Partilhar
Partilhar em:

Como plantar maracujá

Passo a passo
Avaliação: 4,9 (145 votos)
13 comentários
75 vezes partilhado
 
Como plantar maracujá
Fonte: revistagloborural.globo.com

O maracujá é uma planta tropical que se desenvolve muito bem em climas quentes, acima de 25ºC mas não tolera ventos frios ou geadas. Num país como o Brasil esta planta não apresenta grandes pormenores no plantio e cultivo, podendo dar frutos durante todo o ano, exceto em períodos mais frios como no inverno.

Por ser natural de climas tropicais o pé de maracujá gosta de boas e frequentes regas mas sem exageros, caso pretenda plantar em campo é preferível que seja em alguma região favorável.

Neste artigo, umComo te explica como plantar maracujá.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
1

A melhor época para plantar maracujá é no período entre julho e agosto, se for plantar por sementes, você pode colocar de 3 a 4 em cada vaso e pode levar de 20 a 30 dias até que o primeiro broto possa ser visto na superfície do vaso e quando isso acontecer, você deve deixar uma muda em cada vaso ou recipiente.

Ao plantar em campo o processo é o mesmo, mas quando as mudas já tiverem alcançado os seus 50 cm de altura elas devem ser transplantadas para o seu local definitivo.

Fonte: mercadolivre.com.br
2

Assim que a sua planta estiver firmada em um vaso definitivo, está na hora de preparar um sistema de sustentação.

O pé de maracujá é uma planta trepadeira e precisa de algo para se agarrar, isso a manterá firme e saudável para que possa gerar bons frutos. Você pode fazer este apoio ou comprar, colocar o vaso perto de alguma cerca ou algo que ela possa se agarrar tira a necessidade de construir um apoio.

Caso contrário, monte um apoio em forma de 'T' onde o caule principal irá se apoiar na parte vertical e os seus ramos na parte horizontal, não precisa ser muito grosso, apenas o suficiente para não partir com o peso da planta e seus frutos. A parte horizontal do apoio pode ter até 2,6 m de altura, mas é recomendado que tenha no mínimo 1,8 m.

3

A poda é vital para o crescimento de um bom pé de maracujá e deve ser feita conforme as especificações:

Depois de instalar o sistema de sustentação, você deve podar o seu pé para que ele fique rente à parte vertical do apoio, para que cresça junto com ele. Você saberá qual é o caule principal só de olhar, os ramos que crescem além dele, antes que a planta tenha uma altura de cerca de 1,5 m devem ser podados com uma tesoura limpa de corte afiado, afiado suficiente para cortar os ramos sem esmagá-los.

Fonte: infonegocios.biz
4

A adubação do maracujá deve ser feita antes de semeio e durante o seu tempo de vida e pode ser feita de 30 em 30 dias. Esterco, adubos orgânicos, sulfato de amônia, cloreto de potássio e superfosfato simples podem ser utilizados na adubação.

Se pretende utilizar os frutos na cozinha ou apenas saborear a fruta tirada do pé (o que você provavelmente não vai resistir) recomendo que use apenas adubos orgânicos, afinal, o maracujá possui diversos benefícios para a saúde além de ser delicioso.

Fonte: cplantar.com
5

Dependendo da sua horta, região onde mora ou clima é provável que apareçam pragas e doenças que podem atrapalhar o desenvolvimento do seu pé de maracujá, afinal nem as pragas resistem a essa fruta deliciosa.

Procure não utilizar pesticidas, a não ser que sejam biodegradáveis.

Plantar uma roseira ou plantar arruda próximo ao seu pé ou seus pés de maracujá podem resolver grande parte do problema das pragas, esses dois tipos de plantas têm como uma das maiores funções o regulamento de pragas em hortas ou até em grandes plantações.

Fonte: sargacal.com
6

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como plantar maracujá, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Relacionados
Comentários (13)

Escrever comentário sobre Como plantar maracujá

Muito útil
13 comentários
NAIR POI
Sua avaliação:
Moro Araçatuba sp , muito quente.Tenho em casa ,este ano perdi 2 floradas ,como agir,ele está muito formado devo tirar suas ramas?
piter
Sua avaliação:
Boa tarde quero tirar uma duvida eu tenho um maracuja plantado faz tempo ta muito grande mais nao ta florando e nem dando fruto me ajude por favor oque eu faço.
LUIZ PEREIRA DOS SANTOS
Sua avaliação:
COMO PREVENIR CONTRA A FUSARIOSE
Farias, Joao
Sua avaliação:
gostaria de saber sobre a impolinaçao assistida....
luis renato pereira soares
Sua avaliação:
quero plantar melancia e não sei como plantar.
Editor umComo.com.br
Oi Luis! Aprenda a plantar melancia seguindo estes passos: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-plantar-melancia-10211.html
paulo everaldo zampieri
Sua avaliação:
plantei maracuja doce em suporte aéreo, esta produzindo bastante frutos, sõ que estão muitos pequenos e parte da semente não tem a gelatina que a envolve; o que acontece?
LINCOLN DE SENA GONÇALVES
Sua avaliação:
Quero plantar maracujá em meu quintal, e necessito saber sobre adubos, podas,etc. Conto com ajuda dos senhores.Aguardo e agradeço. LINCOLN
Antonio Ferreira Neto
Sua avaliação:
Olá sou Antonio Ferreira, e pretendo plantar maracujá, e preciso muito de conhecimento pois gostei do passo a passo como plantar maracujá e se poder me enviar mais detalhe fico muito grato pela ajuda desde já muito obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Antonio! Quando à plantação do maracujá, de momento esta é toda a informação que temos. Mas se quiser saber os benefícios desta fruta confira este artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-beneficios-do-maracuja-12141.html Obrigada pelo seu comentário!
Olimpia Pacheco de Araujo
Sua avaliação:
Boa tarde! eu só não entendo o por que da tanta largatas. Pode me explicar. Obrigada.
Marco Possos
Sua avaliação:
E possivel plantar maracuja na Florida USA?

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Tratamentos de Pele
Nós de Gravatas
Jardinagem
Como plantar maracujá
Fonte: revistagloborural.globo.com
Fonte: mercadolivre.com.br
Fonte: infonegocios.biz
Fonte: cplantar.com
Fonte: sargacal.com
1 de 5
Como plantar maracujá