Partilhar

Como plantar vagem

Como plantar vagem

A vagem também conhecido como feijão-verde, pertencente à família das leguminosas, é um dos vegetais mais consumidos pelas famílias. Oferecem um sem-fim de possibilidades culinárias e são muitos os benefícios que a vagem proporciona ao nosso organismo. Embora possamos encontrá-las em todos os estabelecimentos, sempre serão bem mais saborosas se as cultivamos nós mesmos em casa. Por isso, em umComo.com.br explicamos passo a passo como plantar vagem.

Também lhe pode interessar: Como plantar batatas
Passos a seguir:
1

Antes de plantar vagem, é bom saber que existem dois tipos de plantas: a vagem de porte baixo ou rasteira e a de porte alto ou trepadeira, que necessitará um tutoramento e suporte para poder crescer corretamente.

2

A vagem adapta-se melhor aos climas quentes e amenos, onde as temperaturas não sejam inferiores a 10ºC. No entanto, se na sua região ocorrem fortes rajadas de vento, você deverá proteger suas plantas, já que são bastante frágeis.

3

Além disso, na hora de escolher o lugar para plantar a vagem deveremos procurar uma área na qual fiquem expostas ao sol, de modo que recebam os raios solares e esquente o solo. Se você vai plantar no exterior (e não na estufa) deverá fazer isso quando tenha passado a época de geadas, ou no caso de climas amenos desde princípios do outono até que comece a primavera.

4

Recomenda-se plantar a vagem mediante semeadura direta, isto é, através de sementes, já que não suportam muito bem os transplantes.

5

Desta forma, em função da variedade da vagem, será diferente as considerações na hora de plantá-la:

  • No caso das plantas rasteiras ou arbustivas, você deverá fazer covas de uns 2 cm de profundidade e deixar uns 20 cm entre cada um.
  • Quanto às plantas de porte alto ou trepadeiras, serão semeadas a uns 5 cm de profundidade e com uma separação de pelo menos 40 cm.
6

Ao cultivar vagem trepadeira, será necessário criar uma estrutura em forma de pirâmide pela qual possam subir. Desta forma, recomenda-se usar varas de bambu ou paus de uma altura aproximada de 2 metros unidos entre eles, por exemplo amarrados.

7

Quanto à irrigação, cabe destacar que a vagem precisa de solo úmido, de forma que será fundamental regá-la, mas sem chegar nunca a encharcá-la, já que então as raízes apodreceriam. Também, durante a época da primeira floração não deveremos abusar com a água, já que provocaria a queda das flores.

8

No entanto, não será necessário adubar a vagem, já que esta planta - como as outras leguminosas - têm a capacidade de fixar o nitrogênio atmosférico e aproveitá-lo como nutriente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar vagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar vagem

18 comentários
A sua avaliação:
jose roberto daneluti
Sou produtor de verduras organicas em Paranavai Parana. Solo arenito, gostaria de saber se Feijao de vagem tem boa produção de devido a porosidade do solo. E necessario fazer qual tipo de irrigação gotejamento asperçao. Plantio plantio e necessario fazer os estaleiros. O plantio a ceu aberto tem problemas de doenças fungicas.
Luciano Vieira do Prado
Quero saber mais sobre vagens
ester
cm ´planto a vagem??da p germinar??:qtos dias p colheita?obrigaduu
ismanil siedlarczyk
Bom dia. Gostaria de saber algo sobre tratamento da vagem para insetos daninhos. grato pela atenção dispensada. Este artigo sobre plantação de verduras é muito bom, pois auxilia os agricultores familiares no seu plantio.
Luana
Oi, Eu queria saber se posso usar a vagem macarrão que compro no mercado, para consumo, para produzir a minha muda, nesse caso, como devo fazer? Obrigada!!
Arlindo f. de carvalho junior
Moro no MS, sou missionario e trabalho com os indigenas ,nas horas vagas e nos finais de semana,pois trabalho para nao ser pesado para ninguem. Gosto muito de lidar com horta,galinha e etc... .Nao tenho muito espaço para plantar tudo que tenho vontade, entao so planto o basico. Mas eu ja estou feliz com o pouco que eu consigo realizar. GRAÇAS A DEUS...
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Arlindo! Que bom saber isso! Se tiver alguma dúvida na hora de plantar qualquer coisa, diga-nos que tentamos ajudar. Obrigada pelo seu comentário e boas plantações ;)
A sua avaliação:
Alcione VIEIRA
Fantástico, a forma de esclarecimento. Mas gostaria de saber também, quanto tempo dura um plantio, ou seja, produza durante quanto tempo? Se posso repetir plantio na área.
A sua avaliação:
Carlos gregorio
espetacular
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
A sua avaliação:
Carlos Roberto Vidal
Tenho uma horta orgânica numa estufa de 12x7 metros. Suas informações serão de grande valia.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos! Que bom saber que as informações foram úteis! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
ismael ganeu
muito boa a didatica, gostaria de saber se a vagem poderia sem plantada em vasos, obrihgado
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ismael! Antes de mais, agradeço o seu comentário. A vagem também pode ser cultivada em vasos e jardineiras, desde que tenham um tamanho adequado. Continue acompanhando a nossa página :)

Como plantar vagem
Como plantar vagem

Voltar ao topo da página