Partilhar

Quando se planta a azaleia

 
Por Sara Viega. Atualizado: 17 agosto 2017
Quando se planta a azaleia

As plantas são seres vivos capazes de obter sua energia através da luz do sol graças ao seu conteúdo em clorofila, é por isso que muitas pessoas decidem decorar sua casa com plantas para garantir assim uma adequada harmonia no ambiente. No entanto, também são inúmeras as plantas que nos deslumbram pela sua beleza extraordinária, sendo também muito apreciadas como elementos decorativos. As azaleias são uma das plantas decorativas mais bonitas, já que suas flores, que se produzem na primavera, podem chegar a atingir os 7 centímetros de diâmetro e podem-se encontrar em diversas cores: jaspe, violeta, rosa ou branco. Esta planta é tipicamente de exterior, no entanto, durante a época de floração podem ser mantidas no interior, sempre que uma vez finalizada esta etapa, voltem a se localizar no exterior de casa. Está pensando em cultivar azaleias? Deve saber que para um ótimo resultado deve cuidar de todo o processo desde o princípio, por isso neste artigo do umCOMO explicamos para você quando se planta a azaleia.

A melhor época para plantar a azaleia

Fazer o plantio da azaleia no exterior escolhendo a melhor época possível garantirá bons resultados, mas isto vai depender do clima e do tipo de planta. Obviamente que, não basta só realizar um plantio adequado, já que é importante manter os cuidados da azaleia ao longo de todo o ano.

Existem inúmeras espécies (mais de 10.000 contando todos os híbridos), portanto, o melhor momento para plantar a azaleia dependerá principalmente do clima existente na região que habitemos:

  • Princípios da primavera: Quando nos referimos ao início da primavera nunca devemos nos precipitar, pois a época de geadas deve ter finalizado já com toda segurança. Esta época é ideal para plantar a azaleia em clima continental e clima de montanha, já que permitirá que a planta se desenvolva adequadamente aproveitando a luz solar e as temperaturas quentes até finais de outono.
  • Final do verão e princípios do outono: Vive em um clima mediterrâneo? Então esta transição entre estações é o melhor momento para plantar sua azaleia, desta forma, durante o outono e o inverno as chuvas contínuas permitirão que as raízes se enraízem adequadamente na terra e cresçam em profundidade. Desta forma, a planta também adquire uma maior resistência ao verão e à seca.
  • Princípios do outono e princípios da primavera: Devemos escolher estas épocas do ano quando estivermos em um ambiente de clima atlântico ou oceânico, além disso, esta época favorece especialmente aquelas azaleias que são de folha caduca. O plantio neste clima pode ser realizado desde finais do outono até princípios da primavera, no entanto, deverá ser evitado nos dias de maior frio.
Quando se planta a azaleia - A melhor época para plantar a azaleia

Como plantar adequadamente a azaleia

Já determinou em função do seu clima qual é o melhor momento para plantar a azaleia? Então deve prestar atenção em como levar a cabo este processo de forma adequada:

  • As azaleias precisam de uma localização onde recebam luz solar direta, mas também sombra; isto denomina-se em termos de jardinagem "sombra manchada". Uma das melhores localizações para a azaleia é a sombra de uma árvore não muito densa.
  • Este tipo de plantas requer um solo com boa drenagem, a forma de averiguar a drenagem da terra é cavar um buraco de 30 centímetros de profundidade e observá-lo após ter chovido, se a água ficou estancada, a terra não drena bem. Neste caso, será necessário realizar uma mistura de materiais orgânicos para favorecer a drenagem.
  • Deve cavar a terra em uma profundidade suficiente para dar espaço a todas as raízes da azaleia e a base da planta.
  • Introduza a azaleia no buraco e jogue terra ao redor do buraco de maneira a que a planta fique bem fixa, pressionando suavemente a terra para ficar bem compactada.
  • Regue a terra de forma lenta e abundante, não só quando plantar, mas também no dia seguinte. Pulverize as folhas da azaleia com um pouco de água.

É possível que deseje plantar mais de uma azaleia, neste caso deve respeitar uma distância mínima entre os buracos, aproximadamente 30 centímetros.

Veja também: Como fazer azaleia florescer

Cuidar de uma azaleia

Os cuidados da azaleia não são complexos, além disso seu cultivo é relativamente simples. Um conselho que permitirá a você realizar o processo com sucesso é umedecer a azaleia antes de plantá-la.

Deve saber que a temperatura ideal para poder cuidar desta planta oscila entre 12 e 22ºC, por este motivo, se o inverno é muito frio onde vive, o recomendável é colocá-la dentro de casa e evitar as zonas de aquecimento direto, pois poderia danificar a planta.

Também deverá prestar atenção à irrigação, já que esta planta precisa de grandes quantidades de água, sobretudo, quando já tiverem florescido. Deverá regá-la 1 vez por dia durante a floração e, no verão, inclusive 2 vezes por dia.

Neste artigo do umCOMO explicamos para você como cuidar de uma azaleia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando se planta a azaleia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Quando se planta a azaleia

O que lhe pareceu o artigo?

Quando se planta a azaleia
1 de 2
Quando se planta a azaleia

Voltar ao topo da página