As vagens

Como plantar vagem

Como plantar vagem

A vagem também conhecido como feijão-verde, pertencente à família das leguminosas, é um dos vegetais mais consumidos pelas famílias. Oferecem um sem-fim de possibilidades culinárias e são muitos os benefícios que a vagem proporciona ao nosso organismo. Embora possamos encontrá-las em todos os estabelecimentos, sempre serão bem mais saborosas se as cultivamos nós mesmos em casa. Por isso, em umComo.com.br explicamos passo a passo como plantar vagem.

Também lhe pode interessar: Como plantar amendoim
Passos a seguir:
1

Antes de plantar vagem, é bom saber que existem dois tipos de plantas: a vagem de porte baixo ou rasteira e a de porte alto ou trepadeira, que necessitará um tutoramento e suporte para poder crescer corretamente.

2

A vagem adapta-se melhor aos climas quentes e amenos, onde as temperaturas não sejam inferiores a 10ºC. No entanto, se na sua região ocorrem fortes rajadas de vento, você deverá proteger suas plantas, já que são bastante frágeis.

3

Além disso, na hora de escolher o lugar para plantar a vagem deveremos procurar uma área na qual fiquem expostas ao sol, de modo que recebam os raios solares e esquente o solo. Se você vai plantar no exterior (e não na estufa) deverá fazer isso quando tenha passado a época de geadas, ou no caso de climas amenos desde princípios do outono até que comece a primavera.

4

Recomenda-se plantar a vagem mediante semeadura direta, isto é, através de sementes, já que não suportam muito bem os transplantes.

5

Desta forma, em função da variedade da vagem, será diferente as considerações na hora de plantá-la:

  • No caso das plantas rasteiras ou arbustivas, você deverá fazer covas de uns 2 cm de profundidade e deixar uns 20 cm entre cada um.
  • Quanto às plantas de porte alto ou trepadeiras, serão semeadas a uns 5 cm de profundidade e com uma separação de pelo menos 40 cm.
6

Ao cultivar vagem trepadeira, será necessário criar uma estrutura em forma de pirâmide pela qual possam subir. Desta forma, recomenda-se usar varas de bambu ou paus de uma altura aproximada de 2 metros unidos entre eles, por exemplo amarrados.

7

Quanto à irrigação, cabe destacar que a vagem precisa de solo úmido, de forma que será fundamental regá-la, mas sem chegar nunca a encharcá-la, já que então as raízes apodreceriam. Também, durante a época da primeira floração não deveremos abusar com a água, já que provocaria a queda das flores.

8

No entanto, não será necessário adubar a vagem, já que esta planta - como as outras leguminosas - têm a capacidade de fixar o nitrogênio atmosférico e aproveitá-lo como nutriente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar vagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
jose roberto daneluti
Sou produtor de verduras organicas em Paranavai Parana. Solo arenito, gostaria de saber se Feijao de vagem tem boa produção de devido a porosidade do solo. E necessario fazer qual tipo de irrigação gotejamento asperçao. Plantio plantio e necessario fazer os estaleiros. O plantio a ceu aberto tem problemas de doenças fungicas.
Luciano Vieira do Prado
Quero saber mais sobre vagens
ester
cm ´planto a vagem??da p germinar??:qtos dias p colheita?obrigaduu
ismanil siedlarczyk
Bom dia. Gostaria de saber algo sobre tratamento da vagem para insetos daninhos. grato pela atenção dispensada. Este artigo sobre plantação de verduras é muito bom, pois auxilia os agricultores familiares no seu plantio.
Luana
Oi, Eu queria saber se posso usar a vagem macarrão que compro no mercado, para consumo, para produzir a minha muda, nesse caso, como devo fazer? Obrigada!!
Arlindo f. de carvalho junior
Moro no MS, sou missionario e trabalho com os indigenas ,nas horas vagas e nos finais de semana,pois trabalho para nao ser pesado para ninguem. Gosto muito de lidar com horta,galinha e etc... .Nao tenho muito espaço para plantar tudo que tenho vontade, entao so planto o basico. Mas eu ja estou feliz com o pouco que eu consigo realizar. GRAÇAS A DEUS...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Arlindo! Que bom saber isso! Se tiver alguma dúvida na hora de plantar qualquer coisa, diga-nos que tentamos ajudar. Obrigada pelo seu comentário e boas plantações ;)
A sua avaliação:
Alcione VIEIRA
Fantástico, a forma de esclarecimento. Mas gostaria de saber também, quanto tempo dura um plantio, ou seja, produza durante quanto tempo? Se posso repetir plantio na área.
A sua avaliação:
Carlos gregorio
espetacular
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
A sua avaliação:
Carlos Roberto Vidal
Tenho uma horta orgânica numa estufa de 12x7 metros. Suas informações serão de grande valia.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos! Que bom saber que as informações foram úteis! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
ismael ganeu
muito boa a didatica, gostaria de saber se a vagem poderia sem plantada em vasos, obrihgado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ismael! Antes de mais, agradeço o seu comentário. A vagem também pode ser cultivada em vasos e jardineiras, desde que tenham um tamanho adequado. Continue acompanhando a nossa página :)
Alecia
Tentarei expermentar estas tecnicas.Como plantar alho frances.obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alecia! Para plantar alho francês siga estas dicas: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-plantar-alho-poro-4924.html Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Carlos
boa tarde! espero receber informações sobre plantio de vargem rasteira e de estaqueamento, obrigado
Davi de almeida
gostaria de saber algumas informações acabei de colher tomate organico envarado da variedade debora posso plantar vagen nestes conteiros não precisando fazer adubação no plantil do tomate usei calcario, torta de mamona ,iorim na preparação do solo. agurdo resposta.
Como plantar vagem