Partilhar

Como plantar alhos

Como plantar alhos

Todos sabemos que o alho é um dos alimentos mais utilizados na dieta mediterrânea, o que poderá não saber é que é uma das plantas mais fáceis de plantar na sua horta ou jardim. O alho praticamente não precisa de cuidados e verá, em seguida, como conseguir que os alhos da sua horta cresçam saudáveis e tenham um sabor muito bom.

Também lhe pode interessar: Como plantar alho-poró
Passos a seguir:
1

O processo para plantar o alho é muito simples e faz-se enterrando os dentes dos alhos na terra, deve escolher um lugar com muito sol na hora de plantar alhos, uma vez que é muito benéfico para a planta, mas tem que ter em conta que não deve expor-se ao calor excessivo.

2

Devem-se colocar os dentes de alho em buracos de 2,5 cm de profundidade, tendo em conta que a parte com pontas deve ficar sempre virada para cima. Cada dente de alho tem que ter uma distância de 15 cm entre si e, no caso de plantar em várias filas, cada fila deve ter uma separação de 30 cm.

Como plantar alhos - Passo 2
3

O solo onde plantar o alho deve estar previamente fertilizado e limpo. Se o solo for muito leve, recomenda-se adicionar um bom composto ou uma camada de estrume para otimizar a produção.

Como plantar alhos - Passo 3
4

Quando plantar alhos? Cultivar alhos depende do clima que tenhamos na nossa zona. Se vive numa zona fria deverá plantar o alho quando o inverno acabar. Se quer plantar o alho e vive numa zona mais temperada, pode plantá-lo a partir de Novembro até Janeiro.

5

A colheita do alho começa no final de Maio e estende-se até aos princípios de Agosto, dependendo do tempo que tenha feito. O alho é uma planta bastante rústica, que se adapta bem a diferentes climas e tolera bem o frio do inverno, mas não suporta um Agosto seco e caloroso.

Como plantar alhos - Passo 5
6

O alho tende a ter poucos problemas de pragas ou doenças, embora as larvas de alguma espécie de mosca e besouro possam invadir o bulbo. Cuidado com regar demasiado o alho, uma vez que isto fará que saiam flores amarelas e permaneçam muito pequenos, de qualquer forma é recomendável para evitar, na medida do possível, este tipo de problemas o ideal é fazer tratamentos preventivos desde meados ou finais de Abril, que é quando começam as temperaturas amenas e com umidade elevada.

Veja também: Como plantar alho em vaso

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar alhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Na horta recomendamos-lhe que coloque o algo perto das alfaces e longe do feijão.

Escrever comentário sobre Como plantar alhos

41 comentários
Carlos Roberto Vidal
Bastante útil as informações.
João Silva
Gostaria de saber mais sobre o cultivo do alho. Como controlar certas doenças na planta.Obrigado
Carlos Raimundo Lisboa Cerqueira
muito boa a matéria bastante educativa
Editor umComo.com.br
Oi Carlos! Valeu pelo comentário ;)
joao garcia
pergunta posso cortar ao meio o dente de alho e plantar a parte da raiz
Lucrecio A.Chibata
gostei muito da pagina vai me ajudar a trabalhar com as horticluas juntos dos meus alunos. sou professor de Agropecuaria. Neste momento estou a pedir artigo da batata reno.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucrecio! Que bom saber que as informações foram de ajuda! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
José Alves
Gostei das dicas. Tirei muitas dúvidas. Obrigado.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Que bom que conseguiu esclarecer suas dúvidas! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
laecio
gostei da pagina
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Laecio! Que bom saber que nossa página foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Iacy Muniz Ferreira
Gostei muito das dicas foi de grande valia para mim que estou iniciando uma horta em casa.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Iacy! Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e boas plantações :)
A sua avaliação:
LEANDRO
Gostei do artigo e tenho interesse de saber mais, tenho espaço no meu terreno, e estou preparando solo para cultivar não só alho mas, cebola e batata.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Leandro! Para plantar batatas e cebolas confira estas recomendações e dicas: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-plantar-batatas-371.html http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-semear-cebolas-3988.html Muito obrigada pelo seu comentário e boas plantações :)
A sua avaliação:
luiz carlos de barros
ótima elucidação relativa ao plantio do alho que por hora encontra-se entre os produtos mais valorizados em função de sua atual alta demanda.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Luiz! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como plantar alhos
1 de 4
Como plantar alhos

Voltar ao topo da página