Partilhar
Partilhar em:

Como plantar maracujá

Passo a Passo
Avaliação: 5 (150 votos)
19 comentários
75 vezes partilhado
 
Como plantar maracujá
Fonte: revistagloborural.globo.com

O maracujá é uma planta tropical que se desenvolve muito bem em climas quentes, acima de 25ºC mas não tolera ventos frios ou geadas. Num país como o Brasil esta planta não apresenta grandes pormenores no plantio e cultivo, podendo dar frutos durante todo o ano, exceto em períodos mais frios como no inverno.

Por ser natural de climas tropicais o pé de maracujá gosta de boas e frequentes regas mas sem exageros, caso pretenda plantar em campo é preferível que seja em alguma região favorável.

Neste artigo, umComo te explica como plantar maracujá.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Instruções:
1

A melhor época para plantar maracujá é no período entre julho e agosto, se for plantar por sementes, você pode colocar de 3 a 4 em cada vaso e pode levar de 20 a 30 dias até que o primeiro broto possa ser visto na superfície do vaso e quando isso acontecer, você deve deixar uma muda em cada vaso ou recipiente.

Ao plantar em campo o processo é o mesmo, mas quando as mudas já tiverem alcançado os seus 50 cm de altura elas devem ser transplantadas para o seu local definitivo.

Fonte: mercadolivre.com.br
2

Assim que a sua planta estiver firmada em um vaso definitivo, está na hora de preparar um sistema de sustentação.

O pé de maracujá é uma planta trepadeira e precisa de algo para se agarrar, isso a manterá firme e saudável para que possa gerar bons frutos. Você pode fazer este apoio ou comprar, colocar o vaso perto de alguma cerca ou algo que ela possa se agarrar tira a necessidade de construir um apoio.

Caso contrário, monte um apoio em forma de 'T' onde o caule principal irá se apoiar na parte vertical e os seus ramos na parte horizontal, não precisa ser muito grosso, apenas o suficiente para não partir com o peso da planta e seus frutos. A parte horizontal do apoio pode ter até 2,6 m de altura, mas é recomendado que tenha no mínimo 1,8 m.

3

A poda é vital para o crescimento de um bom pé de maracujá e deve ser feita conforme as especificações:

Depois de instalar o sistema de sustentação, você deve podar o seu pé para que ele fique rente à parte vertical do apoio, para que cresça junto com ele. Você saberá qual é o caule principal só de olhar, os ramos que crescem além dele, antes que a planta tenha uma altura de cerca de 1,5 m devem ser podados com uma tesoura limpa de corte afiado, afiado suficiente para cortar os ramos sem esmagá-los.

Fonte: infonegocios.biz
4

A adubação do maracujá deve ser feita antes de semeio e durante o seu tempo de vida e pode ser feita de 30 em 30 dias. Esterco, adubos orgânicos, sulfato de amônia, cloreto de potássio e superfosfato simples podem ser utilizados na adubação.

Se pretende utilizar os frutos na cozinha ou apenas saborear a fruta tirada do pé (o que você provavelmente não vai resistir) recomendo que use apenas adubos orgânicos, afinal, o maracujá possui diversos benefícios para a saúde além de ser delicioso.

Fonte: cplantar.com
5

Dependendo da sua horta, região onde mora ou clima é provável que apareçam pragas e doenças que podem atrapalhar o desenvolvimento do seu pé de maracujá, afinal nem as pragas resistem a essa fruta deliciosa.

Procure não utilizar pesticidas, a não ser que sejam biodegradáveis.

Plantar uma roseira ou plantar arruda próximo ao seu pé ou seus pés de maracujá podem resolver grande parte do problema das pragas, esses dois tipos de plantas têm como uma das maiores funções o regulamento de pragas em hortas ou até em grandes plantações.

Fonte: sargacal.com
6

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar maracujá, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (19)

Escrever comentário sobre Como plantar maracujá

19 comentários
Ana Lucia
Plantei um pé de maracujá, ano passado, Ele está lindo ramos imensos. aparecem os botões. a flor se abre. mas logo depois ela cai. Já adubei com esterco de galinha. como não deu resultado adubei com um adubo a base de algas e calcário. mas o problema não se resolveu, Gostaria de uma dica, obrigada
A sua avaliação:
edson
adorei as dicas como plantar o maracujá gostaria de conhece mais sobre o plantio do mesmo
Editor umComo.com.br
Oi Edson! De momento só temos essas informações sobre o plantio do maracujá. Obrigado pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Neusa Maria Laignier
Gostaria de saber porque os frutos estao caindo pequenos e verdes.que adubo organico devo usar
A sua avaliação:
MARCOS TEOGEM FERREIRA ALVES
OLA-BOM DIA. tenho um pê de abobora quero prantar um pé de maracujá. o espaço e pequeno da certo. O BRIGADO ATENCIOSAMENTE.-MARCOS TEOGEM.
Editor umComo.com.br
Oi Marcos! O ideal é que as covas para o maracujá sejam de 30 x 30 x 30cm. Obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
rodrigo samul
Gostaria de saber o quanto devo regar as mudas do maracujá
Editor umComo.com.br
Oi Rodrigo! Se você viver em uma região de muita chuva, então não precisa regar a planta de maracujá com muita frequência. Mas em climas de umidade moderada, deve regar a planta uma vez por semana. Certificando-se sempre de não deixar o solo encharcado. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página!
A sua avaliação:
GENILDO FERREIRA DE MOURA
As dicas foram maravilhosas. Parabens.
Editor umComo.com.br
Oi Genildo! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
NAIR POI
Moro Araçatuba sp , muito quente.Tenho em casa ,este ano perdi 2 floradas ,como agir,ele está muito formado devo tirar suas ramas?
A sua avaliação:
piter
Boa tarde quero tirar uma duvida eu tenho um maracuja plantado faz tempo ta muito grande mais nao ta florando e nem dando fruto me ajude por favor oque eu faço.
A sua avaliação:
LUIZ PEREIRA DOS SANTOS
COMO PREVENIR CONTRA A FUSARIOSE
A sua avaliação:
Farias, Joao
gostaria de saber sobre a impolinaçao assistida....

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Como plantar maracujá
Fonte: revistagloborural.globo.com
Fonte: mercadolivre.com.br
Fonte: infonegocios.biz
Fonte: cplantar.com
Fonte: sargacal.com
1 de 5
Como plantar maracujá