As videiras

Como cuidar de videiras

Como cuidar de videiras
Imagem: rclamego.pt

Cultivar uvas não é um hábito restrito à confecção de vinhos, você pode ter uma videira em casa e aproveitar seus frutos para comer, para fazer vinhos ou para decoração ornamental. Além disso, a videira é uma ótima fruta para se plantar num pomar.

Independente da finalidade a videira não apresenta dificuldade no cultivo e se adapta muito bem a quase todos os tipos de solo, isso se você não pretende fazer um vinho de alta qualidade com as uvas da sua videira. Neste artigo umComo te explica como cuidar de videiras.

Também lhe pode interessar: Como podar uma videira
Passos a seguir:
1

Escolha um bom lugar para a sua videira ficar, este lugar deve ter alta incidência de luz solar e calor para que ela se desenvolva bem.

2

No seu plantio use fertilizantes orgânicos apenas, principalmente se você pretende consumir seus frutos mais tarde, os fertilizantes químicos podem ser nocivos à sua saúde. Desta forma você garante os nutrientes que ela precisa para se desenvolver sem afetar a sua própria saúde.

3

As videiras crescem em quase todos os tipos de solo mas evite os solos argilosos e muito úmidos. A alta umidade do solo vai afetar a resistência de suas raízes, algo necessário para que ela suporte os invernos.

4

Os níveis de nitrogênio no solo devem ser controlados, eles são essenciais nos primeiros anos da planta para que ela desenvolva o seu tronco e suas folhas mas muito dessa substancia pode acarretar problemas mais tarde. Caso o nível de nitrogênio do solo seja elevado no período de juventude e idade adulta da planta as suas folhas podem crescer excessivamente prejudicando os seus frutos. Neste caso garanta que o nível de pH do solo esteja entre 6,5 e 7,5. (A medição do pH pode ser feito através de um equipamento especializado, pode ser encontrado em lojas de jardinagem)

5

A rega da videira varia de acordo com a idade e estação do ano. No primeiro ano você deve regar com frequência durante a semana visando a meta de 20 litros semanais para que a sua raiz possa ficar robusta o suficiente para aguentar o inverno. Interrompa a rega no final do verão para que a planta possa produzir substancias anti-congelantes antes do inverno.

6

Ao plantar a sua videira ainda jovem, você deve proteger o seu caule com um tubo de plástico para evitar que ventos secos e frios atrapalhem o fortalecimento do mesmo. Isto é mais para o caso de quem mora em regiões onde o vento forte pode se tornar um problema.

7

Caso você tenha problemas com vespas ou outros insetos vale a pena colocar uma armadilha para insetos próxima à sua videira, plantar uma roseira ou arruda por perto também resolve este problema pois elas afastam essas pragas.

Como cuidar de videiras - Passo 7
Imagem: infobibos.com
8

O tipo de uva determina o tipo de poda adequada, assim como a finalidade da sua planta. A poda ajuda no desenvolvimento dos frutos e na prevenção de doenças que podem vir a ocorrer durante o passar do tempo. De qualquer forma o recomendado é fazer a poda antes da primavera, ou seja, no final do inverno para que a planta não encontre dificuldade em se recuperar. Caso contrário você também pode efetuar a poda durante a primavera-verão.

9

Defina o melhor tipo de intervenção durante o inverno, as videiras costumam hibernar durante essa época e sua aparência as vezes pode deixar a entender que ela está morta, mas está apenas descansando durante essa estação nada produtiva.

Em locais mais frios, onde nevam por exemplo, não é recomendada a retirada da neve que se acumula no tronco da videira, mas como sabemos esse não é o caso do Brasil.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de videiras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Marisa
Bom dia! Por favor, gostaria de saber porque minha parreira dá as flores, mas não vingam. Já é o terceiro ano e não há meios de dar fruto, Suas folhas são viçosas e sem doenças.
A sua avaliação:
Maria
Gostei de aprender algumas coisas sobre as uvas vou tentar por em prática obrigada
A sua avaliação:
Fernanda Julia Romero de Sousa Garcia
Gostaria que me informassem sobre a melhor altura de aplicar a calda bordalesa nas parreiras para evitar o ataque do mildium o ano passado atacou de tal forma a parreira que poucas uvas comemos, Obrigada pelo vosso conselho
A sua avaliação:
Izabel Cristina Borges
Muito bom o artigo adorei,mas preciso de um conselho minha videira apareceu umas pintas de ferrugem ela é nova ainda apenas um ano que plantamos,acho que vai cair as uvas, obrigada
Dario
Plantei as videiras em setembro do ano passado mas elas não se desenvolveram . O que devo fazer para elas se desenvolverem adequadamente. Já coloquei serragem é um pingador de água no pé de cada uma delas.
Célia Rosa
tenho 6" pés" não consigo fazer ela produzir muito...que cuidados deve ter em relação a adubação...coloquei um pouco de calcário..e adubo (esterco de animais...cavalo com casquinha de arroz) estou fazendo correto...gostaria de usar adubo orgânico não químico , é possível? obrigada
A sua avaliação:
roni
quantas horas no enraisador ? mas de modo ,geral é excelente
JANDIRA LIBERATO MURCE
Tenho uma videira em casa, ela já produziu alguns cachos de uvas rose muito gostosos. Agora no entanto está cheio de cachos que não amadurecem. Ficam verdes, grandes mas. A planta é tratada mas acho que o clima muito quente nao esta favorecendo. Poderia me dizer o que devo fazer. Fico triste porque está tão bonita. O meu email está a disposiçao para resposta. Muito obrigada
Jandira murce
Meu pedido e comentários estão acima. Espero alguma resposta. Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Jandira! As videiras devem estar em locais com muita luz do período da florada até a maturação das unhas. Para além disso, elas precisam de 500 a 1,2 mil mililitros de água de chuva. Deve garantir que o solo das videiras é areno-argiloso, fértil, bem drenado e com um pH entre 5 a 6. Quanto ao adubo, deve se informar junto de um especialista. Certifique-se que está a cumprir com estes requisitos para um desenvolvimento adequado e saudável das suas videiras. Obrigado pelo comentário!
A sua avaliação:
Andre Gracioli Favaro
Bom Dia! Tenho umas videiras plantadas, que dão os cachos de uva ficam pequenos , bastante cachos, bem pequenos, mas não vingam secam no pé, O que pode ser?se tiver como posso até enviar umas fotos dos cachos.
Rosimeire piassa
Gostaria de ter sempre informações sobre plantio de árvores nativas e frutíferas
Imagem: rclamego.pt
Imagem: infobibos.com
1 de 2
Como cuidar de videiras