Plantar Árvores

Como fazer mudas de árvores

Bruno Garcia
Por Bruno Garcia. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer mudas de árvores

Seja pela sua sombra, seja pela beleza, pela qualidade do ar que proporcionam ou por seus frutos, todo mundo sabe da importância que as árvores tem no nosso planeta e no nosso dia a dia. Existe até um ditado que a vida não está completa enquanto não se planta uma árvore.

No entanto a gente sempre esbarra no mesmo problema: para se plantar uma árvore é preciso uma muda, e como fazer mudas de árvore?

Vamos descobrir juntos?

Também lhe pode interessar: Como podar árvores
Passos a seguir:
1

O primeiro passo é decidir quais árvores você quer fazer as mudas, isso vai dar indicar que tipo de solo você precisará, o tempo de crescimento da planta e outras particularidades que você pode descobrir com uma pesquisa rápida, além de perguntar sempre na floricultura que comprar as sementes.

Uma maneira de você economizar é reutilizando embalagens tetrapak, aquelas de suco ou leite, para usar como sementeira, ou seja, colocando terra e plantando as sementes nelas. Além de reutilizar um material que iria para o lixo, elas são resistentes o suficiente para sustentar as plantas, práticas de se transportar para o local do plantio final e evitam que você tenha que comprar sementeiras profissionais, que podem ser caras e difíceis de se transportar.

Uma vez que você tenha a terra, a embalagem e plantado a semente, fique atento às suas mudas para que a terra não fique nem seca nem úmida demais, o que prejudicaria a germinação da planta e ao aparecimento de fungos e pragas.

É importante observar que cada planta possui um tempo de maturação próprio para crescer, então é importante sempre estar atento as necessidades de água e nutrientes nesse período, tanto para não fazer a planta passar fome quanto para não afoga-la.

Utilize sempre terra vegetal, pois ela já vem rica em nutrientes e evitará que você tenha que ficar comprando complementos para a sua planta.

Como fazer mudas de árvores - Passo 1
2

Qual o ponto de levar minha árvore para o seu local definitivo?

O ideal é esperar que a sua muda atinja pelo menos 10 centímetros. Por quê? Porque com esse tamanho ela já possui raízes fortes e grandes o suficiente para se fixar sem muitas dificuldades no solo e também possui resistência o suficiente para sobreviver em um ambiente aberto e vulnerável a ataques.

Depois que você transplantou a sua muda para o seu local definitivo, fique atento quanto aos cuidados necessários para não perder a sua muda, tais como a rega necessária, complementos de nutrientes e ataque de pragas. Uma árvore desse tamanho ainda não está completamente madura e precisa de cuidados.

Plantar árvores é sempre um trabalho de paciência e cuidado, esperando que a natureza siga seu rumo normal e apenas auxiliando para que as coisas aconteçam da melhor maneira possível.

Agora que você já sabe como fazer uma muda de árvore, está esperando o que para plantar a sua?

Veja também os nossos artigos sobre:

Como fazer mudas de árvores - Passo 2

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer mudas de árvores, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Rosi Mendes
Gostaria de saber qual a melhor arvore para sombra, caia poucas folhas, crescimento rápido e raízes q não levante muro. Obrigado
Joelma
E se eu não tiver uma caixinha de leite ou de suco? O que eu faço?
LUIZ CARLOS
- QUERIA SABER SE EU CORTA UM PEDAÇO DE GALHA DE UMA ARVORE E PLANTA ELA IRA NASCER???- SE NÃO QUAL ARVORE IRA PEGAR ASSIM??? - SE EU FOR NUMA MATA FECHADA E RANCA MUDAS DE ARVORES JÁ GRANDE ELA IRA NASCER???
edilson corsini pereira
moro em arapoti parana ;estou pensando em fazer um vivero de mudas nativas ,qual seria o primeiro passo. muito obrigado
MILTON
Boa tarde; no caso fazermos mudas através de sementes, quantas delas deverão ser colocadas em cada embalagem sementeira?
1 de 3
Como fazer mudas de árvores