A cebola

Como semear cebolas

Como semear cebolas

O cultivo da cebola é feito há séculos. Cada zona e inclusive cada homem particular tem a sua própria forma, que depende das circunstâncias e do lugar em que se semeiem, mas todos devem cumprir uma série de requisitos para o bom cultivo da cebola. Hoje é possível plantá-las em casa com o desenvolvimento das hortas urbanas, e desfrutar assim dos seus benefícios naturais de forma direta. Em umComo.com.br explicamos-lhe como semear cebolas.

Também lhe pode interessar: Como plantar pimentão

Passos a seguir:

1

As cebolas precisam de solos muito ricos para semear e cultivar. São necessários solos franco-arenosos e nada de solos argilosos ou muito arenosos, uma vez que não seria possível o desenvolvimento e florescimento da cebola.

2

No plantio, as cebolas precisam de muito pouca água. Antes de se formarem os bulbos, é quando mais quantidade de água precisam, depois, nada.

3

É preferível plantar bulbos à semente, uma vez que são os que melhor crescem e os que mais força têm. A melhor época para os plantar é a primavera, em buracos de uns 15 centímetros de profundidade, os quais devem depois ficar bem tapados com terra.

4

É recomendável deixá-las sempre ao sol. Isso é o mais recomendável para as cebolas e o que melhor lhes faz para o seu crescimento.

5

Chega um momento em que os vértices da cebola ficam amarelos. Neste preciso instante aconselha-se cortá-los e quebrar os seus pescoços. Estes devem ficar ali mesmo, permanecendo em contato com a terra. Desde este preciso momento, a cebola começará a sua maturação.

6

Neste instante também deve levantar os bulbos da cebola e esperar que se sequem. Tudo isto pouco a pouco, não desenterre tudo até que não fiquem bem secos. É então quando se deixam em repouso ao sol durante duas semanas.

Veja também: Como plantar alho em vaso

7

Depois das cebolas estarem bem secas, é recomendável tê-las num lugar fresco, mas também não muito frio. Isto irá ajudar na sua conservação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como semear cebolas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Tente não submeter a semente a mudanças bruscas de temperatura.
  • Retire todas as ervas daninhas que crescerem à volta delas.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Josi
Olá bom dia!
Me chamo Josi tudo bem?
Gostaria de saber que quando se planta sementes (pimentão,tomate, alface) quanto de semente se coloca em cada cova?
Desde já agradeço pelo artigo
Aguardo resposta
A sua avaliação:
João Carlos Pedroso
Boa tarde em vasos meti 4 sementes de cebola quando for para meter no chão tenho que separar as mudas ou ficam como sairem do vaso ? obrigado.
Adriane
Bom dia, Joao Carlos. Na hora do plantio definitivo da muda, preferivel colocar individual para desenvolver melhor, resultando em cebolas maiores.
Manuel Soares
Obrigado por me dar esta oportunidade.Cultivo uma pequena horta e queria ser eu a cultivar de raiz ou seja,sem comprar a maior parte das coisas.Por isso queria saber (se possível) Quando é a altura de semear cebolo.Dizem que se deve de respeitar as luas, mas disso eu não percebo.Por favor pode-me ajudar?Desde já muito obrigado.
Carlos Alberto
Gostei! Estamos, eu e minha esposa, iniciando uma horta horgânica, e temos conseguido ótimos resltados. A qualidade dos alimentos é incomparável. O sabor então, nem se fala! Estamos vendendo em sacolas orgânicas, e também em unidades na horta, e as pessôas têm se maravilhado. Agora queremos plantar cebolas, e as dicas aqui sugeridas, foram de muita valia. Obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi Carlos! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando as matérias do umCOMO e tudo de bom para vocês!
Como semear cebolas