Como plantar batatas


Como plantar batatas

O processo de plantar batatas será bem simples se seguir os conselhos que lhe propomos a seguir. A plantação de batatas fornece resultados incríveis, uma vez que cada batata produz um grande número de tubérculos e é muito fácil de cultivar. A batata é uma planta que provém da América do Sul, onde é cultivada há vários séculos e os seus frutos chamados tubérculos (raízes grossas), são ricos em amido. São cultivadas em climas temperados e em solos férteis com muita matéria orgânica e requerem regas frequentes e abundantes. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe de uma forma fácil como plantar batatas.

Instruções
  1. Coloque as batatas que quer plantar num tabuleiro num lugar fresco e com luz natural, 6 semanas antes de as plantar. As batatas devem ser plantadas depois do período de geadas, isto é muito importante.

  2. Nas batatas aparecerão grelos que serão as futuras plantas. Em cada batata aparecerão vários grelos. Para obter muitas batatas de pequeno tamanho, deixe 5 grelos por batata e elimine os restantes, arrancando-os. Se pelo contrário quiser batatas maiores, deixe 3 grelos (quanto mais separados melhor) por batata.

    Foto: terramanhada.blogspot.pt

  3. A planta da batata necessita de solos férteis, bem drenados e ricos em matéria orgânica com uma profundidade de 60 centímetros. Por isso, se plantar batatas em vasos, estes devem ter também 60 cm de altura como altura mínima.

    Foto: coisas.rechena.com

  4. Deve fazer buracos distanciados por 40 centímetros entre si e introduzir as batatas com os brotos (grelos) para cima. As batatas devem formar uma ilha. Se queremos plantar diferentes ilhas, devemos separá-las por 70 centímetros, que é a distância correta para que as plantas se desenvolvam num estado perfeito.

  5. Deixe passar o verão regando as plantas regularmente e no início do Outono a sua colheita está pronta. Durante o verão regar uma vez por semana as suas batatas é o suficiente, desde que o faça profundamente. Se as folhas da planta estiverem murchas, então é porque precisam de mais água, e nessa situação pode regá-las com mais frequência. Outro cuidado que deve ter com as suas batatas é ir arrancando as ervas daninhas que vão crescendo à sua volta. Verifique se as folhas das suas batatas apresentam buracos ou pontinhos amarelos, pois isso pode ser sinal de pestes.

  6. A colheita da batata pode ser feita quando as ramas estiverem amareladas e os tubérculos se soltarem com facilidade. Duas semanas antes da colheita, corte as plantas por cima da raiz deixando-as em cima do solo.

    Foto: flores.culturamix.com

  7. Passadas duas semanas depois de remover as plantas, pode remover a terra e apreciar as suas próprias batatas.

  8. Se deseja ler mais artigos parecidos a como plantar batatas, recomendamos que entre na nossa categoria de Os Legumes.
Necessita
  • Batatas para plantar
  • Vasos de 60 centímetros de altura ou um solo fértil
  • Topsoil misturado com composto, um pouco de areia e água.
Conselhos
  • Para plantar batatas em climas frios, deverá esperar que passe o período das geadas, uma geada suave não matará as plantas, mas vai faze-las sofrer bastante. Durante o cultivo, podem aparecer diferentes pragas que deve tratar com um remédio adequado como inseticidas, fungicidas, etc. Para colher batatas de pequeno tamanho, deve colher as batatas logo depois das flores das plantas se abrirem.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como plantar batatas:


2 comentários


28-02-2014 disse:
será que posso semear logo as batatas depois das cortar ou posso esperar 2ou 3 dias para que seque a parte que curtei porque me disseram que era melhor
12-09-2013 disse:
como fazer covas de 40 cm de distancia com 60 de profundidade ? parece tão fundo, não seria mais facil fazer uma valeta? ou eu não entendi.
Vídeos em destaque
Magia revelada Animais de Estimação Tutoriais de Photoshop Veterinário