Partilhar
Partilhar em:

Como plantar Goiabas

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (75 votos)
3 comentários
10 vezes partilhado
 
Como plantar Goiabas

A goiaba é uma fruta da goiabeira, uma arvore tropical muito conhecida no Brasil. Essa fruta pode ser utilizada em vários tipo de alimentos, principalmente em doces ou saladas de frutas. É uma ótima opção entre as frutas para se plantar num pomar. Se você pretende plantar uma goiabeira saiba que não é muito difícil, se o clima é favorável você não encontrará muitos pormenores no plantio e cultivo.

A goiabeira, se bem cultivada, pode alcançar seus 12 metros de altura. Já o seu ciclo de vida é perene; ela possui um metabolismo desacelerado em relação à outras plantas, desta forma, ela apresenta flores, folhas e frutos durante muito mais tempo (o que é ótimo). As suas flores, apesar de serem muito bonitas não são a parte mais atraente da planta, os frutos tomam o seu lugar. Neste artigo, umComo te ensina como plantar goiaba.

Também lhe pode interessar: Como plantar jambo
Passos a seguir:
1

As flores da goiabeira são axilas e hermafroditas, por conta disso é muito comum encontrarmos as suas sementes por todo o canto. Você deve decidir se irá plantá-la a partir da semente, mudas ou estacas. A escolha vai depender do tempo que pode ser dedicado ao cultivo da goiabeira, se você não possui muito, eu recomendo que compre uma muda com cerca de 1 ano de idade.

Além do que, quando cultivada a partir da semente elas podem levar até um ano para completar o seu ciclo vegetativo, do qual não são produzidos frutos.

2

O solo deve possuir PH neutro ou levemente, muito levemente, alcalinado. De preferência deve ser plantada em solo plano ou um pouco inclinado. Caso você queira plantar mais de uma goiabeira opte por uma distância de 2 metros ou 2,5 metros entre cada uma delas, para que as suas raízes possam se desenvolver sem interferência.

O solo ideal para a goiabeira, além do PH relativamente neutro, também deve ter boa fluidez para que não fique encharcado, o que aumentará a chance de aparecerem pragas ou doenças na sua planta.

3

A frutificação da goiaba ocorre durante todo o ano mas é mais intensa durante os meses entre janeiro e abril, neste período é normal que você tenha que colher muitas goiabas.

Para colher as goiabas é indicado que você não colha mais do que três vezes por semana e não colha as goiabas que não estão definitivamente maduras.

É importante realizar podas em sua árvore, ajuda a evitar o aparecimento de pragas e doenças, uma vez que a poda estimula a planta e a mantém firme e forte.

4

Agora, falemos um pouco sobre o fruto da goiaba, já que não tem muito o que dizer sobre a árvore ou as dificuldades no seu plantio.

A goiaba é, geralmente, de formato oval e com casca pouco grossa e rugosa, sempre de cor verde e que fica amarela quando elas estão maduras. Outras características são a sua coloração e sabor que podem variar de acordo com a espécie sendo que a maioria delas são vermelhas, com sabor doce, suave e perfumado. Os frutos também tem sementes, que não apresentam problema algum ao serem ingeridos, e podem até proporcionar uma certa crocância ao fruto.

Na goiaba você encontra diversas vitaminas, sendo ela rica em vitamina C, sendo que para cada 100 gramas de goiaba temos 218 mg dessa vitamina.

Veja também:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar Goiabas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (3)

Escrever comentário sobre Como plantar Goiabas

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
risoleto jose ferreira
gostaria de começar plantar goiaba ,estou numa altitude 650 mts serta que produz
moacir moreira filho
plantei muda de goiaba branca de enxerto porem tem cavalo e o enxerto e necessario cortar o cavalo ou pode deixar os dois, as folhas esta dando praga torcendo as folhas e aparece umas lista brancas.parecendo uns riscos.
LUCINEIA DE CARVALHO VAZ
GOIABEIRA PLANTADA NO JARDIM DA FRENTE DA CASA TRAZ ALGUM RISCO P ESTRUTURA DA CASA , SUA RAIZ SE ESPALHA OU E PROFUNDA?
evansdro
pode plantar tranquilamente.

Como plantar Goiabas
1 de 3
Como plantar Goiabas