Partilhar

Como semear cebolas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 outubro 2017
Como semear cebolas

O cultivo da cebola é feito há séculos. Cada zona e inclusive cada homem particular tem a sua própria forma, que depende das circunstâncias e do lugar em que se semeiem, mas todos devem cumprir uma série de requisitos para o bom cultivo da cebola. Hoje é possível plantá-las em casa com o desenvolvimento das hortas urbanas, e desfrutar assim dos seus benefícios naturais de forma direta. Em umComo.com.br explicamos-lhe como semear cebolas.

Também lhe pode interessar: Como semear aipo
Passos a seguir:
1

As cebolas precisam de solos muito ricos para semear e cultivar. São necessários solos franco-arenosos e nada de solos argilosos ou muito arenosos, uma vez que não seria possível o desenvolvimento e florescimento da cebola.

2

No plantio, as cebolas precisam de muito pouca água. Antes de se formarem os bulbos, é quando mais quantidade de água precisam, depois, nada.

3

É preferível plantar bulbos à semente, uma vez que são os que melhor crescem e os que mais força têm. A melhor época para os plantar é a primavera, em buracos de uns 15 centímetros de profundidade, os quais devem depois ficar bem tapados com terra.

4

É recomendável deixá-las sempre ao sol. Isso é o mais recomendável para as cebolas e o que melhor lhes faz para o seu crescimento.

5

Chega um momento em que os vértices da cebola ficam amarelos. Neste preciso instante aconselha-se cortá-los e quebrar os seus pescoços. Estes devem ficar ali mesmo, permanecendo em contato com a terra. Desde este preciso momento, a cebola começará a sua maturação.

6

Neste instante também deve levantar os bulbos da cebola e esperar que se sequem. Tudo isto pouco a pouco, não desenterre tudo até que não fiquem bem secos. É então quando se deixam em repouso ao sol durante duas semanas.

Veja também: Como plantar alho em vaso

7

Depois das cebolas estarem bem secas, é recomendável tê-las num lugar fresco, mas também não muito frio. Isto irá ajudar na sua conservação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como semear cebolas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Tente não submeter a semente a mudanças bruscas de temperatura.
  • Retire todas as ervas daninhas que crescerem à volta delas.

Escrever comentário sobre Como semear cebolas

2 comentários
Manuel Soares
Obrigado por me dar esta oportunidade.Cultivo uma pequena horta e queria ser eu a cultivar de raiz ou seja,sem comprar a maior parte das coisas.Por isso queria saber (se possível) Quando é a altura de semear cebolo.Dizem que se deve de respeitar as luas, mas disso eu não percebo.Por favor pode-me ajudar?Desde já muito obrigado.
Carlos Alberto
Gostei! Estamos, eu e minha esposa, iniciando uma horta horgânica, e temos conseguido ótimos resltados. A qualidade dos alimentos é incomparável. O sabor então, nem se fala! Estamos vendendo em sacolas orgânicas, e também em unidades na horta, e as pessôas têm se maravilhado. Agora queremos plantar cebolas, e as dicas aqui sugeridas, foram de muita valia. Obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi Carlos! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando as matérias do umCOMO e tudo de bom para vocês!

Como semear cebolas
Como semear cebolas

Voltar ao topo da página