Outros As flores

Como fazer azaleia florescer - cuidados para um lindo jardim!

Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 2 julho 2018
Como fazer azaleia florescer - cuidados para um lindo jardim!

As azaleias são lindas flores do gênero RhododendronL. Apesar de ser originária de países asiáticos distantes, a planta floresce muito bem no clima tropical do Brasil. Ela enfeita e perfuma jardins de todo o país, além de conquistar a todos com sua beleza e exuberância. Por serem muito resistentes, as azaleias são as flores preferidas dos paisagistas urbanos, isso porque se adaptam muito bem aos ambientes típicos das cidades, como praças e canteiros de movimentadas avenidas. É possível cuidar de uma azaleia mesmo sem ter um dedo verde. Confira o guia elaborado pela umCOMO sobre como fazer azaleia florescer.

Índice

  1. Tipos de azaleia
  2. Azaleia: planta de sol ou sombra?
  3. Como cuidar de azaleia no vaso
  4. Mini azaleia: como cuidar?
  5. Como cuidar de azaleia bonsai
  6. Flor azaleia: como fazer mudas?
  7. Como podar azaleia?

Tipos de azaleia

Existem mais de mil tipos de azaleia e cada uma possui uma característica especial. As cores mais comuns dessa flor são branco, rosa e vermelho. Mas, atualmente, graças à engenharia genética, é possível encontrar azaleias de quase todas as cores, possibilitando infinitas combinações para o seu jardim. Além da espécie tradicional, as mini azaleias e as azaleias bonsai crescem em popularidade e, por seu tamanho e delicadeza, são ideais para apartamentos.

Veja também: Como fazer um jardim com pouco dinheiro

Azaleia: planta de sol ou sombra?

Desde as aulas sobre fotossíntese no colégio sabemos que a exposição à luminosidade adequada é essencial para a vida de qualquer planta. As azaleias são plantas de sol e precisam de muita luz para florescer adequadamente. Portanto, para fazer uma azaleia florescer, deixe-a em um espaço com ampla claridade - quintais e varandas são boas opções de local para cultivo. Caso você prefira manter sua azaleia em um ambiente fechado, garanta que ela irá receber ao menos quatro horas de iluminação solar direta por dia.

Sugestão: Como cuidar de azaleias

Como cuidar de azaleia no vaso

Nos dias atuais, nem todo mundo tem uma casa com um jardim amplo e adequado ao cultivo de plantas. Porém, é possível contar com uma área verde em casa mesmo morando em apartamento. Cuidar de azaleia no vaso é uma tarefa muito simples e irá trazer muita alegria e beleza ao seu lar. Além de garantir a luminosidade adequada, busque proteger seus vasos de azaleia do vento e da chuva, pois esses fenômenos da natureza podem levar à quebra de galhos e flores. As azaleias precisam de água para florescer, portanto molhe a terra todos os dias para manter o solo úmido.

Mini azaleia: como cuidar?

As mini azaleias são as que ficam floridas por mais tempo! Os cuidados com elas não são muito diferentes dos com as azaleias comuns plantadas em vaso. Para fazer sua mini azaleia florescer, coloque-a em um local que receba ao menos quatro horas de sol por dia e regue-a com moderação, sempre buscando manter a terra úmida.

Como cuidar de azaleia bonsai

Bonsais são símbolos de beleza e sofisticação, trazendo elegância para qualquer ambiente. Colecionadores de bonsai em geral adoram azaleias e sua linda florada de outono-inverno. Sua azaleia bonsai deve receber iluminação no início da manhã ou no final da tarde e ter a terra regada diariamente. Cuidado com a rega excessiva: borrife água sobre as folhas apenas em dias de umidade do ar muito baixa. É preciso podar sempre os brotos que surgirem próximos às raízes de sua azaleia bonsai, além de também retirar galhos, flores e folhas secas.

Como fazer azaleia florescer - cuidados para um lindo jardim! - Como cuidar de azaleia bonsai

Flor azaleia: como fazer mudas?

Para fazer mudas de azaleia, é necessário retirar estacas de 7 a 10 centímetros da planta mãe. É necessário que a estaca tenha folhas, ramificações e aspecto saudável e forte para garantir uma propagação adequada. Plante as estacas em vasos com uma mistura de areia e terra - em cerca de 60 dias as mudas de azaleia já terão desenvolvido raízes e estarão prontas para serem transplantadas para o local de sua preferência.

Veja dicas de como preparar substratos para mudas.

Como podar azaleia?

Podar sua azaleia é muito importante para garantir a saúde e o desenvolvimento adequado da planta, além de ajudar a azaleia a florescer. As podas devem ser realizadas com cuidado e sempre depois da florada. Corte e retire os ramos, galhos e folhas secas, não se esquecendo de também retirar as flores já murchas. O processo de poda ajuda a azaleia a florescer, pois estimula uma melhor distribuição dos nutrientes pelo corpo da planta.

Aprenda também: Como cultivar alamanda amarela

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer azaleia florescer - cuidados para um lindo jardim!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Simone trindade
Tenho uma.azaleia no vaso comprei ela cheia de flores maravilhosa vermelha. Depois q.cairam.todas as flores ela nao.floriu mais. Esta na.minha varanda sol todos.os.dias agua tb sera q vai dar flores as folhinhas caem muito. Sera q.vcs podem.me.ajudar meu pe de.jaca esta carregado mais as jacas tem um fungo acredito eu escuro preto q seca uma parte dela e jaca dura o que.eu posso fazer?
Cecília Gaspar Gradin
Que tipo de adubo colocar na azaleia para dar flores as minha só dão folhas lindas, mas flores nada e está no sol da manhã.....
Matheus A.
Comprei um azaleia já florescida, após o fim da floração, troquei ela de vaso. Porém, hoje, cerca de 45 dais depois da troca de vaso ela ainda não demonstrou sinais de estar florescendo novamente... Qual seria o motivo?
Elza Mattos
como fazer a azaléia florescer e como fazer muda?
1 de 2
Como fazer azaleia florescer - cuidados para um lindo jardim!