasqueiro já está em idade de produzir seus damascos, você deve ter alguns cuidados como a poda e a manutenção dos frutos:

A poda do damasqueiro é essencial para uma colheita com mais qualidade, você deve podar os galhos mais antigos ou mais fracos. A frutificação é melhor em galhos de dois a três anos de idade, por este motivo você não deve podar demais. Pode os galhos mais antigos que não dão mais frutos.

Caso você tenha plantado o seu damasqueiro perto de um muro ou cerca ele deve ser podado de acordo, no inverno ou começo da primavera.

E depois disso, agora você tem uma fonte dos deliciosos frutos do damasco, que podem ser utilizados de inúmeras formas na culinária.

Como plantar Damasco - Passo 8
Imagem: lifestyle.sapo.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Damasco, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Darci Sadi Menegotto
Boa noite!!!! sou de Caxias do Sul RS sou produtor rural e trabalho com produção de maçã e pêssegos,como o damasco é da mesma família do pessegueiro, gostaria de saber em qual época sua floração e seu ciclo até a colheita,este ano comprei algumas mudas e irei fazer um teste,tenho duvidas sobre a condução da planta,no pessegueiro a minha condução e de 3 a 4 galhos em vaso,onde todos os galhos são direcionados para a linha ou seja onde passa o trator,ficando uma abertura central onde a planta recebe maior insolação,assim as frutas ficam mais coloridas .Gostaria de saber se no caso do damasco posso fazer esse mesmo sistema?
Imagem: casadosargassal.blogspot.com
Imagem: interessespessoais.com
Imagem: hortaaporta.blogspot.com
Imagem: lifestyle.sapo.pt
1 de 4
Como plantar Damasco