Partilhar
Partilhar em:

Como plantar nêsperas

Como plantar nêsperas

A Nespereira, como é chamada a arvore de nêsperas no brasil, que também pode ter nome de ameixa-amarela ou magnórios, é uma arvore rústica. Requer alguns cuidados contra pragas, dependendo do local de plantio mas aguenta-se muito bem no inverno.

O seu fruto é delicioso, composto quase 90% por água, vitaminas e alguns sais, pode ser aproveitado em diversas receitas, principalmente as de doces, geleias e compotas. O fruto é muito valorizado no mercado pela sua vasta utilidade e sabor, além do cultivo, que não costuma apresentar grandes dificuldades e é comummente realizado apenas por questões ornamentais. Neste artigo, umComo explica como plantar nêsperas.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar temos que decidir qual será a forma de adquirir o pé de nêspera. Podemos comprar as sementes, a muda ou fazer da forma mais divertida, utilizando métodos de multiplicação como a estaquia, alporquia ou mergulhia. Porém, estes métodos precisam de uma "arvore mãe", ou seja, você precisará já possuir um pé de nêspera.

Para todos os casos, também podemos pegar as sementes de frutos adquiridos, ou pegá-los emprestados por tempo indefinido de outras árvores. Para isso, devemos tomar alguns cuidados com estes frutos e sementes:

  • Escolha os frutos mais bonitos e saudáveis
  • Remova a sua polpa
  • Lave as sementes e deixe-as secar na sombra
  • Semeie-as em saquinhos com substratos para mudas neutro
  • Mantenha o substrato onde você as plantou úmido mas não encharcado
  • Enquanto mantem o substrato úmido, mantenha estes sacos em locais preferencialmente meio-sombrados, podendo pegar o sol da manhã até que se perceba o primeiro broto. Após isso, plante-os num local definitivo.

(A germinação pode ocorrer num intervalo entre 20 e 30 dias após o início do plantio)

2

A nêspera, diferente da maioria das outras plantas frutíferas, não precisa de poda. O cuidado com a frutificação deve bastar na retirada dos galhos doentes e secos da planta após a retirada dos frutos.

3

Você também deve deixar ao menos três ou quatro frutos ainda na arvore para que a frutificação perdure por mais tempo. Para uma frutificação mais eficaz, desbaste os botões das flores da nespereira. A planta, tratando-se do cultivo por agricultores, costuma ser muito rentável, podendo dar frutos por mais de 20 anos. É também uma ótima fruta para plantar num pomar.

4

Quando a planta atingir 1,5 metro de altura você deve ensacar os seus frutos para evitar o surgimento de pragas e manchas no futuro. Basta usar um jornal ou sacola para cobrir os frutos até que eles fiquem maduros.

5

A nespereira é natural de climas sub-tropicais mas se adapta muito bem aqueles climas mais úmidos e quentes; e também os mais frios. As suas folhas não costumam cair aos montes no inverno e podem suportar temperaturas abaixo de zero.

o solo, deve ser de Ph neutro, úmido e fértil. Você pode usar adubos e substratos durante a idade jovem da planta mas não precisará preocupar-se com isso durante o resto do seu desenvolvimento, uma vez que a nespereira é uma árvore muito resistente. A rega deve ser frequente o suficiente para que o solo fique de úmido à quase seco, mas nunca totalmente seco ou encharcado para evitar doenças e fungos.

Veja também:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar nêsperas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (12)

Escrever comentário sobre Como plantar nêsperas

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
Yonah Barbosa
Muito bom o conteúdo do texto. É preciso ser generoso e compartilhar aquilo que sabemos com os outros. Essa fruta me lembra da minha infância, pendurado em seus galhos, me fartando. Plantei um pé aqui em casa. Espero ansiosamente a primeira colheita, para o ano de 2.018. Grato por ter compartilhado essas informações.
Masao Kiwamen
Tenho algumas nespereiras (4 pês) e a frutificação é ótima, porem após o amadurecimento, a poupa é cheia de riscos amarronzadas e cheia de bichos. Mesmo achando que a fruta esteja imune de bichos, o mesmo prevalece. Qual produto devo usar para evitar esses transtornos, e quando é a época de ensacamento?:
A sua avaliação:
nelson das neves
Muito bom o artigo valeu para meu conhecimento
JUAREZ SIEBURGER
EU GOSTEI MUITO DE SEU ARTIGO SOBRE O CULTIVO DA NESPERA.. PARABÉNS, VOU TENTAR CULTIVAR A PARTIR DE SEMENTES QUE RETIREI DAS FRUTAS QUE ADQUIRI.
MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS.
Osvaldo Inácio
plantei uma Nespereira no meu quintal há cerca de cinco anos. Estão com uma média de 2.5 metros de altura e até esta altura não produzem frutos. Que tratamento terei de fazer para obter frutos
jose roberto garcia
Bom dia, achei muito boa a sua explicação. eu tenho uma nespera enxertada a quase um ano. eu so acho que o desenvolvimento dela e muito lento, sera que e porque esta plantada no vaso? que tipo de adubo eu devo usar. obrigado e um bom dia.
A sua avaliação:
Rosemberg
Boa tarde! Quanto tempo para a nespereira dar frutos desde a germinação?
A sua avaliação:
Cristiana Elen
Bom engraçado ler matéria assim,pois por incrivel que parece uma senhora em frente da minha casa falou - FILHA SÓ JOGAR EM UM BURACO QUE "DÁ".E ASSIM EU FIZ,HOJE FAZ QUASE 3ANOS E ELA ESTA COM QUASE 1.60M LINDA E CHEIA DE TRONCOS!
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Cristiana! Que bom saber isso! Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
adalmilton
Ganhei algumas sementes de nêspera gostaria de informações de como plantar as sementes
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Adalmilton! Basta seguir as indicações acima :)
ANDRÉ LUIZ MASCHIO
Não enterre elas... apenas largue no solo
A sua avaliação:
Carlos Roberto Puia
Maravilha de fruto. Eu tenho plantado na minha chácara há 18 anos e carrega de nêsperas. Além de fazer uma sombra maravilhosa. RECOMENDO.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Carlos! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário :)
Neuza
Gostei do que li e vi,trouxe umas sementes de Portugal e quero saber se posso plantar em um grande vaso,pq o espaço é pouco na minha casa,desde já obrigada.

Como plantar nêsperas
1 de 3
Como plantar nêsperas