O milho

Como semear milho

Como semear milho
Imagem: eleconomista.net

A semeadura do milho pode ser um exercício muito benéfico, já que ajudará você a colher um alimento muito rico em nutrientes. Ao fazê-lo de forma natural, você poderá beneficiar-se de todas as contribuições que o milho proporciona, além de aprender sobre seu semeado, uma grande experiência. Em umComo.com.br mostramos-lhe como semear milho passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como semear aipo

Passos a seguir:

1

O mais aconselhável é que consiga semente de milho doce ou terno, já que você fará colheitas para poder comê-la e para acompanhar os seus pratos. Informe-se bem dos tipos de milhos e planta mais conveniente.

2

Lembre-se que o milho requer muito sol, por isso é aconselhável semear entre maio e junho. Sempre que já faça calor, não precisa proteção sob o sol, já que se a terra se esfria, o milho apodrecerá. Tente que lhe dê muito sol, constantemente, para seu crescimento e desenvolvimento.

3

O terreno para semeadura do milho deve estar muito adubado, além de seco. Antes de plantar, coloque adubo na terra durante umas 4 semanas anteriores.

4

O milho se poliniza com o vento, por isso é melhor plantá-lo em grupo do que em fileira. Isto ajudará à germinação do pólen. Plante as sementes a 1-2 polegadas da superfície do terreno, é mais aconselhável que você plante 2-3 sementes por cova.

5

Ainda que seja necessário que a terra permaneça o mais seca possível, deve-se regar as plantas pelo menos uma vez por semana. É aconselhável instalar algum sistema de irrigação na terra, já que se são regados por cima, o pólen da planta poderia ser eliminado.

6

No mês de julho, isto é, aproximadamente aos 3 meses da semeadura, o milho deve ter uma altura considerável de 12-18 polegadas. Uma vez desenvolvida o bulbo seco, o milho deixa de crescer.

7

Quando notar os grãos de milho bem apertados e ao apertá-los soltar um líquido leitoso, o milho estará pronto para ser colhido. O aconselhável é comê-lo depois de colhê-lo, de maneira que é melhor plantar muitos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como semear milho, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Tente não submeter a semeadura a mudanças bruscas de temperatura.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
olivia teresinha nogueira teixeira
qual tipo de milho mais doce?
A sua avaliação:
Linda Noura Pinheiro
quero plantar milho para alimentar minhas galinhas e patos.Que tipo de milho devo plantar?

Augusto Pantoja
explicação simples e objetiva.Aprendi muito.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Augusto, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site ;)
Eduardo Rocha
Pergunto se posso semear o milho a mão depois do terreno devidamente preparado? Obejativo colher para silo. Há rentabilidade? Obrigado
Imagem: eleconomista.net
Como semear milho