Partilhar

Como plantar Ipê

Por Nicolas Santos. Atualizado: 26 setembro 2019
Como plantar Ipê
Imagem: sementescaicara.ambienteseguro.net

O Ipê é uma arvore muito popular no Brasil, é encontrada em todas as regiões, prioritariamente no Sul. A sua floração é mais comum no verão mas em regiões mais quentes ela costuma florescer quase durante todo o ano. O seu tronco relativamente fino, suas diversas variedades de cores fazem dela a árvore perfeita para ser plantada em jardins, parques ou calçadas, nesta última por não ocupar muito espaço com as suas raízes e tronco, tornando-a muito prática para decorar as ruas da cidade.

O cultivo do Ipê é simples e não necessita de muitos cuidados. Neste artigo, umComo te explica como plantar Ipê.

Também lhe pode interessar: Como plantar carambola
Passos a seguir:
1

O primeiro passo é comprar as sementes do Ipê e os utensílios para o plantio. Eu recomendo que você primeiramente plante as sementes em um vaso, cerca de 4 por vaso, à 3 cm de profundidade.

Você pode adubar a terra onde será feita a germinação, que leva em torno de 14 dias para que os primeiros brotos possam ser vistos, estes, devem ser deixados à luz do sol e devem ser regados sempre que a terra não aparentar estar úmida. Tenha cuidado para não molhar a terra demasiadamente, o que irá prejudicar a germinação.

2

Assim que elas começarem a germinar, repare nas que se desenvolvem com mais naturalidade, a primeira que chegar os seus 20 cm pode ser plantada no seu local definitivo. Você deve esperar que ela tenha essa altura para que ela não encontre dificuldades em se adaptar ao seu novo solo, este, que deve ser adubado antes do transplantio.

As outras mudas podem ser retiradas, ou, se preferir, plantadas em outros locais assim que tiverem alcançado os seus 20 cm.

Ao realizar o transplante para o local definitivo, vale considerar a possibilidade de adubar com Saltire, um adubo químico que estimula a floração e o desenvolvimento da planta, mas este granulado deve ser colocado sobre a terra em pequenas quantidades e a ação deve acompanhar o crescimento do ipê.

Como plantar Ipê - Passo 2
Imagem: araruna1.com
3

Depois desse processo, em torno de 4 anos o ipê já terá tamanho suficiente para florescer e dar frutos que encantarão a paisagem, seja da sua casa, jardim ou qualquer outro lugar que você tenha plantado.

O desenvolvimento e a floração da planta ocorrem de acordo com o local que ela foi plantada. Ela se desenvolve em quase todos os tipos de solo, desde que não seja arenoso ou argiloso demais. Você pode realizar uma nova adubação a cada 30 dias.

4

Esta planta gosta muito de sol e calor, desta forma ela deve ser plantada em um local que tenha grande incidência de luz solar e pelo mesmo motivo, deve ser regada sempre que a terra aparentar estar seca. A altura da planta também varia entre 4 e 10 metros, logo, escolha bem o local onde for plantá-la.

Leia também: Como cuidar de manacá-de-cheiro

Como plantar Ipê - Passo 4
Imagem: ipepasseios.com.br
5

Confira outros artigos em nosso site sobre:

Se gostou ou não gostou, tem alguma dúvida ou sugestão, comente e nos dê a sua opinião.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Ipê, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

25 comentários
A sua avaliação:
Diego
Qual a metragem ideal para se plantar um ipê roxo? Tenho um em vaso, que já está com mais de 3 m (tem 4 anos) e agora desejo colocá-lo no chão... Meu quintal tem cerca de 40m² de área verdade .... penso em colocar um manilha para tentar controlar o crescimento das raízes em direção a casa... Será que funciona??
A sua avaliação:
leni Socorro da Rocha
Sou apaixonada por Ipês, meu sonho é ter um de cada cor no jardim da minha casa.
A sua avaliação:
Anselmo de Oliveira
Gostaria de comprar mudas de ipê por favor entre em contato comigo ok
A sua avaliação:
Amelia Nunes Della Paschoa
Tenho uma chácara no litoral paulista, e o pé de ipê está debaixo da jaqueira, ele está sem nenhuma folha... o sol bate mas há sombras, ele esta com +ou - uns 1,70 de altura, não sei qtos anos tem,queria transferir par um lugar com sol pleno. posso fazer nessa época do ano? o q devo fazer? eu quero meu Ipê bonito e com flores TT

Neuza Silva
Sou apaixonada por Ipê, então ganhei uma muda e plante na porta da minha casa, já estava grande, bonita, mas veio o período da chuva e o solo foi ficando muito encharcado. Minha casa foi construída praticamente em cima de um brejo. Então meu Ipê acabou morrendo! Acredito que foi pelo solo ter ficado muito úmido. Tem algo que possa ser feito para poder plantar outra muda e sobreviver?
A sua avaliação:
Marlene
Amei a matéria. Sou apaixonada por ipês.
Editor umComo.com.br
Valeu pelo comentário Marlene, que bom que você gostou do artigo. Continue acompanhando as dicas do umCOMO :)
A sua avaliação:
LUIZ GALANTE
QUAL A DISTÂNCIA IDEAL PARA PLANTAR AS MUDAS DE IPÊ?
Barbosa Melo
Sou propagador de mudas de ipê. Coleto sementes quando estão caindo das árvores, porque não fui bem sucedido nas aquisições que fiz via internet. Minha última compra, 300 sementes de ipê das 5 cores, germinação 0,6%. Das 300 apenas 2 germinaram. As que colho sob as árvores nas praças e ruas têm taxa de germinação superior a 85%. Na coleta dessas sementes comecei a perceber que algumas sementes caídas das árvores germinam sem cuidado algum nas gretas de calçadas. Ontem mesmo coletei 17 mudinhas ótimas. Fica aqui a dica para quem, como eu, é propagador de ipês.
Jainara Moraes
Muito boa sua dica. Obrigada por compartilhar sua experiência.
Eduardo
Olá, você é de onde amigo? No final de 2017 eu produzi mais de 300 mudas. Hoje (final de Janeiro de 2018) elas são pequenas mudinhas. Eu tenho dúvida se devo expô-las ao sol ou se as deixo à sombra, que é como elas estão. quanto à frequência de regagem é dia sim, dia não, molhando-as dessa forma é suficiente para o pleno desenvolvimento? Plantei amarelos, roxos e brancos, colhi as sementes em Brasília, mas as mudas estão em Goiás, sob os cuidados do meu avô. Se puder responder ficarei grato.
Angelita Lima
Nossa Amei a sua ideia Barbosa Melo! Cheguei até essa página pesquisando formas de como plantar Ypês. Ganhei duas mudas dessa árvore e não tenho espaço para plantar no meu quintal. Vou começar o meu projeto propagador hoje: vou plantar uma muda no canteiro de entrada da quadra e a outra na praça e depois é só esperar crescer e coletar as sementinhas!
Ana Paula
Eu posso plantar em um jarro?
A sua avaliação:
Jadson Júnior
Tenho 5 Ipês plantados na calçada. Li o artigo pra saber se estou cuidando bem. Se quiser posso enviar a foto. Obrigado.

Como plantar Ipê
Imagem: araruna1.com
Imagem: ipepasseios.com.br
1 de 3
Como plantar Ipê

Voltar ao topo da página