O cuidado de azaleias

Como cultivar azaleias

Como cultivar azaleias

Um dos arbustos mais usados como decoração de jardins e terraços é a azaleia, de cores variadas e muito atraentes aos olhos. Procedentes do Japão, são plantas um pouco complicadas de cuidar, já que têm algumas necessidades concretas como pode ser sua localização. Se você quiser saber mais a respeito de como cultivar azaleias, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da lavanda
Passos a seguir:
1

As azaleias são plantas de exterior, ainda que se escolhermos a localização correta, também poderão crescer dentro de casa. Para isso, será necessário colocá-la em um lugar fresco e ventilado, sem correntes de ar, iluminado sem que a luz do sol incida diretamente.

2

Além disso, as azaleias localizadas no jardim, deverão estar em semi sombra e resguardadas do vento. Caso você queira transplantar suas azaleias, o mais recomendável é fazê-lo no início do verão ou no outono.

Como cultivar azaleias - Passo 2
3

Quanto ao substrato de que as azaleias precisarão para crescer corretamente, destaca-se que deverá ser ácido (pH 6) e dispor de uma boa drenagem. Estas flores requerem umidade, mas nunca deverão permanecer encharcadas porque apodrecerão as raízes e proliferarão fungos.

4

Ao regá-las, é muito importante não molhar as flores nem as folhas para evitar que se deteriorem. É necessário assinalar que as azaleias são plantas muito propensas a apodrecer, por isso a irrigação nunca deverá ser excessiva.

Como cultivar azaleias - Passo 4
5

Após a floração, será bom acrescentar à terra fertilizante para flores ácidas que ajudará a estimular o crescimento e elas conseguirão crescer mais fortes. Do mesmo modo, será importante retirar as flores secas ou murchas para que as outras cresçam mais vigorosas.

6

Uma das pragas mais comuns nesta espécie de flores é a aranha vermelha, por isso será necessário que você preste atenção e se observar o aparecimento destes insetos, solicite em sua loja de jardinagem ou viveiro um produto adequado para combatê-las.

Veja também: Como fazer azaleia florescer

Como cultivar azaleias - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar azaleias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Celia Godoi
Excelente artigo, Parabéns
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Celia! Que bom que gostou do artigo. Continue acompanhando nossas sugestões!
1 de 4
Como cultivar azaleias