Partilhar

Como plantar Marmelo

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como plantar Marmelo
Imagem: saolourencochaves.sapo.pt

O marmelo é uma árvore frutífera de fácil cultivo, apesar de não ser uma das árvores frutíferas mais famosas nos pomares brasileiros, a árvore de marmelo é muito comum em Portugal. Com folhas e frutos caducos, o marmeleiro não demora muito para dar frutos quando desenvolvida, estes, geralmente aparecem no começo do verão. Para saber mais e também como plantar marmelo, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como plantar uva
Passos a seguir:
1

A primeira etapa do plantio de marmelo é escolher um local para plantá-lo. O ideal é que ele seja alocado próximo à um muro, que o protegerá, enquanto jovem, de ventos fortes e dos horários mais quentes do dia. É bom que haja um pouco de sombra para o marmeleiro.

2

Porém, também deve haver espaço suficiente para que o marmeleiro cresça, sem nenhum impedimento de objetos exteriores (ex: calçadas, tetos baixos, muros).

3

A época de plantio do marmeleiro também é importante, esta deve ser logo após o inverno, no início da primavera, ou até um pouco antes disso.

4

A beleza, grandeza e sabor das frutas do marmelo dependem da quantidade de luz solar que eles estão expostos, da água que tomam e dos nutrientes da terra. Ou seja, para ter bons marmelos é necessário cuidar bem do seu pé de marmelo. Em casos mais extremos, é possível que ele nem se quer produza frutos, mesmo que um marmelo estéril ainda seja uma boa árvore para decorar o jardim.

Como plantar Marmelo - Passo 4
Imagem: mercadolivre.com.br
5

Desde que o cultivo se dê da forma correta, o marmeleiro pode alcançar uma média de 5 metros de altura. É claro, isto varia também de acordo com o espaço disponível para que as raízes se desenvolvam sem frustrações. É importante estar atento ao seu crescimento para evitar ataques de pragas.

6

Numa certa altura vai ser possível notar o desabrochamento de pequenas flores brancas, que se dão pouco antes da frutificação, anunciando a sua chegada. E lá para outono, primavera/verão, é possível colher os primeiros marmelos.

Veja também:

Como plantar Marmelo - Passo 6
Imagem: plantas-medicinais.me

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Marmelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar Marmelo

2 comentários
luiz neto de melo alves
gostei. onde co sigo mudas
waldemar da silva ferreira
gostei muito da apresentação dos frutos. Gostaria de saber onde conseguir mudas de marmeleiros comestíveis., Obrigaddo

Como plantar Marmelo
Imagem: saolourencochaves.sapo.pt
Imagem: mercadolivre.com.br
Imagem: plantas-medicinais.me
1 de 3
Como plantar Marmelo

Voltar ao topo da página