Partilhar

Como cultivar alho ornamental

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cultivar alho ornamental
Imagem: bulhufas.es

O alho ornamental é um tipo de planta bulbosa ideal para decorar tanto seu quintal ou jardim, como os cômodos internos de seu lar. Esta bela flor pertence à família das liliáceas e costuma ser de cor malva, púrpura ou rosada. Se você tem ou deseja cultivar este tipo de planta, veja o seguinte artigo. Em umComo.com.br damos a você dicas sobre como cultivar alho ornamental. Cuide desta planta de longa vida e decore seu lar com esta bela flor.

Também lhe pode interessar: Como plantar Abacaxi ornamental
Passos a seguir:
1

Solo. Pode colocar o alho ornamental em vasos ou jardineiras. Só deve ter em conta que a terra deve drenar bem. Além disso, servirá quase qualquer mistura de terra. Não obstante, recomendamos a você que utilize terra de jardim com areia misturada. É a que vai melhor com seu alho ornamental.

2

Luz. A iluminação para o cultivo do alho ornamental, bem como para qualquer outra planta, é bastante importante. Neste caso, precisa de bastante luz solar, ainda que seja uma planta que se adapta muito bem às regiões meio ensolaradas, meio sombreadas. Todos os dias precisa de umas duas horas de luz natural, por isso aconselhamos você a evitar colocar seu alho ornamental em áreas muito sombrias.

3

Temperatura. Este é outro elemento chave no cultivo do alho ornamental. É uma planta que resiste às temperaturas altas e de verão. Por isso, durante os meses mais frios de inverno é aconselhável transladar para o interior do lar. Deste modo, evitará que a planta morra congelada. É necessário proteger o alho ornamental do frio.

4

Irrigação. O mais importante sobre a irrigação é que o solo drene bem. De resto, o alho ornamental é uma planta que não requer grandes quantidades de água. Recomendamos a você que verifique que o solo se mantenha sempre úmido.

5

Pragas. O fungo roya é o tipo de praga que mais afeta esta planta. Consulte em sua loja de jardinagem ou viveiro habitual o tipo de pesticida que curará seu alho ornamental sem o danificar.

6

Poda. Durante os meses de verão e outono é a época ideal para renovar seu alho ornamental. Elimine as flores secas, bem como as folhas que tenham ficado amareladas. Com esta poda, conseguirá que seu alho ornamental cresça com mais força durante a primavera.

7

Reprodução. Se você deseja multiplicar sua planta, pode fazer isso mediante a plantação de sementes ou separando os bulbos que tenham se formado em volta do bulbo principal. Desta forma conseguirá a reprodução de seu alho ornamental.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar alho ornamental, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar alho ornamental

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Maria da graça
A semente do alho ornamental é o próprio dente do alho que se usa para tempero ou é uma semente diferente?
Izequias Estevam dos Santos
Gostei da publicação, parabéns. Onde posso comprar sementes ou bulbos do alho ornamental. Obrigado pela atenção. Izequias.
Vilma Gueiros
Como cultivar alho na água?

Como cultivar alho ornamental
Imagem: bulhufas.es
Como cultivar alho ornamental

Voltar ao topo da página