Partilhar

Como plantar Abacaxi ornamental

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como plantar Abacaxi ornamental
Imagem: diyourself.ru

O Abacaxi é uma fruta conhecida não só pelo seu formato, como também pela sua utilidade na cozinha, desde pratos como saladas, saladas de frutas até drinks. É rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, além da grande quantidade de fibras. O seu uso na culinária é comum não só pelo sabor, mas também porque o abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que ajuda a digerir o alimento depois de uma refeição e ajuda a reduzir inflamações. Ele também possui benefícios para quem quer emagrecer, reduz a retenção de líquido, é indicado para quem tem hipertensão arterial, anemia, dificuldade em cicatrizar ferimentos e ainda controla o colesterol. Ou seja, o abacaxi é uma fruta essencial na dieta de uma pessoa saudável, e neste artigo, umComo fala um pouco sobre e te ensina como plantar Abacaxi ornamental.

Também lhe pode interessar: Como cultivar alho ornamental
Passos a seguir:
1

Apesar de ser uma planta rústica, com crescimento lento, perene, multiplica-se com facilidade por divisão de touceiras. Logo, se você pretende adquirir uma muda, veja com parentes ou amigos se eles já possuem um Abacaxi ornamental, assim poupa-se o trabalho de comprar uma nova muda ou sementes para iniciar o plantio.

2

Devido as suas origens, o Abacaxi ornamental cresce e desenvolve-se muito bem em climas úmidos e tropicais, e pode ser cultivada em espaços abertos, sob meia-sombra ou em pleno sol. Evite deixá-la em locais sem circulação de ar. Evite, sobretudo, as temperaturas mais baixas, pois o Abacaxi ornamental é altamente sensível a climas abaixo de 13ºC, além de não tolerar climas muito secos.

Como plantar Abacaxi ornamental - Passo 2
Imagem: krugznaniy.ru
3

Se for o caso, você pode plantá-lo em seu jardim com o intuito de delimitar áreas. Por ser considerado uma planta agressiva, por causa dos seus espinhos, o Abacaxi ornamental pode ser utilizado para barrar passagens de animais ou pessoas em espaços ou canteiros. Plante-as isoladas ou em grupos. Além disso, o Abacaxi ornamental é uma ótima planta para decorar jardins, devido à sua beleza exótica.

4

O solo para plantio do Abacaxi ornamental deve ser fértil, a terra deve estar colocada de forma leve, arejada, sem pressão ou dureza excessiva, enriquecida com matéria orgânica (fertilizantes naturais e adubos). As regas devem ser regulares, de forma que a terra fique sempre com aspecto úmido, mas não encharcada, para evitar o aparecimento de fungos que podem causar doenças na raiz da planta.

5

O Abacaxi ornamental pode ser plantado em vasos ou em solo, dentro ou fora de casa, desde que o local de plantio esteja de acordo com as necessidades da planta. Lembre-se de tomar cuidado com os espinhos, que fazem parte não só do pequeno abacaxi como também das folhas; use luvas para manusear a planta.

Como plantar Abacaxi ornamental - Passo 5
Imagem: biologia.edu.ar
6

O Abacaxi ornamental tem como principal característica o seu pequeno porte (chega a 7cm de diâmetro), em comparação com o Abacaxi normal, e é do tipo de espécie das Bromélias, das mais conhecidas espécies de plantas ornamentais. É originário da América do Sul, precisamente do Brasil. Pode ser como um abacaxi, mas esta planta não é cultivada normalmente para o consumo. Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Abacaxi ornamental, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar Abacaxi ornamental

O que lhe pareceu o artigo?

Como plantar Abacaxi ornamental
Imagem: diyourself.ru
Imagem: krugznaniy.ru
Imagem: biologia.edu.ar
1 de 3
Como plantar Abacaxi ornamental

Voltar ao topo da página