Cuidar de árvores de frutos

Como fazer um pomar

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 7 fevereiro 2017
Como fazer um pomar
Imagem: cpt.com.br

Antes de iniciarmos a escolha das plantas para um pomar, temos que fazer o seu planejamento. Tenha calma, não é tão complicado assim, mas temos que saber se o espaço disponível para o pomar é suficiente e adequado. Neste artigo de como fazer um pomar, umComo apresenta algumas dicas e pontos que devem ser levados em conta para que você possa ter um bom pomar em casa.

Também lhe pode interessar: Frutas para plantar num pomar

Índice

  1. O processo de criação do pomar
  2. Dicas gerais para se fazer um pomar
  3. Análise do local: Como saber se um lugar é bom para se fazer um pomar

O processo de criação do pomar

Para se fazer um pomar, antes de pensarmos nas frutas para plantar num pomar temos de sanar algumas dúvidas referentes ao cultivo no geral. Não queremos aqui formar nenhum jardineiro profissional, apenas apresentar algumas técnicas.

Em primeiro lugar, como você já deve saber, é necessário cuidar dessas plantas, para que elas possam se desenvolver, florescer e frutificar. Por isso, pode ser fácil conseguir instalá-lo, quando já se possui espaço suficiente, mas mantê-lo é outra história. Desta forma, podemos dividir o processo de criação e cuidado do pomar em 3 passos:

  • 1: Analise do local (solo, clima e espaço)
  • 2: Escolha das árvores de fruto
  • 3: Manutenção

Este artigo tratará do primeiro ponto, o segundo se encontra no artigo frutas para se plantar num pomar e o terceiro, que trata da manutenção geral das plantas, pode ser encontrado em cada artigo respectivo sobre as árvores de fruto - e temos muitos deles neste site, sem querer se gabar.

Dicas gerais para se fazer um pomar

Já falaremos sobre o primeiro tópico, a análise do local, mas antes disso, aqui vão alguns links de artigos que podem ser úteis e que se encontram no neste mesmo site. Entre eles você encontrará métodos de reprodução, cuidados com mudas, sementes e adubos. Acredito que, para um leigo no assunto, eles podem facilitar muito o entendimento e até mesmo o planejamento do seu pomar.

Métodos de reprodução:

Adubagem e compostagem:

Mudas e sementes:

Se restam dúvidas ou pontos para acrescentar, não poupe caracteres nos comentários, teremos o prazer de responder.

Análise do local: Como saber se um lugar é bom para se fazer um pomar

Agora vamos ao que interessa. Três perguntas devem ser respondidas, dessas três que aqui colocamos, também trouxemos explicações, para que não lhe restem dúvidas além de "quando eu começo?".

  • O clima é ideal?

O clima é um dos fatores mais importantes, mas quando dizemos clima não estamos falando das temperaturas mas sim das variações anuais. Existem plantas que podem tolerar muito bem as variações mais bruscas mas existem outras que não. O certo seria conhecer o clima da sua região antes de escolher as plantas. Se for o caso, pode vir a construir uma estufa, mas queremos que não seja o caso. Afinal, isso custaria dinheiro e aqui tentamos fazer as coisas da forma mais prática e rentável possível.

  • O espaço é suficiente e adequado?

Duas coisas são importantes relacionadas ao terreno, a primeira é se possui tamanho para isso e a segunda é se o solo é fértil. O espaço varia de acordo com o seu desejo, o quão grande você quer que o seu pomar seja? O espaço não precisa ser necessariamente grande mas também não deve ser um jardim.

O solo é muitíssimo importante, não adianta comprar todas as mudas ou sementes e plantá-las num solo árido. A não ser que sejam todos cactos. Para a maioria das espécies frutíferas, o solo deve ser fértil (possuir matéria orgânica) e ter boa fluidez, para que possa receber bastante água sem deixar que a terra se encharque.

  • Tenho tempo e dinheiro para cuidar de um pomar?

É muito triste ver um pomar morrendo, não tem sentido querer ter um pomar se você não pode cuidar dele. As árvores frutíferas no geral não requerem muitos cuidados, você não terá que vigiá-las todos os dias mas eventualmente deve podá-las e readubá-las. A poda pode ser feita com maior frequência, do tipo mensal ou trimestral - que varia de acordo com a planta, algumas nem precisam ser podadas para se desenvolver bem-; a readubagem pode ser anual, no geral o substrato aguenta muito tempo, o intervalo de um ano é consideravelmente generoso.

A questão do dinheiro é relativa, tudo depende da forma com que você deseja fazê-lo e também das necessidades do próprio espaço. Pode ser que você já possua um bom espaço para fazer um pomar e pode ser que não, e mesmo assim quer fazê-lo. O segundo caso pode apresentar custos, uma vez que você terá que mexer no terreno. O mesmo vale para a forma que você deseja adquirir as plantas, comprando mudas, sementes ou estacas, tudo conta. E agora, quando você começa?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um pomar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ana Carmen
Gostei do artigo
Luciane
Plantar a Laranjeira próxima do limoeiro, a laranja nasce azeda. Mito ou verdade? qual a distancia deve ser plantado? Macieira no Estado de Mato Grosso do Sul é propicio?
Imagem: cpt.com.br
Como fazer um pomar