Partilhar

Como plantar moringa em vaso - passo a passo

Como plantar moringa em vaso - passo a passo

A árvore de Moringa (Moringa oleifera) é uma planta conhecida pelos seus múltiplos benefícios, tanto medicinais como nutricionais. Originária da Índia, pode ser atualmente cultivada em muitas partes do mundo graças à sua resistência e adaptabilidade. Como necessita de estar entre 22ºC e 35ºC de temperatura para ter um desenvolvimento e crescimento ótimos, é uma árvore que pode ser plantada em diversos territórios com condições ambientais quentes e úmidas. Você gostaria de saber mais sobre a chamada árvore da vida? O umCOMO preparou um artigo onde você encontrará todos os benefícios desta árvore saudável e a o passo o passo para plantar moringa em vaso. Confira os cuidados e necessidades da moringa e aproveite os seus benefícios!

Também lhe pode interessar: Como plantar Ipê

Benefícios da moringa - conheça a árvore

A moringa, também conhecida como árvore da vida, é uma planta de origem índia que tem múltiplas propriedades medicinais e nutricionais. Por esse motivo, ela se tornou um ingrediente básico com fins terapêuticos da medicina tradicional índia (Ayurveda).

É uma árvore resistente e frondosa que pode chegar aos 10 metros de altura. O seu cultivo é comum em ambientes quentes e úmidos, podendo ser atualmente encontrada na Ásia, na América, em África e em algumas zonas mais quentes da Europa.

A moringa conta com reconhecimento mundial graças ao seu nível nutricional completo, o que permite que seja usada em numerosos remédios naturais. Além disso, tanto a sua raiz como os seus frutos, folhas e sementes podem ser aproveitadas. Entre as suas propriedades, destacamos:

  • Alto teor vitamínico (vitaminas A, B, C, E e K)
  • Rica em minerais (potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco, ...)
  • Efeitos antibióticos
  • Ação anti-inflamatória
  • Rica em antioxidantes

Tudo isto se traduz em benefícios saudáveis para tratar enfermidades cardíacas, doenças dos rins e da pele, anemia, bronquite, excesso de peso e obesidade, menopausa, diabetes, hipertensão, hepatite, epilepsia, tuberculose ou câncer, entre muitas outras.

Dica: Acesse esse artigo do umCOMO e descubra como preparar chá de moringa.

Como plantar moringa em vaso - passo a passo - Benefícios da moringa - conheça a árvore

Como plantar moringa em vaso passo a passo

O valor nutricional e medicinal da moringa fez com que se tornasse uma das árvores mais populares que, com certeza, você também gostaria de ter em casa. Para plantar moringa em casa, você deve ter em conta as condições ambientais que requer: climas quentes e umidade média. Contudo, você deve saber que esta é uma planta resistente que se adapta com facilidade.

Para desfrutar da sua própria árvore da vida, você deve saber que existem três opções de cultivo: por sementes, através de mudas ou comprando a planta diretamente, já um pouco grande, para continuar o seu cultivo. Descubra como:

Plantar sementes de moringa

Se você decidir plantar moringa através de sementes, pode comprá-las em lojas de jardinagem ou em viveiros. É necessário que você germine as sementes, por isso recomendamos que deixe as sementes de moringa em água por, pelo menos, 24 horas antes de plantar. Com este processo, a casca da semente fica mais macia, o que faz com que germine mais facilmente.

Depois de terem passado as 24 horas na água, você pode plantar as sementes diretamente na terra ou no vaso selecionado. Antes de semear, umedeça ligeiramente o solo. Coloque a semente a cerca de 5 centímetros de profundidade e volte a regar depois de colocar a moringa na terra. Tente manter o solo úmido (sem exagerar) durante os primeiros 10 dias após a plantação da moringa. A sua germinação é rápida e, em uma semana, você notará resultados. Após um mês, você já terá uma pequena árvore de 30 centímetros, aproximadamente.

Se você plantar mais do que uma semente, deixe um espaço de 30 a 40 centímetros entre elas. Se optar por plantar moringa em vaso, o ideal é que ela tenha, no mínimo, 30 centímetros de profundidade.

Plantar mudas de moringa

Se você já tem uma árvore de moringa ou conhece alguém que tem, pode cultivar uma nova árvore através das mudas, uma maravilhosa alternativa que se destaca das sementes pela sua rapidez.

Cultivar moringa com mudas é simples. Escolha uma rama que tenha, no mínimo, 30 centímetros de comprimento e 4 centímetros de diâmetro. Corte ela do tronco principal e plante diretamente no solo ou no vaso selecionado. Não esqueça que a muda deve ser plantada a uma profundidade de 15 centímetros, aproximadamente. Com os cuidados necessários, verá que em apenas alguns dias a moringa começa a formar raízes e que nascem novos ramos da muda inicial.

Como cuidar de moringa

Depois de plantar as sementes, as mudas ou após ter comprado a moringa já crescida, tenha em conta os cuidados que a árvore requer para se manter e desenvolver. Em seguida, revelamos como cuidar de moringa:

  • Luz: agradece a luz direta.
  • Temperatura: A temperatura ideal fica entre os 22ºC e os 35ºC. Por ser uma árvore de climas tropicais, não suporta temperaturas baixas. Contudo, temperaturas superiores a 40ºC também não são indicadas.
  • Rega: é muito resistente à secura e apodrece quando tem excesso de água. É importante que o solo esteja bem drenado e a terra sempre úmida.
  • Solo: a moringa necessita de solos ligeiros, com boa drenagem e um pouco arenosos. Pode crescer bem em solos pobres, embora se recomende adicionar uma camada de adubo orgânico na hora de plantar. Confira como fazer adubo natural nesse artigo.

A moringa é uma árvore que pode crescer muito, atingindo os 5 metros de altura ou os 10 na idade adulta. Pode a moringa uma vez por ano para limitar a sua altura e retirar os ramos velhos para favorecer os que nascem. Em apenas 8 meses depois do plantio e com todos os cuidados necessários, a sua moringa começará a dar frutos, umas vagens que amadurecem aos 3 meses e que se podem colher.

Dica: Confira também esse artigo e descubra como plantar zamioculca em vaso.

Como plantar moringa em vaso - passo a passo - Como cuidar de moringa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar moringa em vaso - passo a passo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar moringa em vaso - passo a passo

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
ADAIR SOUZA EMYGDIO
Muito bom.
miriam fonseca machado
estou com um pé de moringa e quero plantar em vaso e não no chão . como deve ser este vaso ? plastico ou louça ?
Maria José
Posso tomar o chá das folhas todos os dias e como fazer uso das sementes você pode mandar no meu imei obrigado
Maria Aparecida de Rezende
Boa noite plantei 5 sementes de moringa em um vasinho pequenino ,aas sementes ja germinaram e nao tenho espaço em meu quintal para planta la,gostaria de ser orientada de como cultiva la em um vaso grande?Obrigada aguardo resposta...
A sua avaliação:
Marina
Gostaria de receber mais informações sobre a moringa...existe contra indicação?
Editor umComo.com.br
Oi Marina! Você pode conferir as contraindicações da moringa nesse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-contraindicacoes-da-moringa-18941.html
nanci marque
GOSTARIA SABER SE POSSO PLANTAR MUDA EM VASO E CULTIVO EM APTO. LOCAL IDEAL. O GALHO DELA PEGA????? TEM UMA SÓ ESPÉCIE MORINGA, POIS VI UMA ARBUSTA IDENTICA MORINGA NA RUA E C/FLORES. EM FARMACIAS MANIPULAÇÃO ELES SABEM IDENTIFICAR???????? AGUARDO , MUITO OBRIGADO NANCI

Como plantar moringa em vaso - passo a passo
1 de 3
Como plantar moringa em vaso - passo a passo

Voltar ao topo da página