Partilhar

Como plantar Flor-de-coral

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como plantar Flor-de-coral
Imagem: pinterest.com

A flor-de-coral (também conhecida por russélia) é uma planta herbácea de origem mexicana que desponta inflorescências da primavera ao outono. As flores têm forma tubular e podem ser vermelhas, amarelas ou brancas. Os frutos, de tipo cápsula, não são relevantes em termos decorativos. O seu aspeto pouco denso torna-a apropriada para jardins informais, vasos, floreiras e cestas suspensas, ficando os seus ramos pendentes evidenciados. A russélia atrai beija-flores e borboletas e destaca-se em grupos. Esta planta prefere um clima quente e ameno, mas tolera o frio, o vento e a salinidade (para cidades à beira-mar). Leia este artigo de umComo e descubra como plantar Flor-de-Coral.

Também lhe pode interessar: Como plantar Danúbio

Cultivo

A flor-de-coral é uma planta bastante ramificada e deve ser plantada em solo areno-argiloso. Recomenda-se que se aproveitem elevações naturais para destacar os seus ramos pendentes. A russélia pode tornar-se uma planta invasiva, sendo essa a única desvantagem desta espécie.

Como plantar Flor-de-coral - Cultivo
Imagem: nargil.ir

Cuidados

A nível de rega, pode apenas molhar a superfície do solo quando estiver seco. Tenha cuidado para não encharcar.Mantenha a planta em locais com muito sol ou meia-sombra. A flor-de coral multiplica-se através de sementes e divisão das touceiras enraizadas.

Como plantar Flor-de-coral - Cuidados
Imagem: bihai.com.br

Plantio

Para que floresça com abundância, tome alguns cuidados na hora do plantio. A flor-de-coral precisa de sol e irrigação regular. O solo deve ser adubado com potássio e fósforo. Procure um solo que contenha areia e argila, mas que seja úmido (e não encharcado).Para melhores resultados, na hora do plantio misture na terra (à volta do caule, nunca junto ao caule!) cinco colheres de sopa (por metro quadrado) de NPK 04-14-08.De quatro em quatro meses aplique uma nova colher. Se o solo for adubado, a sua russélia florescerá muito mais.

Como plantar Flor-de-coral - Plantio
Imagem: flickrhivemind.net

Mudas e podas

Pode conseguir boas mudas se dividir as touceiras da planta por estaquia e sementes. Como qualquer planta, o truque para boas mudas é a altura em que são tiradas. A época certa para tirar mudas da flor-de-coral são as estações de primavera e verão. Para obter um bom resultado com a multiplicação e ver a sua russélia carregada de flores o tempo todo, recomendamos que pode a planta no final do inverno.

Como plantar Flor-de-coral - Mudas e podas
Imagem: terracapim.blogspot.com

Paisagismo

Por ser de fácil plantio, ter boa conservação, ser perene e por oferecer um lindíssimo visual, a flor-de-coral é muito usada por paisagistas como planta ornamental, compondo alguns tipos de decoração. Uma das vantagens de cultivar russélia é que, aparentemente, ela não atrai fungos e pragas, parecendo até imune. Se for plantada em duas ou mais cores, o efeito que esta planta provoca é ainda mais bonito.

Como plantar Flor-de-coral - Paisagismo
Imagem: yuanyewall.com

Curiosidades

Quando exposta ao sol, o verde das suas folhas ganha uma coloração diferente, ficando quase fluorescente! Se a flor-de-coral tiver sido cultivada junto de outras plantas, os tons de verde das demais provocará um efeito degradê. Pode dizer-se que a flor-de-coral é um arbusto porque forma uma touceira de ramos e flores acima do solo, com altura de cerca de um metro. No entanto, seus galhos são tão finos que não podem ser chamados de troncos, fazendo da russélia uma planta herbácea. Descubra como criar um jardim suspenso e dê nova vida à sua casa, incluindo esta planta que fica tão bem na vertical. Saiba também quais as melhores plantas para o exterior e diversifique seu jardim. Boa jardinagem!

Como plantar Flor-de-coral - Curiosidades
Imagem: casamiddas.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Flor-de-coral, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar Flor-de-coral

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
José Maria domingues
É difícil encontrar terra que tenha areia e argila( normalmente são pacotes de terra preta). Como fazer? Na poda, em que parte do galho se deve cortar?
Wagner
A russélia é uma planta muito rústica, chega a ser infestante. Se for plantar um ramo convém usar uma terra comum dessas que tem em qualquer lugar, porque ela tem menos microrganismos que podem fazer o ramo apodrecer. Depois que a muda "pegar" pode plantar esse "torrão" de terra comum com a muda em terra adubada como essa tal terra preta, então a planta irá desenvolver bem.

Quanto à poda, é interessante pegar um ramo que já floresceu e enterrar a sessão mediana dele deixando a extremidade para fora da terra (isso se chama mergulhia) e pode se fazer inclusive em outro vaso próximo. Após um tempo a parte enterrada irá enraizar e se terá uma "nova planta". Então pode-se cortar o restante do ramo que ligava esta muda a planta mãe. A planta adulta de tempos em tempos produz na base novos ramos, portanto os ramos "antigos" podem também serem cortados próximo à base.
Ricardo
Em que época se planta por sementes, na região sul, RS? Tenho que esperar pela primavera, ou pode ser em qualquer época do ano, já que ela é uma flor perene?
Wagner
Em floras grandes,que trabalham com plantas para paisagismo geralmente tem essa espécie. Ela inclusive é muito comum em jardins de edifícios residenciais.

Como plantar Flor-de-coral
Imagem: pinterest.com
Imagem: nargil.ir
Imagem: bihai.com.br
Imagem: flickrhivemind.net
Imagem: terracapim.blogspot.com
Imagem: yuanyewall.com
Imagem: casamiddas.com
1 de 7
Como plantar Flor-de-coral

Voltar ao topo da página