Partilhar

Como podar uma videira

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como podar uma videira

Ter o nosso próprio jardim em casa é uma tendência que está cada vez mais na moda. Se já o fez e quer saber como podar as videiras, não perca as recomendações que explicamos hoje para usufruir do sabor e dos nutrientes que tem esta deliciosa fruta. Mas se ainda não plantou sua própria videira, ainda que tenha espaço para fazer, atreva-se a fazer isso! E quando suas uvas estiverem prontas, dê uma olhada nos conselhos que damos a você em umComo sobre como podar uma videira.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de videiras
Passos a seguir:
1

Um detalhe bastante importante ao podar uma videira é a época do ano. Recomendamos a você que o faça em duas datas essenciais que são a primavera e o outono. Se o fizer em pleno inverno, será melhor realizar a poda antes que comece o verdadeiro frio.

2

Para podar a videira você também vai precisar de um pouco de prática. De modo que, se as primeiras vezes sua tarefa não sair como esperava, paciência e continue tentando. Mas tenha em conta que deverá começar a poda pelos ramos fracos e quando as folhas tenham se desenvolvido totalmente.

3

Se quer realizar corretamente a poda da videira, também não se esqueça de colher a cada novo crescimento, uma vez que as uvas tenham se formado completamente. O ideal é realizar a poda com tesouras adequadas e começar sempre pela base, tentando abrir algumas zonas que estejam bastante densas. Desta forma, a nossa fruta crescerá melhor.

4

A madeira é outro aspecto importantíssimo que deverá considerar para podar corretamente a videira. Por isso recomendamos a você que corte a madeira velha apenas para controlar o tamanho da videira e também para retirar a madeira que se encontra em mau estado e que pode prejudicar a nossa fruta.

5

Lembre-se que existem diferentes tipos de poda, mas se não tem muita experiência, o ideal é podar a videira com uma técnica simples. Assim, tente que a altura do estirpe atinja uns quarenta centímetros e se lembre de cortar rente ao ramo que brota dos ramos principais do tronco. Enquanto o ramo, de onde brotam nossos aglomerados, deverá ser cortado até que atinja a altura desejada.

6

E para que a sua videira se mantenha em perfeito estado, não deixe de consultar o nosso artigo sobre como cuidar de videiras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como podar uma videira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como podar uma videira

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
antonio
dis que nao e bom regar as videiras verdade
A sua avaliação:
martinho ramalho lavado
falam em varas quentes e varas frio ou seja o quente e o frio qual e uma e outra e qual a que se deve deixar na poda mt obg
A sua avaliação:
nicanor martins pinheiro
devo retirar os ramos que não deram nada ou podalos
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Nicanor! Deve podar para darem novamente. Obrigada pelo seu comentário!

Como podar uma videira
Como podar uma videira

Voltar ao topo da página